Blog Projeto Redação

Os desafios para a valorização da arte urbana no Brasil [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você já refletiu sobre as dificuldades que alguns artistas enfrentam devido à discriminação da sociedade com algumas formas de arte? Para incentivar as reflexões nesse sentido, trouxemos um exemplo de redação sobre o tema: Os desafios para a valorização da arte urbana no Brasil.

Exemplo de redação sobre o tema: Os desafios para a valorização da arte urbana no Brasil

Em meados do século passado, o escritor austríaco Stefan Zweig mudou-se para o Brasil devido à perseguição nazista na Europa. Bem recebido e impressionado com o potencial de sua nova casa, Zweig escreveu um livro cujo título é até hoje repetido: “Brasil, país do futuro”. Entretanto, quando se observa os desafios para a valorização da arte urbana no país, percebe-se que a profecia não saiu do papel, em virtude da segregação social e da preconceito inserido na sociedade. [1]

Em primeira análise, é evidente que a herança ideológica da produção artística, como um recurso destinado às elites, conservou-se na coletividade e perpetuou a desvalorização da arte de rua. Nessa perspectiva, segundo Michel Foucault [4], filósofo francês, o poder articula-se em uma linguagem que cria mecânismos [2] de controle e coerção, os quais aumentam a subordinação. Sob essa ótica, constata-se que o discurso hegemônico introduzido, [3] moldou o comportamento do cidadão a desprezar e não considerar tais manifestações, que são feitas em maioria por pessoas de classes mais baixas, como arte. [5] Desse modo, com a concepção instituída da arte como meio de expressão artística das camadas altas, a arte adquire caráter elitista, o qual contribui para a exclusão do restante da população.

Além disso, é perceptível na sociedade a discriminação quanto aos grafites feitos nas ruas, ao considerar essas marcas como vandalismo, o que leva a uma comunidade preconceituosa. Segundo o filósofo francês Voltarie, o preconceito é a opinião sem conhecimento. [7] Sendo assim, nota-se a falta de educação cultural nas escolas, para que se possa refletir e valorizar sobre os atos e meios de expressão da cultura na sociedade. [8] Dessa forma, sem a ajuda educacional, as distinções da arte institucionalizada e urbana continuarão trazendo preceitos que levam a [6] marginalização dessas formas de expressões.

Depreende-se, portanto [11], a relevância da resolução do impasse. Para que isso ocorra, é necessário que o Ministério da Educação implemente educação cultural nas escolas por meio de palestras gratuitas em conjunto de professores de Arte e artistas de diferentes estilos, para que a intolerância e a ignorância seja sanada. [9] Ademais, o Ministério da Cultura deve utilizar de concursos de artes para encontrar artistas que necessitam de investimentos, garantindo o apoio do Ministério para os ganhadores, de modo a difundir a arte urbana pelas cidades. Feito assim, a predição do filósofo Stefan Zweig estará mais perto de ser concretizada. [10]

Baixe gratuitamente a folha de redação guiada do Projeto Redação e entenda tudo o que o seu texto precisa ter para receber a nota 1000

Comentários sobre a redação

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta

[2] Essa palavra não deve ser acentuada.

[3] O sujeito não deve ser separado do predicado.

[6] Inserir crase.

[9] “…sejam sanadas.”

Competência II – Compreender a Proposta

[1] Você desenvolveu uma excelente tese. Parabéns!

[4] Ótimo repertório sociocultural!

[7] Você utilizou esse repertório de uma forma muito produtiva. Parabéns!

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos

[5] Argumento bem relacionado! 🙂

[8] Ótimo argumento!

Competência IV – Conhecer mecanismos linguísticos para a construção do texto

[11] Boa escolha de conectivo. 🙂

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema abordado

[10] Sua proposta de intervenção possui os 5 elementos exigidos pelo Enem. Excelente! 🙂

Comentário Final

Olá, tudo bem? Primeiramente, quero parabenizá-lo pelo desempenho na sua produção. Você mostrou que possui um bom domínio da norma culta e apresentou repertórios socioculturais para enriquecer as ideias. Em relação à argumentação, percebi que você sabe arquitetar bem as ideias, apresentando informações coerentes em defesa do seu ponto de vista. Além disso, você utilizou conectivos riquíssimos na sua produção, o que revela sua preocupação com a coesão textual da redação. Por fim, você apresentou uma proposta de intervenção com os 5 elementos exigidos pelo Enem. Excelente! Espero que as dicas de hoje te ajudem. Bons estudos! =)

Nota: 960

Quer escrever sobre “Os desafios para a valorização da arte urbana no Brasil” e recebder feedbacks completos sobre o seu texto? Confira os planos do Projeto Redação e escolha o melhor para você!

QUER GARANTIR A NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM?

Utilize o cupom REDENEM e receba 15% DE DESCONTO nos planos do Projeto Redação!

Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino. Gosta de fazer tudo ouvindo música.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000