Blog Projeto Redação

Entenda como apresentar dados na redação e melhorar seu repertório sociocultural

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Além de ser uma boa estratégia argumentativa, saber como apresentar dados na redação é muito importante para  melhorar seu desempenho em vários critérios avaliativos, como o repertório sociocultural.

Sabendo dessa importância, preparamos este post para você entender quais dados podem ser utilizados, porque usá-los e como apresentá-los em suas redações. Bora conferir? 

Quais dados apresentar na sua redação

A primeira coisa que você deve saber sobre como apresentar dados na redação é que eles devem ser tirados de portais e fontes confiáveis. Isso acontece, pois, com a disseminação de fake news aumentando, é muito importante que você escolha mídias de referência ou publicações científicas para não ser penalizado por informações falsas.

Para guardar esses dados, você pode montar listas deles para cada assunto, para não ficar preso a um tema só. Assim, se você souber um dado sobre saúde, por exemplo, você pode utilizá-lo para diversos outros temas sobre o mesmo eixo temático. Assim, você pode pesquisar dados sobre determinado tema de redação e fazer mapas mentais ou fichas, para memorizar melhor as informações.

Então, lembre-se: utilize sempre informações confiáveis. Para isso você pode acessar os seguintes portais: 

Por que apresentar dados?

Uma das principais formas de comprovar seu ponto de vista é apresentando informações estatísticas sobre o assunto. Por isso, quando pensar em como apresentar dados na redação, tenha em mente que eles servem para comprovar o que está sendo dito. Assim, é muito relevante que os dados venham de fontes confiáveis.

Pensando nisso, sempre que uma redação tem o objetivo de convencer o leitor de um ponto de vista, como é o caso do gênero dissertativo-argumentativo, que é cobrado no Enem, por exemplo, você precisará defender a sua tese no desenvolvimento do seu texto. A partir dos dados você ganha credibilidade no seu texto, o que é fundamental na avaliação.

Como apresentar dados na redação? 

Diferente de outros mecanismos usados em redações, os dados não possuem regra fixa de utilização. Assim, fica a critério do autor localizá-los onde achar mais interessante. Assim, você deve avaliar como esse posicionamento será mais relevante e possuirá maior impacto. 

Geralmente, quando pensamos em como apresentar dados na redação sempre ligamos isso ao desenvolvimento, o que não está errado. Mas você deve se lembrar que eles também podem aparecer na sua introdução, por exemplo. Veja como isso pode acontecer no parágrafo introdutório da redação Enem de 2016, da participante Amanda Carvalho Maia Castro: 

“A violência contra a mulher no Brasil tem apresentado aumentos significativos nas últimas décadas. De acordo com o Mapa da Violência de 2012, o número de mortes por essa causa aumentou em 230% no período de 1980 a 2010. Além da física, o balanço de 2014 relatou cerca de 48% de outros tipos de violência contra a mulher, dentre esses a psicológica. Nesse âmbito, pode-se analisar que essa problemática persiste por ter raízes históricas e ideológicas.”

Exemplos de dados que podem ser utilizados na redação

Apesar de agora sabermos como apresentar dados na redação, ainda podem restar dúvidas. Então veja os exemplos a seguir: 

Em primeiro lugar temos o parágrafo de desenvolvimento, da aluna Marcela Sousa Araújo no Enem 2016: 

“Paradoxalmente ao Estado laico, muitos ainda confundem liberdade de expressão com crimes inafiançáveis. Segundo dados do Instituto de Pesquisa da USP, a cada mês são registrados pelo menos 10 denúncias de intolerância religiosa e destas 15% envolvem violência física, sendo as principais vítimas fieis afro-brasileiros. Partindo dessa verdade, o então direito assegurado pela Constituição e reafirmado pela Secretaria dos Direitos Humanos é amputado e o abismo entre oprimidos e opressores torna-se, portanto, maior.” 

Também temos a redação de 2013, da estudante Bianca Hazt:

“De acordo com uma pesquisa feita pelo IBPS, com dados do Rio de Janeiro, 97% da população aprova o uso de bafômetros na fiscalização, e com dados do DATASUS, aconteceu uma queda de 6,2% na média nacional de mortes desde a implantação da lei. Pela interpretação dos índices percebe-se que a população já está conscientizada sobre a gravidade do problema embora a média da redução das vítimas fatais ainda esteja baixa.”

Outro exemplo está na introdução da redação de 2015, da estudante Amanda Carvalho Maia Castro:

“A violência contra a mulher no Brasil tem apresentado aumentos significativos nas últimas décadas. De acordo com o Mapa da Violência de 2012, o número de mortes por essa causa aumentou em 230% no período de 1980 a 2010. Além da física, o balanço de 2014 relatou cerca de 48% de outros tipos de violência contra a mulher, dentre esses a psicológica. Nesse âmbito, pode-se analisar que essa problemática persiste por ter raízes históricas e ideológicas.”

E aí? Entendeu tudinho sobre como apresentar dados na redação? Então que tal conhecer mais exemplos de redações nota 1000 para ficar fera nessa modalidade de avaliação? 

[E-book Gratuito]

Quer garantir a sua vaga dos sonhos? Confira 15 dicas imperdíveis para escrever uma redação nota 1000!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000