Blog Projeto Redação

Saiba como funciona a inscrição Sisu

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Sistema de Seleção Unificada começou a funcionar no ano de 2010. Esse programa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) na qual estudantes podem se candidatar para vagas em instituições públicas de ensino superior utilizando a nota do Enem. 

Então, se você quer ingressar em uma instituição pública, é muito importante saber como funciona a inscrição sisu e não perder nenhuma das suas fases. 

Pensando em solucionar as possíveis dúvidas sobre este processo, preparamos este artigo. Então bora conferir? 

O que é o Sisu? 

Antes de sabermos sobre a inscrição Sisu, é importante que você saiba do que se trata o programa. Então vamos lá! O Sistema de Seleção Unificada é um sistema do Ministério da Educação, em que instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. Assim, os candidatos com melhor classificação são selecionados de acordo com suas notas no Exame.

Quem pode fazer a inscrição Sisu?

O principal requisito para fazer a inscrição Sisu é ter participado da edição do Enem do mesmo ano. Por isso, se você pretende prestar o Exame, já comece a pesquisar sobre o Sisu e quais são as principais notas de corte do seu curso. Assim, você já pode se preparar melhor e considerar novas opções de universidade, a partir da análise das notas dos anos anteriores. 

Como funciona o Sisu?

Mais uma coisa relevante antes da inscrição Sisu é saber como funciona o programa. Nele, as universidades que o adotaram como processo de seleção, informam ao sistema a quantidade de vagas disponibilizadas. A partir daí, você pode pesquisar os cursos e as vagas ofertadas pelo programa no site oficial

Apesar de a maioria das universidades públicas do país utilizarem essa seleção, é importante pesquisar se a instituição que pretende ingressar é parceira, pois algumas instituições ainda possuem vestibular próprio, integral ou parcial.

Além disso, há duas opções para concorrer, que devem ser selecionadas na hora da inscrição Sisu: 

  • Ampla concorrência: em que todos os participantes podem participar. 
  • Sistema de cotas: em que há vagas disponibilizadas para ações afirmativas.

Mas lembre-se, você não pode concorrer em mais de uma modalidade para a mesma vaga. 

O que são modalidades de inscrição Sisu?

Como foi dito anteriormente, existem dois tipos de modalidades na hora de se inscrever no  Sisu. Assim, além de optar pela ampla concorrência, que é a modalidade de inscrição sem nenhuma ação afirmativa ou cota, também existem outros modos possíveis para participar do Sistema de Seleção Unificado. Porém, isso depende da universidade, que pode incluir outras especificações de seleção. Então, fique atento a essa parte de como funciona o Sisu! 

No que diz respeito às cotas, é obrigatório que 50% das vagas de cada instituição pública de ensino superior sejam destinadas aos candidatos que se encaixam a alguma das categorias a seguir: 

  • Renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas;
  • Se autodeclaram negros, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas;
  • Tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, independente da renda;
  • Se autodeclaram negros, pardos ou indígenas que, independente da renda, tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas.

Quando acontece a inscrição Sisu? 

Todos os anos, a inscrição do Sisu acontece após a divulgação do resultado do Enem. Devido à pandemia do COVID-19, houve a necessidade de mudar este cronograma. Por isso, ao invés do processo acontecer em janeiro, como nos outros anos, ele acontecerá em abril. Veja as datas: 

Inscrição: 06/04 a 09/04;

Resultado da chamada regular: 13/04;

Prazo para participar da lista de espera: 13/04 a 19/04;

Como é o processo da inscrição Sisu? 

Fazer a inscrição no Sisu é um processo simples, porém, é preciso que você entenda que há algumas etapas até a matrícula na tão sonhada vaga. Veja só: 

1. Faça a inscrição

Como foi dito anteriormente, para fazer sua inscrição Sisu, você deve preencher apenas dois requisitos:

1. Ter feito a última edição do Enem;

2. Não ter zerado a redação.

No entanto, leia sempre o edital do programa, pois pode haver alguma especificação que precisa ser atendida. 

Além disso, a inscrição é feita pelo site do programa, totalmente online e gratuita. Para fazê-la você deve informar seu número de registro no Enem e a senha de acesso no site do exame.

Assim, após fazer a inscrição, o próximo passo é escolher sua opção 1 e 2 de curso e se vai utilizar o sistema de ampla concorrência ou de cotas.   

Depois de se inscrever e escolher as opções, o candidato pode alterar as opções escolhidas, pois durante os dias em que as inscrições estiverem abertas é dada essa opção. Dessa forma, serão consideradas aquelas opções que você colocou por último.

2. Aguarde o resultado da Chamada Regular 

Após o período da inscrição Sisu, o resultado da Chamada Regular pode ser conferido no boletim do candidato, na página do programa.

Uma informação muito importante é que os candidatos aprovados na Chamada Regular não poderão participar da Lista de Espera, assim, se eles não demonstrarem interesse em ocupar a vaga nesse primeiro momento, perderão a oportunidade de fazê-lo depois.

3. Se inscreva na lista de espera

Não passou na primeira chamada? Calma, você ainda tem chances, pois após a divulgação do resultado da Chamada Regular, os candidatos que foram não foram aprovados em nenhuma das opções escolhidas podem aguardar pelas vagas remanescentes.

Para fazer a manifestação de interesse na lista de espera, você deve acessar a própria página do programa, abrir seu o boletim e, dentro do prazo estabelecido, manifestar seu interesse nessas vagas que podem, eventualmente, sobrar. Além disso, você deve optar por uma das duas opções de curso escolhidas no momento da inscrição Sisu.

4. Faça a matrícula – para candidatos aprovados na chamada regular

Pronto, você está aprovado, e agora? Este é o momento para quem conseguiu aprovação na primeira chamada efetuar a matrícula na instituição de ensino e garantir a vaga. 

Mas lembre-se, se for aprovado na chamada regular, seja da primeira ou da segunda opção de curso, terá apenas uma oportunidade de fazer a matrícula. Então preste atenção no cronograma.

Além dos prazos, você deve organizar os documentos necessários de acordo com as informações da matrícula, que são disponibilizadas pela própria instituição.

5. Faça a matrícula – para candidatos aprovados na Lista de Espera

Agora é hora das vagas remanescentes. Após o período de matrícula são disponibilizadas novas vagas e, assim, há a convocação dos candidatos aprovados na lista de espera. Então, fique atento, pois a chamada para realização da matrícula é feita pelas próprias instituições de ensino. 

O que você achou sobre as informações da inscrição Sisu? Aproveite para saber como estudar para o Enem e se preparar, cada vez mais, para as próximas edições do processo!


Confira o relatório de assuntos mais cobrados no Enem e entenda quais conteúdos você precisa estudar para garantir a sua vaga na universidade!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000