Blog Projeto Redação

Saiba como participar da lista de espera do Sisu

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Se você não foi selecionado na chamada regular no Sistema de Seleção Unificada, não se preocupe, ainda há chances de conseguir a tão sonhada vaga na universidade. Isso pode ser feito por meio da distribuição de vagas remanescentes, que é feita para os participantes da lista de espera do Sisu. 

Foi pensando nesses participantes do processo de seleção, criamos este artigo com todas as informações necessárias sobre essa fase. Bora conferir? 

O que é a lista de espera do Sisu?

A lista de espera do Sisu é uma etapa em que os participantes não selecionados na chamada regular podem concorrer às vagas remanescentes. Com isso, aqueles que não foram selecionados na primeira chamada, podem se inscrever para possíveis desistências de outros participantes selecionados. 

Quem pode participar da lista de espera do Sisu?

Apenas os candidatos não selecionados na chamada regular em nenhuma das suas duas opções de curso podem participar da lista de espera do Sisu. Assim, esses participantes poderão manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso escolhida em sua inscrição.

Como participar?

Sobre o processo para participar da lista de espera do Sisu, os passos são muito simples. Você irá fazer seu login no site do Sistema e acessar o Boletim do Candidato. Após isso, selecione uma das duas opções de curso que você escolheu na inscrição e clique em “participar da lista de espera”. 

Mas atenção! Certifique-se de que sua manifestação foi realizada. Ao finalizar a essa etapa, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

A data para a manifestação de interesse na lista de espera do Sisu, de acordo com o cronograma, é de 13 a 19 de abril e as convocações a partir de 23 de abril, que podem ser feitas nos sites das próprias instituições. Então fique atento! 

Como consultar os resultados e conferir as convocações? 

Diferente da chamada regular, na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula é feita pelas próprias instituições de ensino superior. Dessa forma, é importante que os candidatos acompanhem os resultados no site da instituição na qual manifestou interesse. 

Além disso, algumas universidades possuem regras próprias sobre a lista de espera, como a UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, por exemplo. Nela, o estudante que manifestou interesse em participar da lista de espera por algum curso de graduação e ainda não foi convocado deve realizar um procedimento no Sistema da UFMG, chamado “confirmação de interesse em permanecer na Lista de Espera”.

Sobre o período e as instruções para este procedimento, há a divulgação do edital no site oficial Sisu UFMG, que pertence à própria instituição de ensino.

Agora que você já sabe o que é a lista de espera Sisu, que tal ler mais sobre como funciona o Sisu e se preparar melhor para esse processo seletivo?

Baixe os materiais gratuitos do Projeto Redação e estude sem precisar sair de casa!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000