Blog Projeto Redação

O que é repertório sociocultural e como melhorá-lo na sua redação?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

No período de estudos para o Enem e vestibulares sempre ouvimos muito sobre o repertório sociocultural. Ele é, simplesmente, o conjunto de conhecimentos de mundo que um indivíduo possui. 

Então, ter uma bagagem de informações bem vasta pode te ajudar a melhorar seu desempenho em provas discursivas e, também, funcionar como um diferencial em relação a outros candidatos na hora de processos seletivos. 

O que é o repertório sociocultural?

O repertório sociocultural, como foi dito anteriormente, é referente às informações que você adquiriu durante suas vivências. Isso pode ser feito por meio de leituras, experiências e pesquisas. 

Outro ponto é que esse tipo de conhecimento pode ser referente a diversas áreas, como literatura, história, filosofia, atualidades, política, saúde e outras. 

Como utilizar o repertório cultural na redação Enem?

Quando falamos sobre gênero dissertativo-argumentativo, que é cobrado pelo Enem, é muito importante, pois, para comprovar seus argumentos sejam com citações, dados e referências. Isso pode ser usado nas três partes do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão. 

Na introdução você pode incluir esses conhecimentos para iniciar seu parágrafo introdutório, a partir de uma contextualização do tema em seu tópico frasal. 

No que diz respeito ao desenvolvimento, que é a parte em que o repertório é mais importante, você vai utilizá-lo para criar um embasamento dos seus argumentos. Sempre que fizer uma afirmação, confirme-a com algo que possa justificar o que você disse.

Já na conclusão, você pode usar citações para fechar o texto ou situações para exemplificar sua proposta.

Bom, agora que você já entendeu sobre a relevância de um bom repertório sociocultural, separamos 8 dicas para aprimorar o seu. 

1. Leia bastante

Em primeiro lugar temos a dica que pode te ajudar em diversas áreas do seu desenvolvimento. No entanto, além de melhorar seu vocabulário e trazer outros benefícios, a leitura é uma das principais aliadas para o aumento do repertório sociocultural. Portanto, você pode iniciar esse hábito com artigos de blogs, revistas em quadrinho, notícias e outros tipos de texto. 

Lembre-se, também, que esse momento não precisa ser doloroso, inicie lendo coisas que você gosta. 

2. Assista filmes

Os filmes também são ótimos aliados na hora de melhorar nosso repertório sociocultural. Eles podem ser facilmente incluídos na redação, seja como representação de um fato histórico, ou como exemplificação de uma questão social. 

Assim, você pode dividir sua seleção de filmes por eixos temáticos, que são grupos de temas do mesmo assunto. Dessa maneira, é possível adquirir conhecimentos sobre os diversos possíveis temas.

3. Pesquise

Uma  coisa importante a ser observada, é que as informações sobre todos os assuntos nem sempre estão presentes no nosso cotidiano. Portanto, para ter um bom repertório sociocultural, você deve fazer pesquisas sobre as principais áreas, como: saúde, educação, meio ambiente e outras. 

Para isso, você pode utilizar textos acadêmicos, notícias e artigos de mídia de referência e confiabilidade.

4. Participe de grupos de estudo

Mais uma coisa que pode ajudar na hora de aprimorar seu repertório sociocultural é a participação em grupos de estudos. Isso pode ser feito com seus colegas ou, até mesmo, por participação em meios digitais, com outros estudantes. Essa prática vai te ajudar a absorver mais conhecimentos e também expor o que você sabe, que é uma ótima forma de aprendizagem e memorização.

5. Ouça podcasts

Os podcasts são um meio muito bom de adquirir seus conhecimentos, neles você pode descobrir coisas novas e entender um pouco sobre discussões e argumentação. No entanto, sempre é bom lembrar de checar se as informações são verdadeiras e coerentes, além de pesquisar sobre o assunto, para ver diferentes perspectivas. 

6. Converse bastante

Outra forma de adquirir conhecimento e agregar seu repertório sociocultural, é conversar com diversas pessoas. Isso fará você conhecer realidades e pontos de vista distintos. Além de ter  uma importância notável na hora de aprender palavras novas e aumentar, também, seu repertório sociocultural. 

Uma dica interessante é entrar em grupos de discussão em redes sociais e assistir eventos organizados por escolas, grupos de pesquisas ou universidades. Dessa maneira, você poderá acompanhar vários assuntos, apresentados por estudiosos, pesquisadores e outras pessoas. 

7. Assista vídeos

Hoje em dia, devido ao grande sucesso dos vídeos em plataformas digitais: Instagram e Youtube, por exemplo, há muito conteúdo de qualidade que pode ser explorado. No entanto, é de extrema importância sempre procurar as fontes do que foi dito e checar se não existe nenhum tipo de notícia falsa. 

A partir desse tipo de estudo, você pode aumentar seus conhecimentos de mundo e, assim, seu repertório sociocultural. 

Portanto, sempre procure assistir vídeos de pessoas que têm algum tipo de referenciação e de canais que sejam confiáveis e utilizem conhecimento científico sobre o que é abordado. Mais uma dica é ficar de olho no que está sendo dito e discutido nesses meios, pois isso pode ajudar muito na hora de desenvolver conhecimentos sobre atualidades. 

8. Confirme as informações

Como foi dito anteriormente, as notícias falsas, fake news, são mecanismos divulgados ultimamente por diversos canais, como What’sApp, Youtube e Blogs. Por isso, é necessário que você faça uma boa pesquisa sobre tudo que você adquiriu sobre seu repertório sociocultural. 

Isso acontece, pois, qualquer tipo de informação que não seja verdadeira será desconsiderada na hora das suas avaliações em processos seletivos e em uma das partes mais importantes da prova do Enem, a redação

Por isso, uma solução para não ter nenhuma parte da sua prova invalidada, é fazer pesquisas em mídia de referência, artigos acadêmicos, livros e outras fontes confiáveis. Mais uma coisa, lembre-se sempre de colocar de onde foi tirada a informação, ok? 

Esperamos que tenha gostado deste post sobre repertório sociocultural! Para te ajudar a melhorar, cada vez mais, seu desempenho na redação, separamos mais um artigo, agora sobre conectivos para redação. Bora conferir? 

[E-book Gratuito]

Quer garantir a sua vaga dos sonhos? Confira 15 dicas imperdíveis para escrever uma redação nota 1000!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000