Blog Projeto Redação

Como fazer uma boa conclusão de redação para alcançar nota máxima

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

No geral, todos os textos necessitam de um fechamento, sejam eles escritos ou orais. Portanto, a conclusão de redação deve ser bem elaborada, pois é uma parte importante da estrutura de vários gêneros, inclusive o dissertativo-argumentativo, que é cobrado no Enem. 

Para iniciar, é relevante saber que a conclusão é quando você fecha sua redação, deixando, assim, bem claro, tudo que você quis mostrar durante o texto. 

Você quer saber como fazer uma boa finalização do seu texto? Neste artigo, vamos falar tudo sobre essa estrutura, os elementos necessários e a proposta de intervenção, no caso do Enem. Bora conferir? 

Como fazer uma conclusão de redação?

Como foi dito anteriormente, a conclusão de redação é uma parcela essencial da estrutura dos textos. Essa parte deve conter, em média, 5 linhas e nela deve ser feita uma conclusão referente ao que foi tratado durante toda a redação

Para fazer isso, você deve conectar bem sua tese, os argumentos e a proposta de intervenção por meio de elementos coesivos, como os conectivos. Assim, esses mecanismos vão ajudar a conectar melhor essa parte com o resto da redação. 

Outra dica interessante para o parágrafo conclusivo, nos textos argumentativos, é a retomada da tese, que é o posicionamento abordado no texto. A partir disso, você pode iniciar sua conclusão retomando seu ponto de vista, em forma de síntese dos argumentos, para depois apresentar suas proposições para o problema do tema

Mais uma questão presente na conclusão de redação, no que diz respeito ao Enem, é a proposta de intervenção. Apesar de ela poder ser feita em outras partes do texto, como junto aos argumentos, é recomendado que sua proposta esteja presente na parte final, para que ela seja bem explícita para o corretor. 

Conectivos

Os conectivos são palavras ou expressões que conectam as informações do seu texto e faz com que ele possua coesão e coerência. Dessa forma, é interessante que você aprenda alguns desses termos de valor conclusivo.

Confira uma lista de conectores que podem ser utilizados em sua conclusão de redação: 

  • Portanto;
  • Conclui-se;
  • Desse modo;
  • Dessa maneira;
  • Dessa forma; 
  • Diante disso;
  • Por isso;
  • Assim;
  • Logo;
  • Para terminar;
  • Em síntese;
  • Em conclusão;
  • Dessarte.

Retomada

No que diz respeito aos textos argumentativos, podemos fazer o que chamamos de retomada da tese, que significa, simplesmente, reescrever o seu posicionamento quanto ao que está sendo problematizado. No entanto, em outros gêneros textuais também podemos trabalhar com retomadas, utilizando a ideia central do texto, seja ele dissertativo, descritivo ou narrativo. 

A partir dessa ideia de retomar questões do texto, temos algumas dicas:

1. Não apresente informações novas

A primeira dica é relacionada ao conteúdo apresentado no texto. Quando pensamos no significado de conclusão somos levados à ideia de término, portanto, não faz sentido iniciar um novo raciocínio. Então, só utilize as informações que já estão no texto e não as deixe sem explicação. Ok? 

2. Dê continuidade a suas ideias

Mais uma questão importante é dar continuidade a suas ideias, pois, para uma boa conclusão de redação, deve haver linearidade em relação ao que está sendo discutido. Logo, você não pode escrever toda a sua redação sendo contra algo e na conclusão defender isso ou relativizar algo que você já havia afirmado anteriormente. 

3. Relacione a conclusão de redação com o texto

Por fim, é imprescindível que a conclusão de redação seja relacionada com as outras partes do texto, como a introdução e o desenvolvimento. Para isso, você deve criar estratégias de retomada para cada um desses tipos de conteúdo. 

Proposta de intervenção

No que diz respeito à redação do Enem, temos a proposta de intervenção, que é avaliada na competência 5 e é responsável por 200 pontos na sua nota final. Isso é feito da seguinte forma: 

  • 200 pontos: Elaborar muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
  • 160 pontos: Elaborar bem a proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
  • 120 pontos: Elaborar, de forma mediana, a proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
  • 80 pontos: Elaborar, de forma insuficiente, a proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
  • 40 pontos: Apresentar a proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
  • 0 pontos: Não apresentar a proposta de intervenção ou apresentar proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. 

Agora que você sabe como essa parte é importante nos critérios do Enem, preparamos um resumo sobre como fazer uma boa proposta de intervenção:

Elementos

Os elementos básicos da intervenção para uma boa conclusão de redação são: 

  • agentes – são aqueles que são responsáveis por fazer a ação;
  • ação – é a proposta propriamente dita, o que será feito;
  • meio – é como a ação será desenvolvida (por meio de leis, por exemplo);
  • finalidade – é a parte que diz quais serão os benefícios e mudanças da ação proposta. 

Utilize GOMIFES

GOMIFES é uma sigla que ajuda a memorizar 7 agentes responsáveis pela ação proposta. Eles são: 

  1. Governo;
  2. ONGs – Organizações não governamentais;
  3. Mídia;
  4. Iniciativas privadas ou indivíduo;
  5. Família;
  6. Escola;
  7. Sociedade.

Respeite os Direitos Humanos

Uma das questões mais importantes sobre a proposta de intervenção é o respeito aos Direitos Humanos, pois, se desrespeitados, essa parte do texto pode receber penalidade máxima, nota zero. 

Dica extra

Como sabemos da dificuldade da maioria dos estudantes em relação à conclusão de redação, separamos uma dica extra para você, que é: utilize plataformas de correção

Por mais que pareça desnecessário, ter seus textos corrigidos pode te ajudar muito a perceber onde estão suas dificuldades. Assim, com serviços online, você pode fazer esse tipo de análise de aprendizado de forma prática e com um ótimo custo-benefício. 

Bom, esperamos que você tenha gostado das dicas sobre conclusão de redação. Para aprender mais, leia nosso próximo artigo sobre como melhorar a argumentação na redação

Baixe gratuitamente a folha de redação guiada do Projeto Redação e entenda tudo o que o seu texto precisa ter para receber a nota 1000

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000