Blog Projeto Redação

Entenda a importância da coesão e coerência para o seu texto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Se você está se preparando para fazer processos seletivos importantes, como vestibulares ou concursos, muito provavelmente será avaliado através de uma produção textual, não é mesmo? E, nesses casos, a coesão e coerência são fatores coringas para se dar bem nessas provas!

Afinal de contas, o Enem, por exemplo, utiliza algumas competências que avaliam as habilidades dos candidatos. Sendo a de número IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 

Ou seja, o corretor estará sempre atento à estruturação do seu texto, avaliando a coesão e coerência dele. Por isso, hoje vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Bora lá?

Coesão e coerência: Gif de um homem esfregando uma mão na outra, demonstrando animação.

O que é coesão?

A coesão é o mecanismo linguístico utilizado para estabelecer a ligação entre as frases e palavras de um texto. Afinal, em uma redação não adianta nada escrever várias ideias que não se conectam.

Dessa forma, dizer que um texto é coeso mostra que ele apresenta as suas ideias ligadas de uma forma harmoniosa e que facilita a leitura. Por isso, veja a seguir alguns elementos que garantem a coesão:

1. Referências e reiterações

A coesão, quando utiliza as referências e reiterações, se dá a partir de recursos que antecipam ou retomam algo na produção textual. Isto é, elementos anafóricos (que se referem a algo já exposto) e catafóricos (que fazem referência a algo subsequente).

2. Conectores

Existe alguns elementos chave que ajudam na coesão do seu texto que são chamados de conectores. São eles: preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais.

3. Correlação dos verbos

A coesão feita através da correlação dos verbos nada mais é que a ordenação lógica do texto a partir da utilização dos tempos verbais. Afinal de contas, não dá para falar “Se eu soubesse eu te contarei.”, mas sim “Se eu soubesse eu te contaria.”

4. Substituições lexicais

Como a repetição de termos deixa o seu texto bem mais cansativo e difícil de ler, é possível deixá-lo mais coeso com as substituições lexicais. Isso pode ser feito com o uso de pronomes, sinônimos, hiperônimos e hipônimos.

O que é coerência?

A coerência está mais ligada à interpretação e ao significado daquilo que você está escrevendo. Ou seja, também está relacionado à conexão das ideias no texto, mas de outra forma.

Dessa forma, um texto é coerente quando você consegue passar suas ideias de forma que faça sentido e que apresente uma lógica do início ao fim dele. Além disso, a coerência deve respeitar três princípios básicos, sendo eles:

1. Princípio da não contradição

Para que o seu texto apresente coerência, você não pode começá-lo defendendo um ponto de vista e depois passar para algo totalmente contrário. Ou seja, não se pode “quebrar” a lógica do texto.

2. Princípio da não tautologia

Se você não sabe, a tautologia é um vício de linguagem que se dá na repetição de alguma ideia, utilizando palavras diferentes. Isso significa que um texto, ao transmitir uma mensagem, não pode apresentar ideias e palavras que se repetem constantemente, podendo assim atrapalhar a sua compreensão e coerência. 

3. Princípio da relevância

Pode parecer simples, mas é importante lembrar que, para ter coerência, um texto deve sempre apresentar ideias e fatos relacionados entre si.

Qual a diferença entre coesão e coerência?

Bom, agora que já definimos o que é coesão e coerência, fica mais fácil entender a diferença entre elas. Então, a coesão está mais ligada aos mecanismos linguísticos utilizados para ligar as suas ideias e, a coerência, está mais relacionado à lógica entre as ideias.

Ou seja, são duas coisas diferentes e que agem de forma separada, mas que, juntas, são extremamente importantes para deixar o seu texto mais harmonioso, lógico e fluido para quem lê.

Por isso, não deixe de prestar atenção na coesão e coerência quando estiver escrevendo os seus textos.  E, pensando na importância da prática para garantir uma boa nota na redação do Enem, baixe a folha de redação guiada para treinar muito a sua escrita antes da prova mais importante do ano.

Baixe gratuitamente a folha de redação guiada do Projeto Redação e entenda tudo o que o seu texto precisa ter para receber a nota 1000

Ana Massêo

Ana Massêo

Formada em Letras pela UFMG e apaixonada por livros, filmes, séries e músicas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000