Blog Projeto Redação

Causas e consequências da dependência digital dos jovens na contemporaneidade [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Como você já deve saber, a necessidade relacionada aos meios digitais tem aumentado cada vez mais. Então, preparamos este post com um exemplo de redação pronta sobre o tema “Causas e consequências da dependência digital dos jovens na contemporaneidade”. Veja a seguir:

Exemplo de redação sobre o tema: Causas e consequências da dependência digital dos jovens na contemporaneidade

A obra literária “Ensaio sobre a cegueira’, de José Saramago, retrata, em um futuro distópico, uma cegueira branca, que acomete subitamente toda população. Tal doença é uma alegoria para criticar a cegueira moral perante as mazelas sociais que assolam o cotidiano da cidade ficcional. De maneira consoante à realidade, percebe-se que a sociedade contemporânea se encontra “cega” no que tange à [1] dependência digital dos jovens, haja vista os diversos desafios para a atenuação desse impasse. Assim, esse problema intrínseco à sociedade deve ser debatido. 

Em primeiro lugar, é importante destacar o alto índice de transtornos psicológicos durante a juventude como fomentador da problemática. É factível que [2]a Revolução Técnico-Científica transformou os mais diversos setores do mundo. Nesse ínterim, destaca-se o surgimento da internet, que possibilitou o acesso à informação em escala global. Dessa maneira, nota-se, por exemplo, na população juvenil, o escapismo dos sintomas angustiantes dos distúrbios psíquicos, como depressão e fobia social[3], por meio do uso abusivo dos artefatos tecnológicos. Desse modo, os transtornos da saúde mental, típicos da pós-modernidade, incitam continuamente a dependência digital na menoridade. 

Em segundo lugar, é necessário destacar a ineficiência governamental como impulsionadora do embaraço. A Carta Magna, de 1988, garante o bem-estar como direito social fundamental. Em contrapartida, atualmente, o princípio determinado na Constituição não é inteiramente garantido na prática. Nessa perspectiva,[5] ressalta-se o falho gerenciamento dos recursos públicos, que impossibilita a elaboração de programas assistenciais, destinados aos jovens e [4]adolescentes dependentes de tecnologia, para a elaboração de organizações de ajuda mútua para a recuperação de viciados em internet. Desse modo, tem-se o desrespeito dos direitos da coletividade e, consequentemente, uma população mais vulnerável às consequências desse vício, como isolamento social e mal-estar. 

Em síntese[7], para reverter esse panorama, urge a necessidade de mudanças. Portanto, faz-se necessário que as mídias públicas, [8] em parceria com as instituições de ensino, promovam debates elucidativos, com ampla divulgação midiática, com o fito de esclarecer a importância do uso consciente das invenções tecnológicas para a construção social do indivíduo, além de estimular a busca pelo tratamento de distúrbios psicológicos em detrimento ao[6] uso abusivo da tecnologia. Ademais, cabe também aos órgãos governamentais a formulação de políticas públicas efetivas para a [9]atenuação da dependência tecnológica, por meio da elaboração de grupos de apoios, destinados aos dependentes tecnológicos, combinados com tratamentos terapêuticos. Só assim, será possível solucionar a cegueira social, como no livro de Saramago, existente no Brasil.

Baixe gratuitamente a folha de redação guiada do Projeto Redação e entenda tudo o que o seu texto precisa ter para receber a nota 1000

Comentários sobre a redação

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta

[4] Insira a palavra “aos” para não quebrar a estrutura paralelística da sua frase.

[6] Utilize “do” ao invés de “ao”.

[9] Você mostrou que possui um bom domínio da norma culta. No entanto, faltou arriscar mais na estrutura sintática, ou seja, utilizar orações deslocadas, expressões intercaladas, recursos que mostrem que você sabe investir em uma boa estrutura textual. 😉

Competência II – Compreender a Proposta

[1] Excelente tese! 😉

[2] Excelente repertório sociocultural.=)

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos

[3] Argumento bem relacionado. 🙂

[5] Argumento bem elaborado. Excelente!

Competência IV – Conhecer mecanismos linguísticos para a construção do texto

[7] Boa escolha do conectivo. 😉

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema abordado

[8] Sua proposta de intervenção possui os 5 elementos exigidos pelo Enem. Excelente! 😉

Comentário Final

Parabéns pelo desempenho! Continue praticando para que os resultados sejam cada vez melhores. =)

Nota: 960

E aí, gostou do tema “O desafio de se conviver em sociedade” e quer escrever sobre ele e, ainda, receber feedbacks completos? Então vem logo contratar um plano do Projeto Redação e alcançar a nota 1000!  

QUER GARANTIR A NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM?

Utilize o cupom REDENEM e receba 15% DE DESCONTO nos planos do Projeto Redação!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000