Blog Projeto Redação

Saiba o que é necessário para prestar um concurso público

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Os processos seletivos para cargos públicos são muito almejados por diversas pessoas, principalmente por garantir certa estabilidade para os indivíduos. A partir disso, é muito interessante saber o que é necessário para prestar um concurso público. 

Por isso, ao perceber essas dúvidas em relação a como participar dessas seleções, preparamos este artigo, para ajudar você a entender melhor sobre esses processos. 

Quem pode fazer um concurso? 

A primeira coisa sobre o que é necessário para prestar um concurso público é saber quem pode fazer esse tipo de prova. Apesar de cada processo possuir suas especificidades, existem alguns critérios que são obrigatórios em todas as situações, que são eles: 

1. Nacionalidade brasileira

Uma das questões, geralmente, exigida é que apenas quem pode fazer concurso público são pessoas com nacionalidade brasileira. Isso é caracterizado por pessoas que nasceram no país e, também, por outras que conseguiram a nacionalização por algum motivo legal. 

Porém, em alguns casos, cidadãos de Portugal também têm direito de participar dos processos públicos do Brasil. Portanto, essa possibilidade deve ser analisada e consultada em cada edital. 

2. Gozar dos direitos políticos

No que diz respeito a estar em gozo dos direitos políticos, o participante deve estar habilitado a alistar-se ou candidatar-se para a posse de qualquer tipo de nomeação ou eleição para cargos públicos. 

Sendo assim, o participante deve considerar seu estado perante as questões legais, que podem impossibilitá-lo de prestar esse tipo de seleção

3. Estar regular com as obrigações militares e eleitorais

Mais uma reivindicação para quem pode fazer concurso público é estar regular com as obrigações militares e eleitorais. Para isso, o participante deve ter em mãos o Certificado de Alistamento Militar, certificado de dispensa, ou qualquer outro documento que prove o alistamento, se for o caso, e a Certidão de Quitação Eleitoral, que é emitida no site do Tribunal de Justiça Eleitoral (TJE). Com essas informações, você poderá fazer, normalmente, sua prova.  

4. Possuir nível de escolaridade exigido para o cargo

Todos os concursos públicos possuem uma classificação do nível de escolaridade que deve ser cumprida. Isso acontece, pois os processos e demandas são destinados a pessoas específicas, de acordo com seu currículo escolar. 

No que diz respeito aos níveis, temos processos para pessoas com formação de nível fundamental, médio e superior, dessa maneira, existe variação no conteúdo das avaliações e, também, em quem pode fazer concursos públicos. 

5. Ter idade mínima de 18 anos

Para que os participantes possam ser nomeados, é importante saber que só quem pode fazer concurso público são pessoas com idade mínima de 18 anos. No entanto, alguns órgãos são mais flexíveis e permitem que pessoas de 17 anos façam a prova, contando que tenham maioridade quando ocorrer a nomeação. 

Além disso, jovens juridicamente emancipados podem prestar concurso normalmente, então, é uma alternativa para pessoas que pretendem ingressar em cargos do tipo. 

6. Estar apto físico e mentalmente

Por último, temos a regra sobre a saúde física e mental dos participantes. Para esse tipo de comprovação são feitos testes psicológicos e exames físicos, considerado um dos modos de avaliação sobre quem pode fazer concurso público.

Qual concurso fazer? 

Após estar apto aos principais requisitos  exigidos, você deve pensar em outras questões sobre o que é necessário para prestar um concurso público. Um desses pontos é a escolha de qual concurso fazer, que deve ser baseada em algumas informações, como pode ser visto a seguir:

Considere seu grau de escolaridade

Um dos principais pontos sobre o que é necessário para prestar um concurso público é considerar seu grau de escolaridade, levando em consideração que cada concurso é destinado para um determinado público. 

Portanto, não adianta nada escolher um processo qualquer e não poder assumir a vaga, por não possuir o nível exigido. 

Conheça as principais áreas

Para saber mais sobre cada processo, você deve conhecer as principais áreas em que são disponibilizadas vagas para cargos públicos. Veja como elas são divididas em cinco esferas principais:

  1. Área Fiscal
  1. Área Jurídica
  • Procuradorias;
  • Ministério Público;
  • Defensoria Pública.
  1. Área Bancária
  1. Área Policial
  1. Área de Controle
  • Tribunais de Contas;

Como criar uma rotina de estudos? 

Quando pensamos sobre o que é necessário para prestar um concurso público, sempre pensamos sobre rotinas maçantes de estudo. No entanto, você pode criar um cronograma de estudos que abranja bem os conteúdos que são previstos nos editais dos processos e  esteja dentro dos seus limites físicos, emocionais e de horário. 

Lembre-se também de pesquisar sobre diferentes métodos de estudo, principalmente se você for estudar sozinho. Dessa forma, você pode criar um bom cronograma e, também, utilizar as dicas a seguir 

1. Respeite seus limites

A primeira coisa que deve ser pensada sobre como montar um cronograma de estudos é sobre sua realidade. Não adianta nada criar um planejamento baseado em outros estudantes e influenciadores, se você não consegue manter sua qualidade de vida ou passa dos seus limites de disponibilidade de tempo ou do seu psicológico. 

2. Analise sua rotina

Em seguida, você deve fazer um quadro de horários para analisar sua rotina., Nele deve conter seu horário de dormir, acordar, almoçar e outras atividades. A partir disso, é possível notar quais os horários e dias mais adequados para incluir as atividades. Também é importante prestar atenção se tem aulas das disciplinas no dia de estudo, por exemplo, para desenvolver estratégias de entendimento dos conteúdos. 

3. Organizar o local de estudos

Além da parte estrutural e emocional, o espaço físico também é muito importante quando pensamos em como montar um cronograma de estudos. Isso acontece, pois há uma grande relação entre o espaço em que você está e a forma com que sua mente funciona. Então, se você está em um local organizado, seu processo de aprendizado poderá ser mais eficaz, coerente e você terá uma melhor concentração

4. Separe horários para descanso

Mais uma dica valiosa sobre como montar um cronograma de estudos é sempre separar horários para descanso e lazer. Seu bem-estar também é muito importante para o processo de preparação e aprendizado. Então, utilize esse tempo para descansar e fazer coisas que você gosta. 

5. Cuide da sua saúde mental

Em momentos em que estudamos para os processos seletivos, costumamos passar por várias questões que podem levar à ansiedade e até mesmo à depressão. Portanto, prestar atenção nesses sinais é muito importante para que você possa procurar ajuda. Uma boa dica é fazer terapia com algum profissional qualificado e não se sobrecarregar, sempre respeitando seus limites, como foi dito anteriormente. 

6. Intercale conteúdos diferentes

Mais um método que pode ser utilizado em como montar um plano de estudos é intercalar os conteúdos de acordo com vários parâmetros. Você pode fazer isso por ordem de dificuldade, intercalando matérias que considera mais fáceis, ou por área de conhecimento, por exemplo.

Como saber as especificidades de cada concurso? 

Bom, como existem diversas bancas diferentes que atuam com suas próprias especificidades para cada seleção, saber o que é necessário para prestar um concurso público é relativo, pois cada processo possui suas demandas. Logo, a primeira coisa que você deve avaliar se quiser passar em um concurso público é o edital dele. 

Nesse documento, você terá acesso a todas as informações sobre o exame, como conteúdo, nível de formação exigido, especificidades, como prova física e o que você poderá levar no dia da aplicação. Esses editais são divulgados nas páginas oficiais dos processos. É só ficar de olho. 

Gostou do texto sobre o que é necessário para prestar um concurso público? Leia mais sobre esse tipo de seleção em nosso artigo sobre como estudar para concurso.  

Quer garantir a sua nomeação? Confira 14 dicas imperdíveis sobre como estudar para concurso público.

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000