Blog Projeto Redação

Tudo que você precisa saber sobre o Enem Digital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Uma das principais mudanças na edição de 2020 é a inclusão do Enem Digital, que ainda é algo de muita dúvida na maioria dos participantes. Assim, como sabemos dessas diversas questões, preparamos este artigo para explicar um pouco melhor sobre essa prova. 

Então, se você quer saber mais sobre essa versão do Exame, leia este post até o final e tenha todas as informações necessárias. 

O que é o Enem Digital? 

Assim como o nome já diz, o Enem digital é uma nova forma digitalizada de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio. No que diz respeito a ele, temos um projeto do MEC, Ministério da Educação, de substituição da versão impressa do Exame. No entanto, essa modalidade ainda está sendo aplicada de forma piloto, para melhores configurações devido às demandas do público.

Portanto, na edição de 2020, que é a primeira ocorrência desse tipo de prova, o Enem Digital, que seria aplicado apenas em algumas capitais do país, foi reconsiderado para 110 cidades em todos os estados e no Distrito Federal. Além disso, ele contará com a participação de aproximadamente 96 mil participantes.

Diferenças entre o Enem Digital e o Impresso

Sobre as diferenças entre os dois tipos de aplicação, temos apenas o meio de realização das provas. Assim como nos anos anteriores, o participante deve ir ao local de prova, que será em laboratórios de informática de instituições como universidades, escolas e outros, e realizar a prova utilizando os computadores que foram  avaliados anteriormente e não terão acesso à internet. 

Além do que foi dito, o Exame não terá mudanças, pois os principais conteúdos ainda serão os mesmos e as notas ainda poderão ser utilizadas para os mesmos propósitos, que são: ingresso em instituições públicas de ensino superior, bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições privadas de ensino superior, financiamento estudantil e aprovação em universidades em Portugal. 

Como será a prova do Enem Digital?

No que diz respeito à aplicação, a estrutura será a mesma, sendo ela dividida em dois domingos consecutivos, seguindo o formato: 

Primeiro dia de prova

Sobre os horários e período de aplicação do primeiro dia temos:

  • Abertura dos portões: 11h30 (diferente dos outros anos, para não ocorrer aglomerações);
  • Fechamento dos portões: 13h;
  • Início das provas: 13h30;
  • Horário de término das provas: 19h.

Agora, os conteúdos são:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias – 45 questões de múltipla escolha;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – 45 questões de múltipla escolha;
  • Redação – Prova de texto.

Segundo dia de prova

Já no segundo dia os horários serão:

  • Abertura dos portões: 11h30 (diferente dos outros anos, para não ocorrer aglomerações);
  • Fechamento dos portões: 13h;
  • Início das provas: 13h30;
  • Horário de término das provas: 19h.

Além disso, os participantes lidarão com os seguintes conteúdos:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias – 45 questões de múltipla escolha;
  • Matemática e suas Tecnologias – 45 questões de múltipla escolha.

Mais uma informação importante, é que você deve seguir as recomendações do Enem Impresso, como levar canetas pretas. Isso acontece, pois, a redação será escrita manualmente e não digitada, por exemplo. 

Para ajudar você no que levar para o Enem Digital, preparamos uma lista paraauxiliar:

  • Máscaras: que devem cobrir nariz e boca e serem utilizadas durante todo o exame; 
  • Caneta preta: fabricada em material transparente;
  • Documentação necessária: documento original com foto. 

Você pode consultar a lista de documentação aceita em: o que levar para o Enem.

Sobre os itens optativos temos: 

  • Cartão de confirmação de inscrição: pode te ajudar a se localizar no dia da prova;
  • Álcool em gel: apesar de uso obrigatório, será disponibilizado no local de prova, segundo o MEC. No entanto, para maior segurança, é interessante levar o seu; 
  • Água: a garrafa de água deve ser transparente e sem rótulo; 
  • Lanche: como o período de prova é muito longo, é relevante que você leve algum alimento, pois será permitido, apesar das medidas de prevenção à COVID-19. Opte por lanches menos gordurosos e com menos açúcares. 

Quem pode fazer o Enem Digital?

Por enquanto, a aplicação do Enem Digital será feita em mais de 110 municípios em todo o país, para testes e possíveis reformulações futuras e contará com 96 mil participantes. Portanto, a partir de 2021, as localidades que receberão essa versão serão mais diversas. 

Mais uma informação relevante é que só poderão participar da prova em 2020 os participantes que já concluíram o Ensino Médio ou os que irão concluir até o final do ano. Sendo assim, não houve inscrições para treineiros. Além disso, a opção digital não foi disponibilizada para participantes que necessitam de atendimento especial.

Haverá substituição total do Enem tradicional?

Apesar de diversas controvérsias e críticas, principalmente sobre inclusão digital, falta de estrutura de instituições para receber o Exame, irrelevância de gastos e possíveis fraudes, o projeto de substituição total do Enem impresso está programado. 

Segundo o Ministério da Educação – MEC, a previsão para que o todas as estruturações da versão do Exame em nível nacional esteja concluída em 2026. Logo, entende-se que, nos próximos anos, a tendência desse formato é abranger cada vez mais cidades e participantes. 

Gostou de saber mais sobre o Enem Digital? Que tal saber mais sobre o Exame com nosso artigo sobre o que cai no Enem?  

Confira o relatório de assuntos mais cobrados no Enem e entenda quais conteúdos você precisa estudar para garantir a sua vaga na universidade!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000