3 dicas para escolher qual concurso fazer e tomar a melhor decisão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Antes de responder qualquer questão sobre o universo dos concursos públicos, gostaríamos de fazer uma pergunta bem simples, mas que pode gerar sérios problemas se você não souber a resposta: Você já sabe qual concurso fazer?

Não há dúvidas de que ingressar no mundo dos concursos é um desejo de muitas pessoas. Afinal, quem não quer ter uma vida profissional mais estável e segura em um cenário econômico que vive oscilando?

Porém, muitos questionamentos e erros surgem para quem está começando e ainda não sabe muito o que fazer para garantir a tão sonhada vaga no mundo dos concursos. Neste artigo, vamos ensinar o que você precisa decidir primeiro: qual concurso fazer? O que eu preciso saber para fazer uma boa escolha?

O que eu preciso para decidir qual concurso fazer?

O universo dos concursos públicos é vasto, há inúmeras possibilidades a serem escolhidas, então é bem comum você ficar confuso(a) neste momento. Mas uma situação que não pode acontecer é começar a estudar sem ter foco. Por isso, é extremamente importante se preparar antes mesmo de começar os estudos. 

Pensando nisso, o primeiro passo é conhecer mais e melhor tudo que há neste terreno dos concursos. Quais são as possíveis áreas? Quais são os cargos disponíveis? Como funcionam os planos de carreira? O que é necessário em relação ao nível de escolaridade

Saber responder tudo isso fará você ser capaz de fazer boas escolhas e, consequentemente, alcançar bons resultados.

Antes de organizar o seu planejamento de estudos é fundamental saber o que vai ser exigido ao longo de sua preparação. Para que isso aconteça da melhor forma possível, você precisa saber qual concurso fazer. Só assim será possível traçar um planejamento que de fato vai funcionar

E por que dizemos isso? Ter um objetivo em mente, saber onde queremos chegar nos permite ter mais foco e dedicação durante todo o caminho que temos que percorrer para alcançar o que tanto desejamos. Tendo isso em vista, vamos aos pontos essenciais para construir uma trajetória de sucesso.

1. Conheça as principais áreas

Como já falamos aqui, estudar sem foco será sempre um problema. Porém, infelizmente, muitos(as) concurseiros(as) demoram para deixar a ficha cair e passam anos se preparando de forma aleatória, estudando muito, mas sem saber qual objetivo específico.

Dessa forma, muitos(as) desistem porque a aprovação não chega, apenas a frustração é que marca presença. Se você não quer ser mais um(a) desistente, antes de qualquer decisão sobre os seus estudos, determine o primeiro objetivo específico dessa jornada: qual será a área escolhida? 

Há órgãos e entidades que organizam os concursos, e essas instituições são divididos em áreas. Então, determinar qual área você pretende se dedicar envolverá conhecer e analisar as instituições e suas funções dentro da sociedade.

E qual é a utilidade disso? Ao conhecer as principais áreas e o que nelas está envolvido te permitirá escolher o que te trará a verdadeira realização profissional. Isso fará com que você tenha mais foco e determinação ao longo dos estudos, o que, com certeza, proporcionará chances mais altas de bons resultados nos processos seletivos.

Além disso, conhecer as principais áreas também vai possibilitar estudos mais direcionados, uma vez que os conteúdos específicos das provas mudam de acordo com a área do concurso escolhido. 

Então, se você está começando agora e ainda não escolheu a sua área, pare tudo o que está fazendo e vá conhecer melhor as áreas dos concursos públicos. Se você quer garantir uma vaga na área fiscal, por exemplo, não há razão para estar perdendo tempo estudando para concursos da área policial. 

Isso apenas fará com que o seu desempenho não seja o mais produtivo possível. Consequentemente, os resultados, infelizmente, não serão os mais positivos no final das provas.

Quais são as 5 principais áreas de concursos públicos?

  1. Área Fiscal
  1. Área Jurídica
  • Procuradorias
  • Ministério Público
  • Defensoria Pública
  1. Área Bancária
  1. Área Policial
  1. Área de Controle
  • Tribunais de Contas

2. Analise os planos de carreira para decidir qual concurso fazer

É claro que uma das atrações de um cargo público é a estabilidade oferecida. Mas não pense pequeno, investigue também as possibilidades de crescer ali dentro. Você vai perceber que analisar bem qual concurso fazer vai te mostrar que a área pública pode ser muito mais atraente do que você imagina.

Falamos anteriormente sobre ter objetivos claros e específicos para fazer escolhas melhores, e um dos pontos extremamente relevantes para analisar melhor as áreas dos concursos é avaliar os planos de carreira relacionados aos possíveis cargos pretendidos dentro da área escolhida.

Onde conseguir informações sobre planos de carreira?

Se você ainda não sabe a importância dos editais de concurso, aqui vai uma dica que vai mudar, para melhor, a sua vida de concurseiro(a): o edital é a lei do concurso!

Portanto, se você quer saber mais e ficar por dentro de tudo que está relacionado ao seu concurso, você deve estudar com todo o cuidado e atenção do mundo o que os editais oferecem

E não pense você que o dever é apenas estudar o edital quando ele for publicado. Não perca tempo e explore os editais de provas passadas, pesquise os editais das principais bancas responsáveis pelos concursos da área escolhida.

Ao se dedicar a essas análises, você vai descobrir que cada órgão possui um estatuto próprio, então muitos critérios de prova e ponderações sobre progressões e promoções funcionais podem mudar de concurso para concurso. 

O que são progressão e promoção funcional?

Você deve estar se perguntando o que são essas progressões e promoções funcionais, então, vamos ao que é necessário saber. Elas são as ponderações que cada órgão fará para oferecer cargos que permitirão aumentos salariais de acordo, por exemplo, com o tempo de serviço prestado.

Portanto, é por meio delas que o servidor poderá desenvolver carreira pública. Como já foi dito, isso variará de acordo com o órgão responsável e, também, com os cargos que terão a possibilidade de desenvolvimento de carreira.

Ter essa possibilidade não significa, necessariamente, que a sua função primeira será modificada. Pode ser, por exemplo, que, a cada três anos, você seja melhor remunerado(a) depois de passar por alguma avaliação de desempenho que será realizada internamente por determinado setor do órgão em que você está trabalhando. 

Percebeu como é importante saber qual concurso fazer? Além de ter maiores e melhores chances de se preparar com excelência, você faz descobertas que vão te motivar mais ainda no momento dos estudos!

3. Considere a sua formação

Além de realizar pesquisas completas sobre as áreas de interesse, os concursos que você pretende prestar e quais cargos são mais vantajosos para seguir carreira pública, é fundamental ponderar o seu nível de escolaridade para saber escolher qual concurso fazer.

Afinal, de nada adianta se preparar para as provas se você não poderá assumir o cargo porque não atende o pré-requisito da formação exigida. Então, para evitar maiores frustrações, considere o seu nível de escolaridade e o que é exigido pelos concursos das áreas que você escolheu.

“Vale a pena me preparar para um concurso que exige um nível de escolaridade diferente do meu?”

O questionamento apresentado acima é frequente na vida de quem quer fazer concurso público. Já que não queremos deixar nenhuma dúvida para trás, acompanhe aqui quais são as suas possibilidades.

Se você quer prestar um concurso que exige formação superior completa, mas ainda não terminou a faculdade, aqui vai um segredo: você pode se preparar, conquistar a sua vaga e ainda ocupar o cargo. Mas como isso pode acontecer? 

Normalmente, depois que os resultados dos concursos saem, ainda leva um tempo para que os aprovados sejam chamados para a posse do cargo. Então, pensando nisso, é possível que você termine os seus estudos a tempo de tomar posse do tão sonhado cargo público!

Além dessa possibilidade promissora, há também a alternativa de procurar por concursos que estejam de acordo com o seu nível. Mas não precisa de desânimo, hein! São inúmeros os bons concursos que exigem apenas nível médio como critério de formação. Um bom exemplo é a área bancária, são vários os concursos para você escolher!

Seu sonho é seguir carreira pública, não é? Então não perca tempo, não se desanime nos primeiros desafios. 

Passe em um concurso a nível médio agora e tenha estabilidade financeira necessária para fazer uma boa faculdade. Dessa forma, em breve, o diploma estará em suas mãos e aquele cargo a nível superior estará mais próximo do que você imagina!

Agora que você já sabe qual concurso fazer, que tal saber mais sobre as etapas dos concursos? Descubra o que é essencial para se preparar melhor com o nosso artigo sobre como funciona o concurso público.

Mariana Pacheco

Mariana Pacheco

Letrista da UFG. Educadora por aí. Mestra das redações. Fã das minhas cachorras e de texto bão!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000