Blog Projeto Redação

Veja como funciona o resultado Sisu

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Como você já deve saber, o Sistema de Seleção Unificada é um programa do Ministério da Educação em que instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. Sobre a primeira edição 2021 do Sistema, o resultado Sisu, de acordo com o cronograma, será divulgado no dia 13 de abril, para chamada regular. 

Ainda restam algumas dúvidas sobre o processo para muitos candidatos. Por isso, preparamos este post para explicar melhor como proceder após a divulgação oficial do resultado Sisu. 

Datas importantes 

Como já foi dito, a data do resultado Sisu do primeiro semestre de 2021 está prevista para 13 de abril. No entanto, algumas outras datas também são importantes, como a matrícula, lista de espera e convocação dos candidatos selecionados pela lista de espera. 

Veja cada uma delas:

Resultado da chamada regular13 de abril
Prazo para participar da lista de espera13 a 19 de abril 
Matrícula da chamada regular14 a 19 de abril 
Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituiçõesA partir de 23 de abril

Como a gente sabe, entre o último dia de inscrição e a data do resultado Sisu a ansiedade aumenta nos participantes. 

Mas calma, vamos ajudar você a entender melhor como acessar o resultado e como proceder após essas datas. 

Acesso ao resultado Sisu

Quando houver a divulgação do resultado Sisu, para conseguir visualizar o seu resultado, você deverá entrar no site com o seu número de inscrição do Enem e a senha.

Além da sua classificação, você também poderá conferir as notas de corte, pois mesmo se você não for selecionado, poderá escolher a melhor opção de lista de espera, de acordo com a nota mais próxima. 

Nota de corte

A nota de corte é a nota mínima que você deve obter no Enem para concorrer às vagas ofertadas para o curso e instituição desejados. 

Assim, para calcular essa nota mínima, a plataforma do Sisu pega a nota da última pessoa classificada para cada curso, de acordo com o número de vagas disponibilizadas. Então, se um curso oferece 60 vagas, a nota da última pessoa, classificada na posição 50, será a nota mínima. Ou seja, essa é a nota de corte para acessar esse curso. Ela é disponibilizada junto ao resultado Sisu. 

Alunos classificados na chamada regular

Além de comemorar bastante sua classificação, após o resultado Sisu, é hora de fazer a matrícula! Para isso, você deve pesquisar no site da instituição que foi aprovado como esse processo é realizado e qual é a documentação necessária. 

Alunos não classificados na chamada regular

Não foi classificado na primeira chamada? Bom, você ainda tem chances nas outras chamadas, pois muitos estudantes desistem das vagas, devido há diversos fatores. 

Essas novas classificações acontecem pelo site do Sisu ou das próprias universidades, logo, você deve ficar bem atento, caso seja contemplado por uma vaga remanescente. 

Inscrição na lista de espera

Após o resultado Sisu, se você pretende concorrer a uma vaga remanescente, você deve optar pela lista de espera. Para fazer a manifestação de interesse, você deve acessar a própria página do programa, abrir seu o boletim e, dentro do prazo estabelecido, manifestar seu interesse nessas vagas que podem, eventualmente, sobrar. Além disso, você deve optar por uma das duas opções de curso escolhidas no momento da inscrição.

Outras formas de utilizar sua nota do Enem

Além da classificação no resultado Sisu, você pode utilizar sua nota do Enem para ingressar em algumas instituições particulares ou públicas por meio de complemento do vestibular, ou até mesmo para substituir os processos seletivos. 

Outra forma de utilizar o seu resultado são programas governamentais como Prouni e Fies, que você vai conhecer a seguir:

Prouni

O Prouni é um programa que oferece bolsas estudantis integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Já nas bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Além disso, só poderão se inscrever no Prouni os participantes que não possuírem diploma de curso superior,que tenham participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Outra especificidade, é que o estudante não pode ter tirado zero na redação.

Fies

Já o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, como o nome já diz, é um programa, oferecido pelo Ministério da Educação, que concede financiamento aos estudantes de instituições superiores não gratuitas e bem avaliadas pelo MEC. Ele conta com um modelo moderno de financiamento estudantil, que divide o programa em diferentes modalidades, e que possibilita juros que variam de acordo com a renda familiar do candidato.

Portugal

Além disso, você pode concorrer a vagas em universidades em Portugal. Você pode ter mais informações na página do Enem Portugal. Isso pode ser pensado como possibilidade de formação superior.

Agora você já sabe tudo sobre o resultado Sisu! Então que tal ler mais sobre faculdades que aceitam a nota do Enem e ingressar de vez no seu curso dos sonhos? 

Baixe os materiais gratuitos do Projeto Redação e estude sem precisar sair de casa!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000