Blog Projeto Redação

Confira quais são os tipos de redação para concurso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O período de preparação para os processos seletivos de cargos públicos é sempre bem importante para os participantes. Por isso, apesar de não serem cobrados em todas as seleções, saber quais são os tipos de redação para concurso pode ajudar muito, mesmo se não souber ainda qual concurso fazer

Primeiro, é relevante que você aprenda sobre a estrutura dos textos e sobre as correções. Assim fica mais fácil começar a treinar

Ao entender todas essas questões sobre as avaliações textuais, criamos este artigo para que você conheça mais sobre os pontos estruturais, avaliativos e, principalmente, quais são os tipos de redação para concurso, que costumam ser: dissertativos, narrativos ou descritivos. 

Estrutura das redações

Geralmente, mesmo nos diferentes tipos de redação para concurso, há uma singularidade estrutural. Isso acontece por haver uma estruturação básica, que consiste em: introdução,  desenvolvimento e conclusão. 

A maioria dos tipos de redação para concurso funcionam assim, o que faz com que seja mais fácil entender melhor sobre cada parte dos textos. Olhe só como é simples: 

Introdução

A introdução é o primeiro parágrafo do seu texto. Nela, independente dos tipos de redação para concurso, você vai apresentar alguns pontos específicos, em poucas linhas. 

Na primeira frase, você deve criar um tópico frasal que contextualize o leitor sobre o tema. A seguir, deve ser feita sua explicação e alguma confirmação com relação à informação apresentada e a temática proposta. 

De acordo com o gênero textual cobrado, você tem algumas opções para finalizar o parágrafo. Nos textos argumentativos você deve fazer uma tese, que deve conter seu posicionamento em relação ao tema. Já nos textos expositivos, você deve fazer apenas uma conclusão do que foi falado durante o parágrafo. 

Desenvolvimento

Essa parte pode variar entre dois ou três parágrafos, dependendo da quantidade de linhas disponibilizadas pela banca. Aqui, você deve desenvolver as principais características do gênero que está produzindo. 

No caso da dissertação, você irá apresentar os argumentos ou expor algo que está sendo explorado, assim como nos textos descritivos, em que você deve apresentar e expor situações e informações sobre o tema. Já na narração, há a necessidade de mostrar o contexto e fazer uma demonstração retilínea do que está sendo cobrado. 

Conclusão

No parágrafo conclusivo, você deve fazer uma retomada de tudo que foi apresentado e unir todas as informações, em forma de conclusão. Por isso, você deve sintetizar bem tudo que foi apresentado, para que fique claro o que pretendia dizer. No caso de textos argumentativos, é interessante que haja uma retomada da tese exposta.

Correção de redação para concurso 

No que se diz respeito às correções de textos para cargos públicos, temos uma certa variação de acordo com as bancas de avaliação e os tipos de textos para concurso. Por isso, é imprescindível que você leia o edital do exame que pretende prestar, mesmo que seja antigo, pois pode haver um padrão.

No entanto, uma boa dica é a utilização de plataformas de correção de redação online. Por meio desses serviços você pode começar a entender como funcionam as avaliações do seu texto. 

No caso do Projeto Redação, por exemplo, há o atendimento das seguintes bancas: PM GO, Correios, EAOEAR, MPE AM, Banco do Brasil, Defensoria Pública, TRT, CFO, TRE, Bombeiros, EsPCEx. 

Além disso, a correção se baseia em 5 critérios avaliativos, que são coerentes com muitas outras avaliadoras. São eles:

  1. Domínio da Norma Culta;
  2. Compreensão do tema;
  3. Atendimento ao Gênero Textual;
  4. Sofisticação do repertório sociocultural.

Com isso, os critérios são avaliados entre 0 e 20 pontos, somando, no final, 100 pontos. Assim, você pode começar a aprimorar suas técnicas e se preparar melhor para os textos. 

Quais são os tipos de redação para concurso

Bom, agora que você já entendeu sobre a estrutura dos textos, podemos apresentar os três tipos de redação para concurso citadas anteriormente. Mas, primeiro de tudo, lembre-se de conhecer bem os editais que deseja prestar e, também, de consultar as provas antigas. Assim, você não tem nenhuma surpresa na hora de fazer a prova e, além disso, pode se preparar melhor

Também é interessante que você aprenda sobre as estruturas textuais, como o esqueleto de redação para concurso, por exemplo. Com ele, você aprenderá a fazer sínteses do conteúdo e organizar melhor seu texto, a partir dessa estratégia. 

Tipo dissertativo

Os textos dissertativos são aqueles que expõem uma determinada situação ou ideia e fazem relação com um tema social. Dentro desse gênero, existem dois tipos de subgêneros: 

  • Dissertativo-argumentativo: este gênero é bem comum e comentado, devido à sua aplicação no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Sua principal característica consiste em defender um ponto de vista sobre o tema proposto. 
  • Dissertativo-expositivo: já no expositivo, você deve apenas informar o leitor sobre determinada situação, expondo fatos e informações sobre ela. Não é necessário convencer quem está lendo de nada, nem criar uma tese. 

Tipo narrativo

No que diz respeito aos textos narrativos, você deve fazer uma construção de uma determinada situação a partir das ações de indivíduos em um determinado tempo e espaço. Essa narrativa pode falar de eventos reais ou fictícios. Por isso, leia bem o comando da redação. Diferente dos outros tipos de redação para concurso, esse deve conter: 

  • narrador: é quem conta os fatos ocorridos no texto; 
  • enredo: é o conjunto dos eventos narrados; 
  • personagem: é quem pratica as ações narradas;
  • tempo: é o período em que os fatos ocorrem;
  • espaço: é o ambiente físico, psicológico ou social em que ocorrem os fatos.

Por meio dessas especificidades, você deve construir seu texto narrativo com: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho. 

Tipo descritivo

Por fim, temos os textos descritivos, que são cobrados dentro dos tipos de redação para concurso. Como o próprio nome diz, os textos descritivos descrevem pessoas, objetos, acontecimentos, fatos e outros. Nesse gênero, a descrição pode ser dividida em dois tipos: 

  • subjetiva: que evidencia as impressões e opiniões do autor;
  • objetiva: que procura descrever da forma mais exata e próxima da realidade, sem atribuir juízo de valor. 

Agora que você já conhece os tipos de redação para concurso, que tal aprender mais sobre como fazer redação para concurso, em nosso próximo artigo? Assim você estará cada vez mais próximo da vaga desejada! 

Quer garantir a sua nomeação? Confira 14 dicas imperdíveis sobre como estudar para concurso público.

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000