Blog Projeto Redação

9 dicas de interpretação de texto para você arrasar nas provas de seleção

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Não só para aqueles que vão fazer o Enem, vestibular ou concurso público, as dicas de interpretação de texto são importantes em todos os âmbitos de nossas vidas. Isso acontece, pois, o tempo todo temos acesso às produções textuais, sejam elas escritas, orais, ou em forma de imagem. 

Pensando nessa relevância, fizemos este artigo com 9 dicas de interpretação de texto que vão ajudar você a melhorar seu entendimento textural. Bora conferir? 

1. Leia muito

A primeira dica de interpretação de texto é muito intuitiva, pois trata-se da criação de uma rotina de leitura. Por meio disso, você consegue uma abrangência maior do seu vocabulário e do conhecimento de estruturas linguísticas como sinônimos e conectivos.  

Mais um benefício desse hábito é a ambientação da sua mente a diferentes tipos de produção. Para ampliar esse aprendizado, você pode ouvir podcasts, assistir vídeos e ler tirinhas, pois elas são grandes aliadas no entendimento textual. 

Também sobre o mesmo tópico, mais uma das dicas de interpretação de texto, é fazer a leitura lentamente, principalmente na primeira vez. Isso irá ajudar você a entender e analisar a formação e estrutura do que está sendo lido.  

2. Conheça diferentes gêneros textuais

Os gêneros textuais são grupos nos quais os tipos de textos são divididos, conforme suas suas características mais determinantes. Com isso, é possível saber quais são os propósitos e o público alvo do que foi escrito. Assim, mais uma das dicas de interpretação de texto, é conhecer e entender sobre os diferentes gêneros. 

Por meio disso, você irá aprender a identificar melhor quais são as individualidades de cada um desses tipos e, assim, já saber o que deve ser levado em consideração na hora de ler. 

Um exemplo disso é o Enem, que costuma cobrar notícias, artigos e charges nas questões objetivas e nos textos motivadores da redação. No entanto, por mais que não pareça, esses gêneros são explorados em todas as áreas de conhecimento, não só em Linguagens. Então é imprescindível que você pesquise sobre os principais gêneros dentro do processo seletivo. 

3. Observe os detalhes

Quando se trata de entender o que está sendo dito, temos que ficar muito atentos a todas as informações que estão dentro da construção textual. Dessa forma, é relevante que você observe todas as imagens, expressões, gráficos e outros, que são apresentados. 

Também é preciso observar como deve ser feita a leitura desses ícones, prestando atenção nas cores e posicionamentos dentro da estrutura. Assim, podemos considerar uma das dicas de interpretação de texto mais interessantes, então fique atento.

4. Marque as ideias mais importantes

Outra das dicas de interpretação de texto é fazer a marcação das ideias mais importantes e dos comandos das questões. Você pode fazer isso por meio de esquemas de cores e, no caso de processos seletivos em que você só pode utilizar uma cor de caneta, você deve circular as informações e palavras mais relevantes. 

No caso de comandos de questões é interessante que você sempre destaque a palavra principal como em: “Assinale a alternativa em que existe uso incorreto de preposições”. Neste caso, é possível notar que foi marcado de forma mais visível a palavra “incorreto”, e também, de maneira menos enfatizada, a palavra “preposição”. Assim, fica mais fácil para que você faça a relação do que está sendo pedido.

5. Coloque as orações na ordem direta

Para que você faça uma associação mais clara e lógica das informações, uma dentre as dicas de interpretação de texto é utilizar a ordem direta da língua, formada da seguinte forma: SUJEITO + PREDICADO + COMPLEMENTO. 

Para entender melhor sobre esse tipo de ordem, você pode fazer vários exercícios, principalmente no momento de leitura. Assim, você conseguirá perceber mais claramente o que está sendo dito.

6. Leia o texto mais de uma vez

No que podemos pensar sobre as dicas de interpretação de texto, a leitura, comentada anteriormente, é uma das mais importantes. No entanto, muitas vezes, quando lemos, ainda ficam diversas dúvidas sobre o que foi lido. Sendo assim, é muito necessário que você retome a leitura e a faça quantas vezes for preciso, principalmente no caso de enunciados de questões mais complexas. 

Já no caso de artigos e textos literários, você pode contar com resumos e resenhas na internet, que podem te ajudar a compreender melhor o texto 

7. Marque as palavras que você não conhece

Não é segredo para ninguém que sempre estamos em um processo de aprimoramento vocabular, não é mesmo? Então, não se sinta mal por não entender o significado de uma determinada palavra. Sempre que não entender ou não souber o que quer dizer alguma expressão, é só marcar e procurar no dicionário em seguida. Isso irá te ajudar na leitura de outros textos, posteriormente.

Além disso, existem diversas páginas de sinônimos que podem ser ótimas dicas de interpretação de texto, pois elas podem te ajudar a assimilar uma palavra difícil com outra que você já conhece. 

8. Pratique com memes

Embora pareça uma tarefa chata, você pode utilizar dicas de interpretação de texto que sejam divertidas, como a utilização de memes. Você deve estar pensando: “como vou usar textos informais para estudar?”, certo? Pois você pode utilizar postagens de redes sociais, como memes no Instagram, para aprimorar seu entendimento textual, não precisa ser somente livros eruditos e complicados, ok?  

9. Faça resumos

Assim como para outros tipos de aprendizagem, uma das dicas de interpretação de texto é fazer resumos. Esse método é utilizado desde o começo da nossa formação, tanto nos anos escolares, como na preparação para diversos processos, como concursos públicos.  

Isso pode ajudar você, principalmente, a escrever com suas palavras as informações que estão presentes nos textos. Assim, você aprimorará mais seus métodos cognitivos e terá um ótimo entendimento sobre interpretação textual. 

Gostou das dicas de interpretação de texto? Então que tal ler também sobre como ter inspiração para escrever em nosso próximo artigo? 

Pratique com 848 exercícios de interpretação de texto para mandar bem nos vestibulares e concursos!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000