Blog Projeto Redação

Como montar um cronograma de estudos de forma simples

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O planejamento dos seus estudos é uma parte tão essencial quanto o tempo dedicado a aprender os conteúdos, pois te ajuda a visualizar melhor o que é mais importante e a utilizar seu tempo de forma mais inteligente. Por isso, é essencial entender como montar um cronograma de estudos. 

A partir disso, vamos te ajudar a se preparar melhor para os processos de seleção, seja Enem, vestibulares ou concursos públicos

O que é um cronograma de estudos?

Esse mecanismo, como foi dito anteriormente, é uma forma de auxiliar você no melhor uso do seu tempo e na seleção de conteúdos. Portanto, ele é de grande ajuda a organizar sua rotina e definir horários. 

Existem vários formatos para serem escolhidos, quando falamos sobre como montar um cronograma de estudos, como agendas, notas adesivas, quadros de horários e outros. Para selecionar qual mais se adequa à sua rotina, você deve conhecer quais são os estímulos que mais são válidos para você. 

Quais os benefícios de um cronogramas de estudos?

Embora você possa achar que é besteira, saber como montar um cronograma de estudos que se aplique bem à sua rotina é essencial. Com isso, você terá vários benefícios e cumprirá seus objetivos com mais facilidade. 

Algumas das vantagens desse tipo de planejamento são: 

  • entendimento das suas dificuldades e facilidades em relação ao conteúdo;
  • gestão de tempo;
  • estipulação de conteúdo;
  • estudo de forma saudável;

Como montar um cronograma de estudos? 

Como você já entendeu o que é e para que serve essa organização, separamos algumas dicas sobre como montar um cronograma de estudos. Confira a seguir: 

1. Respeite seus limites

A primeira coisa que deve ser pensada sobre como montar um cronograma de estudos é sobre sua realidade. Não adianta nada criar um planejamento baseado em outros estudantes e influenciadores, se você não consegue manter sua qualidade de vida ou passa dos seus limites de disponibilidade de tempo ou do seu psicológico. 

2. Analise sua rotina

Em seguida, você deve fazer um quadro de horários para analisar sua rotina, nele deve conter seu horário de dormir, acordar, almoçar e outras atividades. A partir disso, é possível notar quais os horários e dias mais adequados para incluir as atividades. Também é importante prestar atenção se tem aulas das disciplinas no dia de estudo, por exemplo, para desenvolver estratégias de entendimento dos conteúdos. 

3. Organizar o local de estudos

Além da parte estrutural e emocional, o espaço físico também é muito importante quando pensamos em como montar um cronograma de estudos. Isso acontece, pois há uma grande relação entre o espaço em que você está e a forma com que sua mente funciona. Então, se você está em um local organizado, seu processo de aprendizado poderá ser mais eficaz, coerente e você terá uma melhor concentração

4. Separe horários para descanso

Mais uma dica valiosa sobre como montar um cronograma de estudos é sempre separar horários para descanso e lazer. Seu bem-estar também é muito importante para o processo de preparação e aprendizado. Então utilize esse tempo para descansar e fazer coisas que você gosta. 

5. Cuide da sua saúde mental

Em momentos em que estudamos para o Enem e outros processos seletivos, costumamos passar por várias questões que podem levar à ansiedade e até mesmo à depressão. Portanto, prestar atenção nesses sinais é muito importante para que você possa procurar ajuda. Uma boa dica é fazer terapia com algum profissional qualificado e não se sobrecarregar, sempre respeitando seus limites, como foi dito anteriormente. 

6. Intercale conteúdos diferentes

Mais um método que pode ser utilizado em como montar um plano de estudos é intercalar os conteúdos de acordo com vários parâmetros. Você pode fazer isso por ordem de dificuldade, intercalando matérias que considera mais fáceis, ou por área de conhecimento, por exemplo.

7. Aplique diferentes métodos de estudos

Existem muitos métodos de estudo diferentes para aprender sobre diversos assuntos, mas quando pensamos sobre como montar um cronograma de estudos é preciso começar a planejar qual deles será aplicado. Por isso, faça uma pesquisa sobre essas técnicas e considere incluí-las no seu planejamento. 

8. Tenha hábitos saudáveis

Por fim, tente manter uma vida saudável, com bons hábitos alimentares e práticas esportivas. Isso deve ser feito, pois o processo de estudo é muito importante, mas a parte de resistência para a prova que vai prestar, que costuma durar muitas horas, também deve ser preparada.

Estrutura de um cronograma de estudos

Para finalizar, vamos mostrar como montar esse cronograma. Ele pode ser feito em uma folha de papel A4, dividida em vários quadrinhos, como um calendário, que pode ser colada em sua parede. 

Também existe a opção de utilizar aplicativos em que você coloca os conteúdos e eles te mostram como você deve estudar. 

Além disso, temos a boa e velha agenda e os planners em que você pode anotar todos os detalhes da atividade do dia e, também, utilizar como uma espécie de diário. Isso pode ajudar a criar uma análise de desempenho, que pode fazer com que você mensure melhor seu processo de aprendizagem. 


Agora é só colocar em prática as dicas de como montar um cronograma de estudos e ler nosso próximo artigo, sobre como estudar para o Enem

Pratique com 848 exercícios de interpretação de texto para mandar bem nos vestibulares e concursos!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000