Blog Projeto Redação

8 dicas de redação para concurso que vão te ajudar a melhorar seu desempenho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Apesar de não ser parte da primeira etapa de todas as bancas de seleção, a redação é uma das partes mais importantes das provas. Isso pode ser percebido, principalmente, no que diz respeito ao diferencial em relação aos outros participantes. Por isso, é importante sempre ficar antenado(a) em dicas de redação para concurso público. 

Neste artigo, vamos apresentar 8 formas de melhorar seu texto para exames de seleção para cargos públicos. Dessa forma, você poderá desenvolver, cada vez mais, sua escrita. 

1. Conheça a banca

Assim como as avaliadoras de vestibulares e outros processos de seleção, as bancas de concurso também possuem suas especificidades nos critérios avaliativos. 

Desse modo, é necessário que você conheça quem é responsável pela elaboração e correção do seu exame. Uma forma pertinente de adquirir estes conhecimentos é estudar bem o edital, para que entenda mais sobre o gênero que será cobrado e as categorias de avaliação. Assim é mais fácil encontrar mais dicas de redação para concurso e conseguir a tão sonhada vaga.

2. Estude temas atuais

Depois de escolher qual concurso fazer e conhecer a banca examinadora, é interessante que comece a prestar bastante atenção no que está acontecendo no mundo, pois as atualidades são bastante cobradas tanto nas questões objetivas quanto na redação. 

É significativo também procurar provas antigas e conhecer temas que já foram cobrados anteriormente, pois, assim, você poderá entender como são explorados os temas dentro das avaliações. Logo, há diversas dicas de redação para concurso que podem te ajudar a estudar atualidades para concurso

3.Revise as regras gramaticais 

Entender sobre a língua portuguesa é necessário não só na hora da redação, mas na prova objetiva também. A partir disso, podemos perceber que é necessário entender melhor sobre as questões de concordância, uso de preposições, hífen, classes de palavras e outras regras gramaticais. 

Algumas formas mais viáveis de fazer seus estudos é procurar por exercícios de gramática, assistir vídeoaulas e ler artigos sobre os temas que você tem mais dúvidas. É possível encontrar dicas de redação para concurso, que estão ligadas às regras gramaticais, em blogs de educação. 

4. Tenha um bom repertório sociocultural

Uma das principais coisas que precisamos para estudar redação é ter conhecimento sobre o repertório que será apresentado. Isso pode estar relacionado ao vocabulário, que será tratado no próximo tópico, ou às estratégias argumentativa.

Ter uma boa coletânea sociocultural pode ajudar a deixar seu texto mais rico e, também, a comprovar seus argumentos. Isso inclui fazer boas citações, referências e apresentar dados que comprovem o que está sendo discutido

5. Utilize um bom vocabulário

O tipo de vocabulário abordado no seu texto será uma das coisas que terá um grande peso na avaliação da sua redação. Por esse motivo, é imprescindível que não haja uso de gírias, mas também não é necessário que haja um vocabulário rebuscado. 

Bom, é notável que demonstrar um bom conhecimento  léxico faz com que eu texto tenha um grande diferencial. Portanto, algumas dicas de redação para concurso, relacionadas ao vocabulário, podem ser apresentadas, como: evitar repetições, utilizar conectivos e utilizar sinônimos. 

6. Aprenda a lidar com o tempo

Existem diferentes formas de aplicação de provas de concurso. Algumas provas possuem apenas as questões na primeira etapa, outras possuem redação já na primeira avaliação, mas possuem mais de um dia de aplicação. Já outras aplicam a prova objetiva e a redação juntas. 

É preciso, então, que você conheça a forma que será aplicado seu exame. Depois disso, é só criar estratégias para dividir melhor o tempo que você terá para fazer sua redação. 

Após entender sobre o prazo que estará disponível, você deve começar a praticar sua escrita dentro desse limite de horas, mas sem desespero. Com isso, você pode procurar dicas de redação para concurso e ideias de esqueleto de redação

7. Utilize plataformas de correção

Para te ajudar a treinar bastante seus textos e ter noção do que você precisa melhorar, você pode contar com a ajuda de plataformas de correção. Esse tipo de serviço, que está disponível atualmente, pode te ajudar muito na hora de entender como escrever um texto e de mensurar o crescimento de desempenho. 

Plataformas, como o Projeto Redação, corrigem os textos dos alunos e ajudam na melhora de desempenho. O que é essencial na hora de ter uma boa nota, para, assim, conseguir bons cargos.

8. Revise seus textos

Por fim, é interessante que seja criado o hábito de revisar seu próprio texto e tentar encontrar possíveis erros. Sempre que receber um texto corrigido, você pode analisar o que foi marcado como erro e tentar assimilar isso em outros textos. 

No início dos estudos, é proveitoso que leia seus textos em voz alta, assim poderá identificar com mais facilidade os desvios. Após mais tempo de estudo, você já conseguirá fazer essa revisão em voz baixa e identificar, cada vez mais, se há algum equívoco. 

Essas foram nossas dicas de redação para concurso. Agora que você sabe bastante sobre a escrita de textos para esses processos seletivos, que tal ler mais um artigo sobre como passar em concursos públicos?  

Quer garantir a sua nomeação? Confira 14 dicas imperdíveis sobre como estudar para concurso público.

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000