Blog Projeto Redação

7 regras de concordância nominal para não errar na redação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Quem está se preparando para o Enem já sabe que redigir textos, semanalmente, é muito importante para garantir uma boa nota na redação. Por isso, entender algumas regras de concordância nominal é muito importante para garantir uma produção escrita digna de nota 1000.

Afinal, a primeira competência que a avalia a redação do Enem cobra o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Então, evitar erros de concordância é mais do que fundamental.

E, como esse é um dos erros mais cometidos pelos estudantes, hoje preparamos um post com 7 regras de concordância nominal para você tirar todas as suas dúvidas. Vamos lá?

Concordância nominal: Gif de um homem gritando, empolgado, “let’s go”

O que é concordância nominal?

A concordância nominal é a relação entre o nome (substantivo) e seus modificadores (pronome, artigo, adjetivo, numeral) quanto ao gênero (feminino ou masculino) e número (plural ou singular).

Dessa forma, quando falamos sobre “as meninas” devemos concordar com o gênero feminino e o plural, por exemplo: 

As meninas estudiosas entraram na universidade.”

Então, para ficar mais evidente como colocar isso em prática, a seguir vamos falar mais sobre 7 regras de concordância nominal. 

Primeira regra

A primeira regra de concordância nominal estabelece que o adjetivo sempre deve concordar em gênero e número quando se referir a um único substantivo.

Veja os exemplos:

  • Os sapatos sujos denunciavam a fuga.
  • A menina estudiosa foi aprovada no vestibular.
  • O funcionário dedicado foi recompensado.

Dessa forma, nos exemplos acima os adjetivos “sujos”, “estudiosa” e “dedicado” concordam com os substantivos “sapatos”, “menina” e “funcionário”, respectivamente.

Segunda regra

Já a segunda regra de concordância nominal ocorre quando o adjetivo se referir a mais de um substantivo e pode acontecer de quatro formas, sendo elas:

a) Quando o adjetivo estiver anteposto ao substantivo, ele deve concordar em gênero e número com o substantivo mais próximo

Confira:

  • Encontramos jogadas as roupas e os sapatos.
  • Encontramos jogados os sapatos e as roupas.
  • Encontramos jogado o vestido e os sapatos.

Nesses casos, os adjetivos “jogadas”, “jogados” e “jogado” estão concordando com os substantivos mais próximos a eles, que são “roupas”, “sapatos” e “vestido”, respectivamente. 

b) Quando os substantivos indicarem nomes próprios ou algum parentesco, o adjetivo deve sempre concordar no plural

Veja os exemplos: 

  • As divertidas Carla e Aline foram ao evento.
  • Conversei com os cativantes primos e primas da Laura.

Nos casos acima, o adjetivo “divertidas” está concordando com os nomes próprios “Carla e Aline” e o adjetivo “cativantes” com o parentesco “primos e primas”.

c) Quando o adjetivo estiver posposto ao substantivo, ele deve concordar com o substantivo mais próximo ou com todos eles

Confira:

  • O restaurante oferece comida e atendimento maravilhoso.
  • O restaurante oferece atendimento e comida maravilhosa.
  • O restaurante oferece atendimento e comida maravilhosos.

Nos dois primeiros exemplos, o adjetivo “maravilhoso” está concordando com o substantivo mais próximo e, no último exemplo, está concordando com ambos.

Vale lembrar que quando houver substantivo masculino e feminino, você deve concordar usando o gênero masculino no plural.

d) Quando os substantivos estiverem no mesmo gênero, o adjetivo pode ficar no singular ou no plural

Veja a seguir:

  • O atendimento e o ensino diferenciado do Projeto Redação me levaram a escolher a plataforma.
  • O atendimento e o ensino diferenciados do Projeto Redação me levaram a escolher a plataforma.

Ou seja, nos exemplos acima os substantivos “atendimento” e “ensino” estão no gênero masculino e o adjetivo “diferenciado” aparece no singular, no primeiro caso e, no plural, no segundo caso.

Terceira regra

A terceira das regras de concordância nominal determina que, em expressões formadas pelo verbo ser + adjetivo, o adjetivo deve concordar com o substantivo se este for modificado por um artigo ou qualquer outro determinativo.

Veja:

  • Água é bom para o organismo.
  • A água é boa para o organismo.

Bom, no primeiro caso o substantivo “água” concorda com o adjetivo “bom” por não existir nenhum artigo. Mas, no segundo caso, o artigo “a” antes do substantivo “água” faz com que a concordância certa com o adjetivo seja “boa”. Lembrando do verbo “ser” que conecta essas duas palavras. 

Quarta regra

Nessa regra, o adjetivo deve sempre concordar em gênero e número com os pronomes pessoais a que se refere.

Confira os exemplos:

  • Eu os vi ontem tristes após o acidente.
  • Eu as vi animadas com a festa.

Nesses casos, os adjetivos “tristes” e “animadas” estão concordando com os pronomes pessoais oblíquos “os” e “as”, respectivamente.

Quinta regra

Já na quinta regra de concordância nominal, quando há expressões formadas por pronome indefinido neutro (nada, algo, muito, tanto, etc.) + preposição “de” + adjetivo, este último, geralmente, é usado no masculino singular.

Veja:

  • As meninas tinham algo de estranho.
  • Fomos ao parque e não vimos nada de divertido.

Ou seja, como os adjetivos “estranho” e “divertido” estão concordando com os termos “algo” e ‘“nada”, eles ficam no gênero masculino e no singular. 

Sexta regra

Já a sexta regra estabelece que a palavra “só”, quando equivale a “sozinho”, tem função adjetiva e concorda, normalmente, com o nome a que se refere.

Confira os exemplos:

  • Renato ficou em casa.
  • Bianca e Carlos ficaram sós no escritório.

No primeiro caso, “só” fica no singular porque está se referindo apenas ao termo “Renato”, mas, no segundo caso, fica “sós” no plural porque concorda com os termos “Bianca e Carlos”.

Sétima regra

Por fim, a sétima das regras de concordância nominal determina que quando um único substantivo é modificado por dois ou mais adjetivos no singular, podem ser usadas as seguintes construções:

a) Deixar o substantivo no singular, colocando o artigo antes do último adjetivo

Veja:

  • Admiro a cultura italiana e a japonesa.

Ou seja, o substantivo “cultura” permanece no singular, mas o artigo definido “a” é colocado antes do último adjetivo “japonesa”.

b) Deixar o substantivo no plural, omitindo o artigo antes do adjetivo

Veja:

  • Admiro as culturas italiana e japonesa.

Então,  nesse caso não há artigo antes do adjetivo “japonesa”, mas o substantivo “cultura” foi para o plural, concordando com os adjetivos “italiana e japonesa”.

Com essas regras de concordância nominal fica mais fácil evitar alguns errinhos na hora de escrever a sua redação. E, se você quer melhorar ainda mais a sua produção escrita, veja também o nosso post com 15 dicas para a redação do Enem.

Baixe gratuitamente a folha de redação guiada do Projeto Redação e entenda tudo o que o seu texto precisa ter para receber a nota 1000

 

admin

admin

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000