Blog Projeto Redação

Confira 6 dicas de como estudar redação para concurso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Pensando em esclarecer tudo sobre como estudar redação para concurso, montamos um passo a passo infalível para você.

Sabemos que não são todos os concursos públicos que exigem a produção de uma redação, mas quando isso acontece, normalmente, muitos(as) candidatos(as) se atrapalham. 

Alguns pensam que apenas escrever tudo dentro da norma padrão vai funcionar. Já outros acreditam que há fórmulas milagrosas para fazer um bom texto para concurso.

Porém, fixados(as) nisso, muitos(as) candidatos(as) deixam de se preparar e acabam perdendo muitos pontos nos exames, até porque, quando temos redação na prova, ela tem sempre um peso significativo para garantir a sua aprovação.

1. Atenção ao tema

Como falamos anteriormente, é muito comum os(as) candidatos(as) acharem que para fazer uma boa redação basta escrever tudo dentro das normas gramaticais.

Mas não é bem por aí o caminho de uma nota máxima. Caso você escreva um texto impecável em relação à Língua Portuguesa, mas não faça uma boa abordagem temática, a sua redação não será bem avaliada.

Diante disso, antes de se preocupar com a forma, dedique-se ao conteúdo do seu texto. Até porque a função de uma redação em processos seletivos está muito mais direcionada à habilidade de articular ideias e argumentos em relação ao tema proposto.

Para saber como estudar redação para concurso, mantenha-se atualizado(a)!

Os temas de redação para concurso sempre apresentam para discussão assuntos da atualidade. Dessa forma, é indispensável estar antenado(a) no que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Visto que é extremamente valioso estar por dentro do que está acontecendo, a nossa primeira dica para saber como estudar redação para concurso é ler bons jornais e revistas.

Ao acompanhar publicações de qualidade, você poderá se informar ao ler notícias, reportagens e artigos de opinião do periódico em questão.

Esta última observação, sobre ler os artigos de opinião, é algo que muitos(as) candidatos(as) não se dedicam. 

Mas não seja mais um(a), aproveite para se informar de forma crítica ao entrar em contato com as opiniões de especialistas dos assuntos discutidos.

O que fazer se você não souber nada sobre o tema cobrado?

Como é de conhecimento de todos(as), não há como adivinhar o tema que será cobrado. Por isso, indicamos anteriormente sempre manter-se atualizado(a).

Mas ainda que você esteja ligado(a) em tudo o que está acontecendo, pode ser que o tema da vez não seja o que você mais domina. Então, o que fazer?

Saiba ler, interpretar e usar os textos motivadores que estão na coletânea!

Infelizmente, muitos(as) concurseiros(as) não dão a devida importância para um dos materiais mais importantes da prova de redação: a coletânea.

É isso mesmo, essa é uma das partes mais importantes da sua prova, uma vez que os textos motivadores que ali estão foram minuciosamente selecionados pela banca avaliadora. Portanto, para evitar o famoso “deu branco”, não desconsidere esta etapa!

E se foi a banca que escolheu tudo, para que você consiga se aproximar mais ainda do que ela espera da sua redação, nada mais sábio do que ler, interpretar e ter tudo aquilo como seu aliado para fazer uma redação nota máxima!

Então, não há mais desculpa para não se dedicar ao conteúdo do seu texto. Há duas saídas infalíveis para garantir uma boa abordagem temática na hora da prova!

2. Planeje o seu texto de acordo com o que foi pedido pela Banca Examinadora

Ainda na ideia de que temos que aproveitar tudo que a banca nos oferece na prova, chegamos a mais uma dica valiosa para quem quer saber como estudar redação para concurso e ser aprovado(a).

Além de ignorar a leitura crítica da coletânea, muitos(as) concurseiros(as) não se atentam às condições de produção exigidas na proposta de redação.

Atente-se às condições de produção da redação

  1. Coloque o título se for exigido
  2. Atenção ao mínimo e ao máximo de linhas estipulados.
  3. Se o tema for em forma de pergunta, deixe a resposta clara ao longo de seu texto.
  4. Se alguns tópicos sobre a discussão temática forem obrigatórios, certifique-se de que todos estarão claramente desenvolvidos ao longo de seu texto.
  5. Cuidado com as assinaturas na prova; é raro, em processos seletivos, ser exigido que você assine a sua redação. Caso você faça isso sem que tenha sido uma exigência, você terá sua prova anulada.

Saber como estudar redação para concurso é, antes de tudo, dominar estratégias de planejamento textual!

Agora que você já sabe que há algumas condições que devem ser atendidas para que seu texto seja, de fato, bem avaliado pela banca, é hora de planejar como ele será desenvolvido.

Para ficar mais fácil ainda saber como estudar e planejar uma redação para concurso, montamos um passo a passo específico para este tópico, vamos lá?

  1. Ao ler os textos da coletânea, vá sublinhando as principais ideias que estão diretamente relacionadas com a frase temática.
  2. Depois de terminar a leitura dos textos motivadores, separe por tópicos as ideias que você sublinhou. A ordem para montar este esquema é colocar nos primeiros lugares as ideias que você mais domina.
  3. Feito isso, é hora de selecionar entre 2 e 3 ideias. Escolha as que você tem mais conhecimento para desenvolver ao longo de seu texto.
  4. Para cada um das ideias que você selecionou, faça mais dois ou três tópicos sobre o que você poderia usar para desenvolvê-las em seus parágrafos da redação.
  5. Escolha qual dessas ideias são mais interessantes para a introdução, qual será melhor aparecer no segundo parágrafo e qual faz mais sentido estar presente no terceiro parágrafo de desenvolvimento.
  6. Depois que essa ordem foi elaborada, pense como essas ideias poderão ser retomadas em sua conclusão. Aqui, é interessante pensar que você não vai apenas repetir o que foi falado, mas vai retomá-las para chegar a uma ideia crítica final.

3. Revise o seu texto

Depois que o planejamento textual foi feito, é hora de passar todas as ideias, seguindo a organização que você montou, para a folha definitiva.

Caso você tenha tempo de fazer um rascunho, ótimo, faça isso, pois é uma ótima oportunidade de, ao passar a limpo para a versão definitiva, reparar possíveis desvios.

Mas e se eu não tiver tempo para fazer rascunho e depois passar a limpo? É aí que entra a importância de fazer uma revisão da versão final de sua redação. 

Tendo em vista que o seu planejamento textual foi cuidadosamente elaborado, respeitando cada passo a passo, o que restará para sua revisão serão pequenos desvios que podem ser facilmente resolvidos.

Será uma vírgula que passou, ou aquela que ficou faltando naquela frase. Pode ser também aquele acento que foi esquecido ou aquela concordância que passou longe de estar de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa. 

Pensando que o tempo, normalmente, não é algo que temos de sobra quando estamos fazendo uma prova de concurso público, indicamos que você se dedique ao máximo a um bom projeto textual para que a revisão seja apenas a cereja do bolo!

4. Atenção à modalidade padrão da língua portuguesa

Já que estamos falando de reparar os possíveis desvios que podem aparecer em sua redação, vamos esclarecer alguns pontos importantes sobre a modalidade padrão da língua portuguesa.

Ainda que apenas escrever um texto impecável gramaticalmente falando não seja suficiente para uma boa nota na redação, não podemos, de forma alguma, ignorar que seremos avaliados(as) de acordo com a norma padrão de nossa língua.

Portanto, durante a sua jornada preparatória, você deve sempre estar atento(a) aos desvios que você mais comete para ir sanando os problemas aos poucos.

Se identificou que está errando muita vírgula, por exemplo, estude os casos que mais estão te dando dor de cabeça. 

Além disso, é necessário ter em mente que alguns desvios nunca devem ser cometidos, pois prejudicarão muito a sua nota.

  • Evite a oralidade.
  • Gírias e expressões populares não são interessantes nas redações para concurso.
  • Não faça abreviações indevidas.
  • Cuidado com vícios de linguagem, a exemplo do gerundismo e do “queismo”.

5. Cronometre o tempo 

Para finalizarmos o nosso passo a passo de como estudar redação para concurso, vamos à dica que vai garantir que tudo o que foi planejado seja concluído a tempo.

Infelizmente, sabemos que o tempo durante uma prova de concurso pode ser o terror de muitos(as) concurseiros(as). Mas, como já falamos por aqui, nada que estratégia e organização não resolva o seu problema. 

Como cronometrar o tempo ideal para saber como estudar redação para concurso?

É comum que as pessoas não se dediquem aos estudos da redação, e isso, infelizmente, prejudica muitos(as) candidatos(as) no resultado final.

Mas, como não é isso que queremos para você, fique atento(a) ao que organizamos para você garantir uma nota máxima na redação e, consequentemente, a sua aprovação.

Com certeza, ao montar o seu plano de estudos para sua jornada preparatória, você reservou horários para execução de provas anteriores, certo? 

Pois bem, você também vai simular a prova de redação quando for realizar os simulados. Isso fará com que você perceba quanto tempo disponível você tem para produzir a sua redação com excelência.

Normalmente, os(as) candidatos(as) têm de 1 hora para realização da prova de redação no dia do exame. É com essa variação que você trabalhará como meta a ser atingida.

Caso você consiga realizar todo o passo a passo que indicamos aqui em 1 hora, ótimo. Mas se você ultrapassar esse tempo, é necessário mais dedicação às etapas de produção para verificar em qual parte está mais travado.

Para avaliar o seu desempenho, é extremamente importante que o estudo de redação tenha horários reservados em seu cronograma de estudos.  Diferentemente das outras disciplinas, redação não precisa ser estudada todos os dias, mas é necessário que você dedique de 3 a 4 horas semanais às produções textuais!

6. Conte com o apoio de corretores

Como falamos anteriormente, a prática de redação deve estar inserida no seus cronograma de estudos semanalmente. Mas talvez esteja se perguntando: como avaliar se meu desempenho na produção textual está melhorando?

Bom, hoje existem plataformas online, com um preço acessível, que oferecem correções de redação com feedbacks completos, monitoria, gráficos de desempenho, corretores profissionais e diversos temas sobre atualidades.

Dessa forma, enviando a seu texto para correção, ficará mais fácil estudar redação para concurso, já que você conseguirá acompanhar os seus erros e acertos, além do seu desempenho geral.

Além disso, quanto mais temas você praticar, mais por dentro dos assuntos atuais você precisará estar. O que pode de ajudar a não ser pego de surpresa por algum tema no dia oficial da prova.

Agora que você já sabe como estudar redação para concurso, que tal começar a praticar com uma plataforma online? Confira os nossos planos de correção e receba as devolutivas completas agora mesmo!

Quer melhorar a sua produção textual para concursos?

Utilize o cupom CONCURSEIRO e receba 15% de desconto nos planos do Projeto Redação!

 

Mariana Pacheco

Mariana Pacheco

Letrista da UFG. Educadora por aí. Mestra das redações. Fã das minhas cachorras e de texto bão!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000