8 passos sobre como estudar atualidades para concurso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

No que diz respeito às provas de concursos públicos, o segmento relacionado às atualidades possui grande relevância. Isso acontece pois os assuntos atuais são cobrados em temas de redação e questões abertas ou fechadas, o que aumenta a significância desse conteúdo na avaliação de provas de seleção. Por isso, é importante saber como estudar atualidades para concurso.

Apesar de se tratar de tópicos apresentados em destaque dentro das grandes mídias, há determinada abrangência abundante de assuntos, o que dificulta a definição de um propósito de estudos. 

Nesse artigo separamos 8 dicas sobre o estudo de atualidades para, assim, te ajudar a passar em um concurso público.  

1. Conheça bem o edital

O primeiro passo é criar uma rotina de estudos e saber qual concurso fazer. Atualmente, existem diversos tipos de concursos em todo o país, por isso há provas que englobam saberes mais específicos de determinada área. 

Dessa forma, é necessário o conhecimento do tipo de avaliação do seu exame. Pois a fim de explicitar os métodos de análise e os conteúdos dos exames, os editais são lançados com todas as informações que o participante precisa saber em relação à prova. 

Então, a partir da leitura do edital atual, ou de exames anteriores, é possível entender, explicitamente, como as atualidades serão cobradas e qual a área de abrangência do conteúdo avaliado. 

2. Procure fontes confiáveis

Por consequência do aumento de notícias falsas no contexto mundial, é fundamental que haja determinada formação de um material de estudos baseado em fontes confiáveis. Conforme já foi dito anteriormente, as atualidades são de extrema importância dentro do que é cobrado no concurso, por isso é uma das partes interessantes para começar os estudos.

Portanto, faz-se mister que haja muito cuidado ao selecionar as informações utilizadas para se informar. Mais que um dever de cidadania, possuir um conhecimento é de suma importância para sua nota final no processo de seleção. 

Dessa maneira, o conhecimento de mídia de referência é algo que deve ser naturalizado em sua vida. A partir disso, você deve criar rotinas de leitura de jornais nacionais e internacionais, de renome, que falem sobre assuntos necessários para sua aplicação. Isso é uma forma de entender como estudar atualidades para concurso.

3. Conheça os temas de outras edições

Principalmente no que se refere à redação dos concursos, há determinados tipos de temas específicos que são cobrados. Com isso, é importante que você conheça sempre as temáticas passadas de provas da mesma banca, para que, assim, encontre certa linearidade no que é proposto. 

Outros pontos que também devem ser observados são os editais de concursos da mesma banca de aplicação. Com eles você pode notar se houve ou não alteração na forma de avaliação e entender como estudar atualidades para concurso. 

4. Faça resumos 

Mais uma dica interessante é a feitura de resumos. Com base nas informações adquiridas nas suas pesquisas sobre determinados temas, você pode fazer esquemas, mapas mentais e resumos com as informações importantes sobre tais assuntos.

Apoiado nessas sínteses, você pode criar estratégias mais características e desenvolver técnicas pessoais sobre como estudar atualidades para concursos. Isso vai ajudar a conhecer seus métodos de aprendizagem e desenvolver sua memória. 

5. Considere diferentes pontos de vista

Como já mencionado previamente, as fake news têm sido assunto recorrente nas discussões atuais. Isso deve ser considerado sempre que pensarmos em como estudar atualidades para concurso, pois as informações cobradas pelos avaliadores serão corrigidas por meio dos fatos propriamente ditos. 

Logo, sempre considere pontos de vista diferentes sobre o mesmo assunto para avaliar um problema por diferentes perspectivas e avaliar melhor a veracidade dos fatos. Devem ser utilizados canais com visões políticas e sociais diversas, para que, assim, haja a construção de um senso crítico no participante. 

6. Resolva questões sobre atualidades

Outra forma relativa a como estudar atualidades para concurso é colocar em prática as pesquisas e informações adquiridas. Bem como a produção de redações, fazer exercícios relacionados aos temas de atualidades é algo necessário para seu bom desempenho na prova. 

Para que você tenha acesso a questões sobre assuntos específicos, há vários sites e aplicativos que possuem atividades de concursos. Também é interessante que você resolva provas passadas do mesmo sistema de avaliação. 

7. Ouça podcasts e assista vídeos

Através dos anos, o crescimento da mídia independente tem dado espaço para produções como podcasts  e vídeos, que discutem sobre diversas questões sobre o mundo. 

Em meio aos movimentos socioculturais atuais, o crescimento e facilitação de acesso à plataformas de áudio e vídeo, principalmente os serviços de streaming, ajuda a construir estratégias sobre como estudar atualidades para concurso. 

Por mais que nem sempre os conteúdos possam ser considerados seguros, é interessante ter contato com diferentes pontos de vista e também saber o que mais está sendo discutido atualmente.

8. Faça redações sobre diferentes assuntos

Por fim, a última dica de como estudar atualidades para concurso é a prática de redações. Principalmente no que diz respeito às habilidades que serão cobradas no dia da prova, a redação é algo que vai te ajudar a entender melhor seu desempenho tanto em competências de avaliação quanto na forma com que você lida com a tensão da prova, principalmente se estiver estudando sozinho(a)

Por meio dos hábitos de escrita você pode melhorar seu vocabulário e aprender diversas maneiras de desenvolver tópicos de estudo. Com isso, sua técnica de produção de textos se tornará cada vez mais elaboradas e simples. 

Com essas dicas sobre como estudar atualidades para concurso, ficará bem mais fácil conseguir uma nota boa em qualquer prova. E se quiser saber mais sobre como fazer uma boa redação, veja também o artigo completo que preparamos sobre esse assunto. Boa leitura!

Confira 10 dicas infalíveis de como estudar para concurso e garantir a sua nomeação!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000