Blog Projeto Redação

Confira 9 dicas de como melhorar o vocabulário

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Se comunicar bem é algo muito importante não só para melhorar a interação com outras pessoas. Isso pode te ajudar a ter melhor desempenho na redação do Enem, em outros tipos de textos, em apresentações e na inserção no mercado de trabalho. Por isso, é necessário saber como melhorar o vocabulário.

A primeira coisa muito importante em relação a forma de utilização da linguagem é conhecer as variações da língua. Dentro da língua portuguesa temos diversos dialetos diferentes em cada região, mesmo dentro da mesma cidade. Isso contribui para que tenhamos muitas variantes e formas de falar dentro de um país. 

Dessa forma, é  muito importante reconhecer as mudanças da língua e não excluir a relevância de cada uma dessas variantes. Ao escrever uma redação, é preciso ter um vocabulário rico para evitar repetições e produzir um texto mais fluido.

Pensando nisso, neste artigo separamos 9 dicas sobre como melhorar seu vocabulário, principalmente utilizando coisas do seu dia a dia. Vamos lá? 

 1. Leia bastante

Quando falamos sobre leitura, pensamos sempre em livros enormes e clássicos. No entanto, é muito interessante notar como estamos o tempo todo tendo acesso a textos escritos. Lemos textos de blogs, folhetos que recebemos na rua, postagens em redes sociais, etc. 

Agora você deve estar se perguntando: como melhorar o vocabulário com esses textos, não é mesmo? 

O primeiro ponto importante é saber diferenciar o tipo de linguagem utilizado em cada gênero textual. No caso de postagens da internet, temos diversos dialetos diferentes, por exemplo, um texto de um blog sobre educação utilizará uma linguagem um pouco mais formal que uma postagem em alguma rede social. Entender essa diferença é imprescindível. 

Para te ajudar com seu vocabulário, você pode ler diferentes blogs, páginas, quadrinhos, reportagens e livros que se encaixem em assuntos que te interessem. 

Além disso, é interessante sempre anotar as palavras que você não conhece ou não entende para depois pesquisar sobre elas e também utilizá-las em seu textos.

Personagem de animação pegando livros na estante.

2. Assista vídeos, filmes, séries e documentários

A produção de conteúdos audiovisuais tem crescido bastante, principalmente no que diz respeito ao crescimento do acesso à plataformas de streaming e aos conteúdos postados em canais de vídeo. 

Uma estratégia interessante para aumentar seu conhecimento de palavras é assistir vídeos que tenham assuntos relacionados aos temas que você deseja falar. Isso irá te ajudar, principalmente, se você precisar fazer uma redação como a do Enem, que é muito importante.

Filmes, séries e documentários também são ótimas formas de aumentar seu repertório sociocultural, além de poderem ajudar em questões como melhorar o vocabulário. Você pode assistir produções mais formais, para te ajudar a aprender como usar palavras novas, ou produções mais informais, que podem te ajudar a reconhecer variáveis da língua. 

3. Faça pesquisas

Mais uma dica super interessante a ser considerada é a pesquisa. Sempre que você conhecer um novo assunto, você pode pesquisar sobre ele, para assim aprender novos conteúdos e novas palavras. Isso pode ajudar a aumentar sua bagagem de conhecimento sociocultural e a melhorar seu entendimento sobre diferentes áreas, devido ao conhecimento de novos termos. 

É importante lembrar de sempre pesquisar sobre as palavras, os significados, formação e as diferentes formas de utilizá-las em contextos diversos. 

Mas isso não precisa ser uma tarefa difícil, tá bom? Você pode encaixar essas pesquisas de acordo com suas atividades diárias, e pesquisando sempre sobre assuntos do seu interesse. 

Personagem de animação escrevendo em computador.

 4. Utilize sinônimos

Uma das dicas mais importante para saber como melhorar o vocabulário é a utilização dos sinônimos. 

Sinônimos são palavras diferentes que possuem o mesmo significado, ou um significado parecido. Esses mecanismos podem ajudar muito a construir um bom texto e ampliar seus conhecimento de novas palavras. 

Dentro de exames de seleção como o Enem, o uso de sinônimos pode te ajudar a fazer uma redação mais fluida e sem muita repetição de palavras, que é algo cobrado dentro das competências de avaliação do exame

Veja a seguir uma lista de sinônimos que pode te ajudar a entender mais sobre essa unidade da língua: 

  • Importante = Relevante
  • Problema = Adversidade 
  • Portanto = Por isso
  • Apresentar = Mostrar
  • Conhecimento = Entendimento
  • Analisar = Examinar

Dessa forma, sempre que terminar de escrever um texto, leia-o para perceber se há repetição de palavras e se o texto está fluido. 

 5. Converse bastante e com pessoas variadas

A principal forma de aquisição de uma língua é por meio da parte oral. Isso acontece quando estamos aprendendo nossa língua materna ou outras línguas também. 

A partir dessa informação, podemos perceber como os diálogos são importantes para a construção do nosso léxico. 

Conversar com um número variado de pessoas faz com que você abra seu olhar para novas perspectivas de mundo e também ajuda a conhecer novas nomenclaturas. 

Essa é uma ótima forma de entender como melhorar o vocabulário, mas cuidado para não deixar a língua oral interferir nos seus textos escritos. 

6. Consulte dicionários

O uso de dicionários parece algo ultrapassado, não é mesmo? Mas essas ferramentas são muito importantes para a construção de bons textos escritos ou orais. 

Um dos principais problemas enfrentados para a construção de um vocabulário rico é o equívoco em relação à semântica dos termos utilizados. Isso acontece devido ao grande número de expressões parecidas e ao desconhecimento do significado de determinadas palavras. 

Para que novas palavras sejam conhecidas e utilizadas de forma correta, é importante prestar muita atenção no contexto que elas são apresentadas. Após esse reconhecimento, é interessante consultar sempre o significado delas em dicionários, para que não haja dúvidas sobre o uso desses termos. 

Hoje em dia há diversos dicionários online, é sempre interessante consultar em mais de um site para garantir que não há nenhum erro. 

Quando houver dúvidas se uma palavra existe ou não na língua portuguesa é sempre interessante consultar o VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

Então lembre-se sempre de pesquisar o contexto das palavras, a forma de uso e o significado em dicionários. 

 7. Escreva muito

O hábito da escrita é algo muito importante para aprender como melhorar o vocabulário. A partir disso você pode desenvolver uma rotina de escrita, mas sem se cobrar tanto no sentido acadêmico. 

Algumas ideias super legais podem se aplicar dentro do seu dia a dia, como criar um blog, fazer um diário, escrever fanfics ou criar uma página para discutir temas do seu interesse. 

Com essas atividades dentro da sua rotina, você irá se familiarizar cada vez mais com novas expressões e utilizá-las cada vez melhor. 

Personagem de animação escrevendo um texto em papel.

8. Utilize jogos para melhorar seu aprendizado

Quando estamos aprendendo uma nova língua, é normal utilizarmos jogos para auxiliar no processo de aquisição vocabular. No entanto, quando falamos sobre a nossa língua materna, não pensamos em como melhorar o vocabulário com essas estratégias. 

Há uma grande quantidade de aplicativos que têm jogos de palavras cruzadas, adedonha (ou stop), jogos de rimas, etc. que são jogos que podem ser presenciais também. 

Além desses jogos, há a possibilidade de criar novas versões de jogos de adivinhação ou jogos de RPG, que ajudam também no processo criativo. 

Existe uma diversidade imensa de formas de aprender se divertindo, é só escolher o que se aplica melhor aos seus gostos. 

9. Utilize as palavras aprendidas

Como você já sabe várias estratégias sobre como melhorar o vocabulário, é hora de colocar em prática utilizando as palavras que aprendeu. 

Você pode utilizar essas expressões e termos novos em suas redações, para melhorar sua nota no Enem, em suas conversas, apresentações ou da forma que preferir. Isso ajudará a melhorar, cada vez mais, a forma com que você utiliza seus conhecimentos léxicos.

Agora que você aprendeu como melhorar o vocabulário e a importância das palavras para a construção de bons textos, que tal conferir o nosso artigo sobre como fazer uma boa redação? Com essas dicas você aprenderá a fazer um ótimo texto para qualquer exame! 

Baixe os materiais gratuitos do Projeto Redação e estude sem precisar sair de casa!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000