Blog Projeto Redação

Entenda o que é tese e qual a importância dela nos seus textos argumentativos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Como você já deve saber, os textos argumentativos são muito cobrados nos processos seletivos, seja o Enem, vestibulares ou concursos públicos. 

Pensando nesses tipos de texto, percebemos que a principal coisa que devemos saber é o que é tese, que pode ser considerada uma das estruturas mais relevantes desses textos.

A partir disso, preparamos este post para ajudar você a entender tudo sobre a tese e aprender como elaborá-la. Bora conferir? 

O que é tese? 

Você já deve ter se perguntado, em algum momento, o significado de tese, não é mesmo?  Essa questão é muito comum devido ao nosso contato, no dia-a-dia, com esse termo, podendo ser referido a processos acadêmicos, ou, até mesmo, aos textos argumentativos de processos seletivos, principalmente o Enem. 

Então, vamos entender agora o que é tese: 

A tese é, basicamente, seu ponto de vista sobre o assunto proposto. Você pode apresentá-la no seu texto por meio de afirmações positivas ou negativas. 

Dessa forma, você sempre deve elaborar sua tese baseada em um pensamento crítico, tentando desviar, o máximo possível, de coisas clichês. 

Mas uma coisa importante é saber que, nos textos argumentativos, você deve apresentar sua opinião e defendê-la, coerentemente, até o final do texto. Então, a tese é muito importante para dizer qual ponto de vista será defendido durante o texto.

Como elaborar uma tese? 

Depois de entender o que é tese, precisamos saber como elaborá-la de forma eficiente. Para isso, você precisa ter noção que é necessário convencer o leitor sobre seu ponto de vista, por meio de seus argumentos, comprovando-os com dados. 

Além disso, você não deve utilizar expressões em primeira pessoa, que não demonstram impessoalidade. Apesar de ser necessário mostrar sua opinião, você não pode utilizar “eu acho”, “eu penso” ou “na minha opinião”, pois tudo que deve ser dito na sua redação precisa ser baseado em dados ou comprovado por exemplos e citações. 

Uma dica para criar uma boa tese é fazer um esquema de texto, antes de começar a escrever, que apresente os argumentos que você irá utilizar em sua redação. Assim, você perceberá seu posicionamento e poderá elaborar sua tese. 

Bom, você ainda deve estar se perguntando como essa estrutura se encaixa no seu texto, certo? Mas calma, já vamos mostrar os exemplos. 

Exemplos de tese

Agora que você já sabe o que é tese, veja a seguir os exemplos em redações nota 1000. A seguir, vamos mostrar a melhor forma de demonstrar sua tese, que é no parágrafo introdutório:

Em primeiro lugar temos a redação do Enemde 2019, com o tema: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, do autor Daniel Gomes:

“O filme ‘’Cine Hollywood’’ narra a chegada da primeira sala de cinema na cidade de Crato, interior do Ceará. Na obra, os moradores do até então vilarejo nordestino têm suas vidas modificadas pela modernidade que, naquele contexto, se traduzia na exibição de obras cinematográficas. De maneira análoga à história fictícia, a questão da democratização do acesso ao cinema, no Brasil, ainda enfrenta problemas no que diz respeito à exclusão da parcela socialmente vulnerável da sociedade. Assim, é lícito afirmar que a postura do Estado em relação à cultura e a negligência de parte das empresas que trabalham com a ‘’sétima arte’’ contribuem para a perpetuação desse cenário negativo.”

Mais um exemplo é a redação Enem de 2018, com o tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, da estudante: Thais Saeger Ruschmann da Costa

“É fato que a tecnologia revolucionou a vida em sociedade nas mais variadas esferas, a exemplo da saúde, dos transportes e das relações sociais. No que concerne ao uso da internet, a rede potencializou o fenômeno da massificação do consumo, pois permitiu, por meio da construção de um banco de dados, oferecer produtos de acordo com os interesses dos usuários. Tal personalização se observa, também, na divulgação de informações que, dessa forma, se tornam, muitas vezes, tendenciosas. Nesse sentido, é necessário analisar tal quadro, intrinsecamente ligado a aspectos educacionais e econômicos.”

Por último, temos o texto do Enem 2015: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, da estudante Amanda Carvalho Maia Castro

“A violência contra a mulher no Brasil tem apresentado aumentos significativos nas últimas décadas. De acordo com o Mapa da Violência de 2012, o número de mortes por essa causa aumentou em 230% no período de 1980 a 2010. Além da física, o balanço de 2014 relatou cerca de 48% de outros tipos de violência contra a mulher, dentre esses a psicológica. Nesse âmbito, pode-se analisar que essa problemática persiste por ter raízes históricas e ideológicas.”

Como pode ser observado, nos parágrafos introdutórios apresentados, as frases que representam a tese mostram hipóteses relacionadas aos temas. Assim, essa suposição deve ser comprovada por meio da sua argumentação, no desenvolvimento. 


Gostou de saber  o que é tese? Que tal aprender mais sobre esse tema no nosso artigo sobre como melhorar a argumentação na redação e aprimorar, cada vez mais, seus textos!

[E-book Gratuito]

Quer garantir a sua vaga dos sonhos? Confira 15 dicas imperdíveis para escrever uma redação nota 1000!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000