Blog Projeto Redação

5 cuidados com a argumentação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

5 cuidados com a argumentação

Como você já sabe, a prova de redação do Enem exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Tendo em vista isso, é preciso ter alguns cuidados com a construção da argumentação.

1) Não se esqueça do tema

Para não fugir do tema ou tangenciá-lo, tenha sempre em mente o recorte temático proposto. Para isso, destaque as palavras mais importantes e foque nelas.

2) Foque na tese selecionada

Ao produzir o seu texto, você deverá levantar e apresentar uma tese, ou seja, um ponto de vista dentro do tema solicitado. Isso deve ocorrer no primeiro parágrafo. Então, ao produzir os seus parágrafos de argumentação, foque na tese e selecione argumentos que irão defendê-la. Tome cuidado com a incoerência! Você não pode levantar uma tese e apresentar argumentos que vão de encontro a ela.

3) Organize seus argumentos

Antes de iniciar o processo de escrita, faça um projeto de texto. Anote os argumentos que irão ser utilizados e veja se, de fato, eles defendem o seu ponto de vista. Só depois dessa organização, desenvolva a sua discussão. O projeto de texto é fundamental para garantir progressão textual e a defesa do ponto de vista de forma eficiente.

4) Mostre o seu repertório sociocultural

Na construção da sua argumentação, traga informações que possam enriquecer o seu texto e fundamentar a sua discussão, como conhecimento histórico, cultural, econômico, sociológico, use dados e citações.

5) Apresente senso crítico

Em sua argumentação em defesa de um ponto de vista, mostre o seu senso crítico. Argumente, questione, critique, convença o seu leitor. Tome muito cuidado para não ficar somente na exposição dos fatos.

Julio Sousa

Julio Sousa

Macapaense, empreendedor e programador. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Projeto Medicina e co-fundador do Projeto Redação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000