Blog Projeto Redação

A importância da leitura como formação social e acadêmica dos indivíduos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A importância da leitura é algo inquestionável na formação dos indivíduos. Ela se dá pelo poder social dos textos, que podem ser informativos e persuasivos. Sabendo disso, é relevante que você crie um hábito de leitura regular, para que experimente todos os benefícios. 

Sabemos que quando falamos em ler sempre relacionamos a textos  eruditos e cultos, mas a escrita está presente no nosso cotidiano, como em revistas, jornais, redes sociais e blogs. Por isso, preparamos algumas explicações sobre a importância da leitura, bora conferir? 

1. Melhora o vocabulário

Por meio da obtenção de um léxico vasto, é possível que os indivíduos consigam diversas vantagens, como ascensão social, boa comunicação e, até mesmo, bom desempenho em processos seletivos e entrevistas de emprego. Logo, desenvolver estratégias para melhorar o vocabulário é algo que pode te ajudar em todos os momentos da sua vida. 

Uma das principais estratégias para o desenvolvimento vocabular é a leitura. Com ela, você pode conhecer novas palavras, expressões e estruturas de linguagem. Então, sempre que estiver lendo, anote as palavras que não conhece e inclua-as em seu vocabulário. 

Assim, você deve entender que a importância da leitura é algo fundamental para melhorar seu repertório de palavras. 

2. Ajuda no desenvolvimento cognitivo

Outro fator pelo qual é relevante reconhecer a importância da leitura, é a questão do desenvolvimento cognitivo dos seres humanos. No que diz respeito à evolução da cognição dos indivíduos, a leitura tem grande papel, pois, com ela, é possível conhecer diferentes culturas, sociedades, histórias e diferentes conteúdos. 

Por meio do ato de ler, há o autodesenvolvimento e aprendizagem, desde o início da formação escolar. Logo, é de extrema relevância que isso seja levado como método de aquisição de conhecimento até à vida adulta. 

3. Aumenta o repertório sociocultural

Mais uma observação pertinente sobre a importância da leitura, é o aumento do repertório sociocultural. Quando sabemos bastante sobre o mundo ao nosso redor, estamos mais preparados para processos seletivos, vestibulares e, também, para discussões a respeito de alguns temas. 

Também é interessante lembrar, que os textos argumentativos, cobrados em muitos vestibulares, exigem citações, dados e informações para a comprovação de sua tese. Logo, você deve ler bastante, para que possa ter muito conteúdo.

4. Melhora a escrita

No que diz respeito à escrita, também podemos perceber a importância da leitura. Isso acontece pois, a partir dela, você tem mais conhecimento da norma culta e da língua escrita. Com isso, você pode utilizar seus momentos de leitura como ferramenta de estudo de escrita. 

Além disso, por meio de notícias e postagens advindas de fontes confiáveis, você acaba estruturando sua bagagem sobre atualidades, que podem ser cobradas em textos para concursos e vestibulares. Assim, ler te auxilia na hora de conhecer novas palavras, assuntos, estruturas gramaticais e, consequentemente, escrever bons textos. 

5. Melhora sua interpretação de textos

Todos sabemos que não existe uma receitinha para aprender a interpretar textos, não é mesmo? Mas, também entendemos a importância da leitura neste processo. Isso acontece pois, ao ler muito, você começa a perceber as figuras de linguagem, o valor semântico e os elos coesivos. Por meio disso, você começa a entender melhor a estrutura linguística construída entre as palavras e seus significados. 

Mais uma questão que pode ser incluída na parte de interpretação textual, é a leitura de resumos, resenhas e análises de textos, isso pode te ajudar na hora de construir suas próprias percepções sobre as leituras. 

6. Desenvolve sua criatividade

Ter inspiração para escrever não é fácil, concorda? Sempre que precisamos lidar com algum assunto ou gênero textual é um desafio muito grande. Por isso, e outros fatores, é sempre legal desenvolver a criatividade. Existem diversos meios de melhorar seu senso criativo, seja assistindo filmes, ouvindo músicas e tendo contato com outros tipos de arte, mas é importante destacar a importância da leitura. 

Isso acontece pois, por meio da construção escrita, você consegue fazer diversas associações a outros sentidos. Através de textos você consegue imaginar características da ambientação e criação de personagens, por exemplo. Também é possível ter lembranças sobre momentos, cheiros, gostos e diversas outras coisas. 

Mais um exemplo disso é quando falamos “casa de vó”. Por mais que você não tenha tido contato com nenhuma avó, você consegue entender qual sentimento essa expressão quer te passar, e assim, imagina essa casa com determinadas características e até mesmo sons e cheiros. 

7. Auxilia no desenvolvimento do pensamento crítico

Por último, a importância da leitura deve ser considerada no desenvolvimento do pensamento crítico. Com ela, os indivíduos têm acesso a diferentes pontos de vista e visões de mundo e, assim, podem ter suas próprias concepções do que está ao seu redor. 

Então, é muito interessante que todos saibam como a leitura é relevante na construção das opiniões de um indivíduo. Mais uma coisa notória é o estímulo da leitura de diversos títulos sobre o mesmo assunto, assim, fica mais fácil saber qual posicionamento você pretende tomar. 

Viu como é necessário entender a importância da leitura para sua formação social e acadêmica. Agora, para saber mais dicas de estudo clique aqui, e aprenda como melhorar a concentração. 

Pratique com 848 exercícios de interpretação de texto para mandar bem nos vestibulares e concursos!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000