Blog Projeto Redação

Siga estas 10 dicas e veja como ter inspiração para escrever

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Todos já passamos pelo terror de uma folha em branco na nossa frente, não é mesmo? Isso acontece, pois, o processo de criação nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, sabemos que é muito importante conhecer suas formas de aprendizagem e também entender como ter inspiração para escrever. 

A partir disso, separamos 10 dicas que vão te auxiliar não só a começar seus textos mas, também, em toda a sua metodologia criativa. Então, mantenha a calma e bora conferir! 

1. Descanse bastante

Bom, nossa primeira dica sobre como ter inspiração para escrever está ligada ao seu bem-estar. Quando você está bem descansado, além de ajudar na sua estabilidade emocional e trazer melhorias ao seu aprendizado, você também consegue  fazer um bom texto

Portanto, sempre intercale os momentos de estudo com períodos de descanso, assim evita-se sobrecargas e melhora a inspiração. 

2. Encontre um lugar confortável

Mais uma coisa relevante sobre como ter inspiração para escrever, é o local de estudo. Por meio do que acontece ao seu redor, você acaba criando um estado emocional. Se você está em um lugar calmo, por exemplo, você terá menos distrações, já em um lugar agitado, várias outras coisas chamarão sua atenção. 

Dessa maneira, quanto mais confortável para você for o ambiente de estudos, melhor será sua inspiração. Para saber sobre isso, você deve se conhecer bem, entendendo se você se adapta bem com músicas e sons, por exemplo. 

3. Leia muito

Uma das principais aliadas no processo de escrita é a leitura. Apesar de serem estímulos diferentes, o ato de ler vai te auxiliar no conhecimento da língua escrita e das estruturas gramaticais. Apesar de parecer uma tarefa difícil, assim como ter inspiração para escrever, devemos sempre lembrar que os textos escritos estão o tempo todo presentes nas nossas vidas. 

Com isso, você não precisa começar lendo coisas difíceis e eruditas, é interessante que você leia textos que você gosta, blogs de estudos e vários gêneros que te deixem mais confortável. 

4. Crie um repertório sociocultural vasto

Assim como a leitura pode te ajudar no conhecimento estrutural da língua escrita e sobre como ter inspiração para escrever, essa ação pode te ajudar em uma das principais partes do procedimento de escrita: a criação de um bom repertório sociocultural. 

Sempre que for escrever um texto, você precisa mostrar seu conhecimento sobre a temática abordada, seja para fazer uma boa argumentação ou exposição dos fatos. Para isso, você precisa fazer citações, referências, mostrar dados e ter um bom conhecimento de fatos importantes da sociedade. 

No entanto, não é só com a leitura que você pode aumentar seus conhecimentos, mas, também, com podcasts, documentários, filmes e outros. Mas lembre-se, sempre pesquise em boas referências. 

5. Utilize boas referências

Como foi visto anteriormente, o acesso à informação está sendo cada vez mais facilitado no decorrer dos avanços tecnológicos da sociedade. Por outro lado, por meio dessa facilidade de disseminação de conteúdos também vieram as notícias falsas, as fake news. 

Por isso, sempre que for pensar em alguma informação e como ter inspiração para escrever, lembre-se como é importante pesquisar, mas sempre em meios responsáveis.

6. Conheça diferentes gêneros textuais

Independente do motivo para que você deseja saber como ter inspiração para escrever, é imprescindível que você conheça diversos gêneros textuais, pois isso auxiliará na hora de entender como funcionam os mecanismos de escrita. 

Assim como o Enem e alguns vestibulares utilizam gêneros argumentativos, outros processos seletivos, ou até mesmo trabalhos escolares e acadêmicos, podem cobrar tipos de texto diferentes. Então, é relevante que você tenha domínio e conhecimento sobre isso, até mesmo para utilizar em suas citações. 

7. Anote suas ideias

Às vezes, estamos em momentos aleatórios de nossos cotidianos e de repente vem uma ideia super legal para um texto, não é mesmo? Nestes momentos, nem sempre estamos pensando em como ter inspiração para escrever, então acabamos não colocando em prática nossas criações. 

Logo, sempre que tiver alguma inspiração repentina, tente anotá-la, mesmo que não utilize, pois ela pode ser útil. Esses registros podem ser feitos no bloco de notas do celular, um caderno específico ou aplicativo. 

8. Tenha um local específico para seus textos

Outra parte importante em relação a como ter inspiração para escrever é a organização do seu material. Não só para conseguir encontrar seus textos, caso resolva reescrevê-los, ter um local para guardá-los é imprescindível, principalmente para a percepção do seu desempenho. 

Isso pode ser feito em cadernos, separados ou não por temáticas ou pastas. Também é legal que você tente escrever a primeira versão a mão e depois digite, caso prefira. 

9. Comece por temas que te agradam 

Por mais que treinar todos os tipos de temáticas e gêneros seja necessário, esse processo não precisa ser doloroso. Desse modo, comece seu processo de aprendizagem sobre como ter inspiração para escrever com temas tranquilos, eles te prepararão para os assuntos mais complicados. 

10. Escreva bastante

Por fim, é hora de colocar a mão na massa e, sempre que puder, tente escrever. Seja em posts na internet, diários, cartas ou, até mesmo, fazendo anotações. A prática da escrita é a principal forma de familiarização para aprender como ter inspiração para escrever. Então, comece agora seus textos e esteja cada vez mais preparado para os processos seletivos. 

Gostou das dicas sobre como ter inspiração para escrever? Então, leia mais um artigo sobre como melhorar a argumentação na redação e se prepare para ter ótimos desempenhos nos seus textos! 

[E-book Gratuito]

Quer garantir a sua vaga dos sonhos? Confira 15 dicas imperdíveis para escrever uma redação nota 1000!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000