Blog Projeto Redação

Todo concurso público tem redação?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Os processos seletivos para cargos públicos possuem diversos tipos de avaliação, de acordo com as especificações de cada cargo. Por isso, uma das maiores dúvidas é se concurso público tem redação, pois, a maioria desses processos possuem esse método avaliativo. 

A partir disso, criamos este artigo para solucionar todas as dúvidas sobre a avaliação de desempenho baseada na produção de textos nos concursos públicos. 

Concurso público tem redação? 

Como já foi dito, os processos seletivos quase sempre possuem uma etapa textual. Isso acontece em diversos âmbitos. Logo, os vestibulares, Enem, em algumas seleção para empresas e concurso público têm redação. Por outro lado, isso não é algo obrigatório para todasbancas de avaliação, pois algumas não possuem a produção de texto em seus critérios. 

Portanto, a maior dica para saber se seu concurso público tem redação é consultar o edital. Esse documento prescreve todas as informações sobre a prova que será aplicada. Com isso, você poderá saber, detalhadamente, o número de questões, o formato de avaliação e, também, se haverá ou não redação.

Quais concursos públicos têm redação? 

Apesar da aplicação de provas textuais nem sempre ser na primeira etapa dos processos seletivos, elas ainda são um dos principais métodos seletivos pelas bancas avaliadoras. Por isso, é importante saber se seu concurso público tem redação. 

Seguem os principais concursos com produção textual para você conhecer: 

  • Ministério do Trabalho;
  • Receita Federal;
  • DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional);
  • Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo);
  • Polícia Civil;
  • Polícia Federal;
  • Secretaria da Fazenda;
  • Tribunal de Justiça.

Quais são os tipos de redação para concurso?

Além de saber se concurso público tem redação, é importante considerar quais são os tipos de redação que podem ser cobradas e se preparar melhor para esses processos. 

Em primeiro lugar, as bancas avaliativas costumam optar por três tipos textuais, que são: dissertativo, descritivo e narrativo. Veja as características deles a seguir: 

Tipo dissertativo

Nos gêneros dissertativos há exposição de uma situação ou ideia e, também, existe redação com um tema social. Dentro desse gênero, existem dois tipos de subgêneros: 

  • Dissertativo-argumentativo: este gênero é bem comum e comentado, devido à sua aplicação no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Sua principal característica consiste em defender um ponto de vista sobre o tema proposto. 
  • Dissertativo-expositivo: já no expositivo, você deve apenas informar o leitor sobre determinada situação, expondo fatos e informações sobre ela. Não é necessário convencer quem está lendo de nada, nem criar uma tese. 

Tipo descritivo

Já nos textos descritivos, como o próprio nome diz, existe descrição de pessoas, objetos, acontecimentos, fatos e outros. Nesse gênero, a descrição pode ser dividida em dois tipos: 

  • subjetiva: que evidencia as impressões e opiniões do autor;
  • objetiva: que procura descrever da forma mais exata e próxima da realidade, sem atribuir juízo de valor. 

Tipo narrativo

No que diz respeito aos textos narrativos, você deve fazer uma construção de uma determinada situação a partir das ações de indivíduos em um determinado tempo e espaço.

Essa narrativa pode falar de eventos reais ou fictícios. Por isso, leia bem o comando da redação. Esse gênero deve conter: 

  • narrador: é quem conta os fatos ocorridos no texto; 
  • enredo: é o conjunto dos eventos narrados; 
  • personagem: é quem pratica as ações narradas;
  • tempo: é o período em que os fatos ocorrem;
  • espaço: é o ambiente físico, psicológico ou social em que ocorrem os fatos.

Por meio dessas especificidades, você deve construir seu texto narrativo com: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho. 

Dicas de redação 

Como sabemos, na maioria das vezes, o concurso público tem redação. 

Confira 4 dicas que podem ajudar você a usar seu texto como diferencial em relação a outros participantes. 

1. Conheça a banca

Uma das informações importantes, principalmente para saber se seu concurso público tem redação, é conhecer a banca avaliadora. Isso acontece, pois elas possuem suas especificidades nos critérios avaliativos. 

Desse modo, é necessário que você conheça quem é responsável pela elaboração e correção do seu exame. Uma forma pertinente de adquirir estes conhecimentos é estudar bem o edital, para que entenda mais sobre o gênero que será cobrado e as categorias de avaliação.

2. Revise as regras gramaticais 

Entender sobre a língua portuguesa é necessário não só na hora da redação, mas na prova objetiva também. A partir disso, podemos perceber que é necessário entender melhor sobre as questões de concordância, uso de preposições, hífen, classes de palavras e outras regras gramaticais. 

Algumas formas mais viáveis de fazer seus estudos é procurar por exercícios de gramática, assistir vídeoaulas e ler artigos sobre os temas que você tem mais dúvidas. É possível encontrar algumas dicas ligadas às regras gramaticais, em blogs de educação

3. Utilize um bom vocabulário

O tipo de vocabulário abordado no seu texto será uma das coisas que terá um grande peso na avaliação da sua redação. Por esse motivo, é imprescindível que não haja uso de gírias, mas também não é necessário que haja um vocabulário rebuscado. 

Bom, é notável que demonstrar um bom conhecimento do léxico faz com que seu texto tenha um grande diferencial. Portanto, siga as seguintes dicas: evitar repetições, utilizar conectivos e utilizar sinônimos. 

4. Utilize plataformas de correção

Para ajudar você a treinar bastante seus textos e ter noção do que precisa melhorar, você pode contar com a ajuda de uma plataforma de correção. Esse tipo de serviço pode ajudar muito na hora de entender como escrever um texto e de mensurar o crescimento do seu desempenho. O que é essencial na hora de ter uma boa nota, para, assim, conseguir bons cargos.


Agora que você já sabe se concurso público tem redação, que tal ler mais sobre esse tema no nosso artigo sobre correção de redação para concurso e garantir nota 10 em seus textos?

Quer garantir a sua nomeação? Confira 14 dicas imperdíveis sobre como estudar para concurso público.

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000