Blog Projeto Redação

Saiba tudo sobre o resultado do Enem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Exame Nacional do Ensino Médio é, hoje, o maior processo seletivo do país, levando em consideração que as notas dele podem ser aplicadas no Sisu, Fies e Prouni. Por isso, é necessário saber tudo sobre o resultado do Enem. 

Os processos relacionados ao Exame podem ser um pouco confusos para muitos participantes, mas vamos explicar tudo sobre o resultado do Enem. 

Quando sai a nota? 

Todos os anos, após a aplicação das provas, que costuma ser em novembro, o resultado do Enem é divulgado por volta do mês de Janeiro. No entanto, devido ao contexto de pandemia da Covid-19, na edição de 2020 do Exame, a divulgação será feita no mês de março. 

De acordo com o cronograma, neste ano, o resultado do Enem 2020 poderá ser consultado pelos participantes no dia 29 de março de 2021. Esse acesso acontecerá por meio da página do participante, assim como nas edições anteriores. 

Além disso, outra informação importante é que os treineiros, que são aqueles que não utilizarão a nota do Exame para nenhum processo seletivo, só poderão acessar o resultado no dia 29 de maio de 2021. 

Como é calculada a nota? 

Mais uma dúvida recorrente sobre o resultado do Enem tem relação com a nota. Para saber mais sobre o cálculo final, é necessário entender como funcionam as divisões de pontos e o método TRI. 

Sobre a pontuação, a prova do Enem é dividida em quatro áreas que possuem provas objetivas de múltipla escolha e uma redação de, no máximo, 30 linhas. Sobre as provas, cada uma tem o valor de 0 a 1000 pontos, apesar de só ser possível alcançar nota máxima na redação, pois as provas objetivas possuem correção TRI. 

As provas são da seguinte forma: 

Provas objetivas

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias – 45 questões de múltipla escolha;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – 45 questões de múltipla escolha;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias – 45 questões de múltipla escolha;
  • Matemática e suas Tecnologias – 45 questões de múltipla escolha;

Redação

Sobre a redação, há cinco critérios de avaliação, cada um no valor de 200 pontos, sendo eles: 

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; 
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Competência 3:  Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Competência 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 
  •  Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema apresentado, respeitando os Direitos Humanos e a diversidade sociocultural;

TRI – Teoria de Resposta ao Item

Sobre o resultado do Enem, uma das questões mais complexas é a Teoria de Resposta ao Item, que gera uma grande dúvida quando falamos sobre o Exame.

A TRI é um mecanismo utilizado pelo Ministério da Educação para medir a proficiência dos alunos dentro das disciplinas objetivas do Enem. Esse algoritmo foi adotado para evitar fraudes e chutes na prova. 

Neste método, cada questão da prova equivale a um item e cada um possui um peso, baseado nos níveis: fácil, médio e difícil. Dessa forma, essa mecânica identifica, pelo padrão de erros e acertos de cada candidato, se o acerto foi por conhecimento e interpretação da questão ou por chute. Assim, o participante recebe uma nota proporcional para cada questão. 

Cálculo final

Já o cálculo final do resultado do Enem é feito de forma muito mais simples que as notas individuais de cada disciplina. Quando as notas são divulgadas, elas são apresentadas individualmente, divididas por disciplinas e a redação, na página do participante. Para saber seu resultado final é bem fácil, é só fazer uma média simples das notas: some os pontos de todos os conteúdos e depois divida por cinco, que é o número disciplinas da prova mais a redação. 

O que fazer com a nota?

Com o resultado do Enem em mãos, é hora de saber como e para que utilizá-lo. Hoje, a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio, é possível participar de diversos processos de seleção para vários tipos de instituições públicas, privadas e, até mesmo, internacionais. 

Sobre os programas promovidos pelo Governo, temos o Sisu – Sistema de Seleção Unificada, que é o processo adotado para conseguir vagas nas maiores universidades públicas do país. Nele, você pode utilizar sua nota para instituições públicas de todo o país. 

Além disso, temos o Fies – Fundo de Financiamento Estudantil, que concede financiamento para os estudantes ingressarem em instituições privadas de ensino superior que são bem avaliadas pelo MEC. 

Outro programa é o Prouni, que é o Programa Universidade para Todos. Ele foi desenvolvido para promover bolsas de estudos, integrais ou parciais, em universidades privadas de educação superior. 

Além dos programas criados pelo Governo Federal, ainda temos programas como o Enem Portugal, que permite que os estudantes utilizem suas notas para universidades portuguesas. 

Gostou de saber mais sobre o resultado do Enem? Então, entenda mais sobre sua nota do Enem no nosso próximo artigo. 


Baixe os materiais gratuitos do Projeto Redação e estude sem precisar sair de casa!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000