Blog Projeto Redação

Saiba como funciona o Sisu

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Sistema de Seleção Unificada é, sem dúvida, o maior processo seletivo para o ensino superior do país. Por isso, saber como funciona o Sisu é necessário para todos aqueles que querem ingressar em uma universidade pública. 

Como sabemos que ainda persistem algumas questões sobre esse processo, separamos algumas explicações para que não haja mais dúvidas. Bora conferir? 

O que é o Sisu?

Antes de sabermos como funciona o Sisu, é necessário saber o que é ele, certo? O Sistema de Seleção Unificada – é um sistema do Ministério da Educação, em que instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. Os candidatos com melhor classificação são selecionados de acordo com suas notas no Exame.

Quem pode participar?

O principal requisito para a participação nesse processo é ter participado da edição do ENEM do mesmo ano. Por isso, se você pretende prestar o ENEM, já comece a pesquisar sobre como funciona o Sisu e quais são as principais notas de corte do seu curso. Assim, você já pode se preparar melhor e considerar novas opções de universidade, a partir da análise das notas dos anos anteriores. 

Além disso, você pode pensar em melhores estratégias de como estudar para o ENEM, baseado na média de notas que precisa tirar.  

Como se inscrever?

Sobre as inscrições, que é uma das principais dúvidas sobre como funciona o Sisu, você deverá, primeiramente, acessar o site oficial do sistema, na data estipulada, e clicar em fazer inscrição. 

Após fazer o cadastro, seus dados devem ser confirmados e você poderá efetuar a inscrição. Você poderá se inscrever para duas opções de vagas, podendo em diferentes universidades e modalidades. 

A partir disso, você deve clicar em concluir a inscrição e está pronto! Uma informação importante sobre esse processo é saber que você terá acesso à sua classificação parcial durante todos os dias em que o sistema fica aberto para inscrição. Assim, você pode fazer modificações nas suas opções de vagas nesse período. 

Quais são as modalidades de inscrição?

Além de optar pela ampla concorrência, que é a modalidade de inscrição sem nenhuma ação afirmativa ou cota, também existem outros modos possíveis para participar do Sistema de Seleção Unificado. Porém, isso depende da universidade, que pode incluir outras especificações de seleção. Então, fique atento a essa parte de como funciona o Sisu! 

No que diz respeito às cotas, é obrigatório que 50% das vagas de cada instituição pública de ensino superior sejam destinadas aos: 

  • Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas;
  • Candidatos autodeclarados negros, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas;
  • Candidatos cotistas que, independente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;
  • Candidatos cotistas autodeclarados negros, pardos ou indígenas que, independente da renda, tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas.

Cronograma

De acordo com publicações do MEC – Ministério da Educação – a edição de 2021 do Sisu acontecerá nas seguintes datas: 

  • 6 a 9 de abril – período de inscrição;
  • 13 de abril – resultado da chamada única para o primeiro semestre;
  • 14 a 19 de abril – prazo para matrícula;
  • 13 a 19 de abril – período para participar da lista de espera.

Então, para você que pretende participar da seleção, é imprescindível que entenda como funciona o Sisu. Além disso, é uma boa hora de começar a pesquisar sobre o peso de cada nota, principalmente a redação

O que fazer se for classificado? 

Além de comemorar bastante sua conquista, é hora de fazer a matrícula. Para isso, você deve pesquisar no site da instituição que foi aprovado como esse processo é realizado e qual é a documentação necessária. 

Outra coisa que deve ser consultada, quando pensamos em como funciona o Sisu, é o calendário que é divulgado nas véspera da abertura do sistema. Nele, existe o período oficial de matrícula e todas as outras datas importantes. Então fique atento para não esquecer os dias. 

O que fazer se não for classificado? 

Não foi classificado na primeira chamada? Bom, você ainda tem chances nas outras chamadas, pois muitos estudantes desistem das vagas, devido há diversos fatores. Essas novas classificações acontecem pelo site do Sisu ou das próprias universidades, logo, você deve ficar bem atento, caso seja contemplado por uma vaga remanescente. 

No entanto, embora essa seja uma possibilidade, é sempre bom começar a se preocupar com a prova do próximo ano. Você pode elaborar novamente um cronograma de estudos e, também, criar estratégias para melhorar sua nota no ENEM

Gostou de saber mais como funciona o Sisu? Então leia mais sobre os processos de entrada na universidade no nosso artigo sobre o que fazer depois do ENEM

[E-book Gratuito]

Quer garantir a sua vaga dos sonhos? Confira 15 dicas imperdíveis para escrever uma redação nota 1000!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000