Blog Projeto Redação

Descubra 8 dicas sobre como organizar os estudos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Se você está se preparando para algum vestibular ou concurso público, talvez esteja se perguntando como organizar os estudos. Bom, não precisa se preocupar, porque existem dicas para te ajudar nesse processo. Continue a leitura para saber mais!

Como organizar os estudos?

A seguir, reunimos 8 dicas sobre como organizar os estudos para te ajudar. Confira:

1. Faça um cronograma de estudos

Nossa primeira dica sobre como organizar os estudos é fazer um cronograma. Primeiro, você deve identificar os dias e horários dos seus compromissos fixos, como aulas e atividades extraclasse. Depois de mapear a sua rotina, a próxima etapa é distribuir as disciplinas do exame que você vai realizar durante os dias da semana. 

Quer uma ideia? Faça essa divisão em períodos de 25 minutos ininterruptos e coloque uma pausa de cinco minutos a cada período. A cada quatro blocos de 25 minutos, você pode fazer uma pausa de 30 minutos. 

Talvez você ainda não saiba, mas estudar em excesso não é recomendável para quem deseja obter um resultado positivo em provas de vestibular e concurso público. É sempre bom priorizar o descanso!

Além de distribuir seus horários de estudo, é importante incluir no cronograma algumas datas importantes, como prazos de trabalho, provas etc. Também vale a pena deixar alguns horários livres para situações de imprevisto, viu? Dessa forma, se algo der errado no seu planejamento, você não vai ficar com a semana bagunçada. 

2. Escolha um bom local para estudar

Para alcançar suas metas, você precisa escolher um bom local para estudar. Um dos principais fatores a se considerar nesse momento é a tranquilidade do espaço. Você deve evitar lugares movimentados e barulhentos, ok? 

Um bom local de estudo não pode ter interrupções frequentes ao seu processo de raciocínio. Sabe aquelas conversas de fundo que te atrapalham na hora de ler um livro em alguma biblioteca, por exemplo? Isso deve ser evitado ao máximo!

Outros fatores que pesam na escolha de um bom lugar para estudar são: boa iluminação e acesso a materiais como livros, cadernos, lápis etc. Ao deixar esses recursos por perto, você evita o estresse de ter que procurá-los em outros cômodos. 

3. Aproveite todos os recursos disponíveis

Você já deve saber que as novas tecnologias oferecem inúmeras possibilidades à educação, né? Hoje, existem muitos recursos audiovisuais que auxiliam nos estudos, como aplicativos, plataformas de ensino e muito mais. Nesse sentido, a terceira dica para organizar seus estudos é aproveitar todos os recursos disponíveis.

4. Afaste as distrações

Nossa próxima dica sobre como organizar os estudos é afastar as distrações, especialmente as redes sociais. Se possível, saia de todos os seus perfis para não correr o risco de cair na tentação de checar o feed. Além disso, indicamos que você desligue as notificações do seu celular para não se distrair com as novidades do YouTube, por exemplo. 

5. Não deixe acumular matéria

Outra dica é não deixar matéria acumulada. Já falamos aqui sobre a importância de deixar algumas lacunas no seu cronograma de estudos para administrar situações de imprevisto, né? Mas não custa nada enfatizar!

Caso o seu planejamento se complique mesmo assim, não se desespere! Você pode rever o seu planejamento inicial e checar se tem algo que pode ser alterado. Se a resposta for negativa, a solução vai ser abdicar um pouco do seu lazer. 

6. Elaborar metas progressivas

Nossa próxima dica sobre como organizar os estudos é elaborar metas progressivas. Para tanto, você pode se desafiar a cumprir pequenos desafios, que devem aumentar em nível de dificuldade com o tempo.

Com as metas progressivas, você vai se sentir motivado sempre que cumprir seus desafios. A ideia é que você não se sinta frustrado com a quantidade de conteúdo que precisa estudar até o dia da prova. 

7. Se presenteie quando cumprir sua rotina

Para se manter motivado, você pode se presentear sempre que cumprir sua rotina. Você pode marcar de fazer algo muito especial com os seus amigos ou comer algo de que gosta muito. 

8. Descanse

Como mencionamos, o seu cronograma de estudos deve ter horários de descanso, né? Muito bem! Nossa última dica sobre como organizar os estudos é justamente essa. Você precisa descansar, mas não apenas em intervalos curtos a cada 25 ou 60 minutos. 

Para absorver os conteúdos necessários para a sua aprovação da melhor forma possível, você precisa dormir de seis a oito horas diárias, praticar atividades físicas e sair para se divertir. Não pense que passar noites em claro e focar apenas nos estudos vai aumentar seu desempenho. Isso é um erro!

Se você gostou do nosso artigo sobre como organizar os estudos, veja como estudar para o Enem com 16 dicas!

Baixe os materiais gratuitos do Projeto Redação e estude sem precisar sair de casa!

Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino. Gosta de fazer tudo ouvindo música.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000