Blog Projeto Redação

Conheça 8 dicas indispensáveis de como passar no ENEM

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você sabe mesmo como passar no ENEM? Esse Exame é a prova mais esperada do ano para milhões de estudantes que querem entrar no ensino superior. Por meio dessa prova, é possível conseguir a tão sonhada vaga em universidades públicas, bolsas de estudo em faculdades particulares ou um financiamento estudantil.

Porém, para garantir uma boa pontuação, é preciso muita dedicação aos estudos. Além disso, no momento da prova, é importante saber gerenciar o tempo para responder todas as 180 questões e ainda fazer a redação, que é aplicada no primeiro dia.

Para ajudar você a ter uma melhor organização e melhorar seu desempenho nos estudos, elaboramos uma lista com 8 dicas muito importantes de como passar no ENEM. Bora conferir? 

8 dicas reais de como passar no ENEM

Acredite, estudante, você pode passar no vestibular mais concorrido do Brasil se todas essas dicas forem seguidas com bastante dedicação e determinação. 

Continue a leitura deste artigo para anotá-las e colocá-las em prática!

1. Leia o edital

A primeira dificuldade dos estudantes sobre como passar no ENEM é saber quais são os conhecimentos mais cobrados nas provas. Sem buscar essa informação, muitos acham que recuperar o que foi aprendido é algo difícil de se fazer.

Contudo, ao fazer uma simples consulta ao edital, você verá quais as áreas que a prova abrange nas questões sobre:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Redação.

Logo, conferir as especificidades sobre cada matéria é o primeiro passo para orientar seus estudos e descobrir como passar no ENEM.

2. Reveja as provas dos anos anteriores

Após consultar o edital para descobrir o que estudar, você pode consultar as provas dos anos anteriores para ter mais clareza sobre as matérias que são mais cobradas. 

No site do Inep é possível consultar todas as provas do ENEM já aplicadas, assim como o seu gabarito. Fazendo isso, você começa a se familiarizar com o estilo das provas, como:

  • formato das questões; 
  • linguagem;
  • utilização ou não de recursos como charges, imagens, gráficos, etc.

Outra dica é responder às questões como forma de testar os seus conhecimentos. Assim, ao conferir as respostas, você descobrirá onde estão suas reais dificuldades, para poder estudar de forma eficiente.

3. Elabore um cronograma de estudos

Saber como passar no ENEM também vai exigir que você elabore um cronograma de estudos. Após saber quais conteúdos estudar, essa etapa ajuda a gerenciar seu horário para fazer as leituras e exercícios com tranquilidade.

O planejamento contribui para que você veja como está o andamento do tempo na recuperação sobre o que aprendeu e, até mesmo, estudar conceitos novos.

Uma forma de fazer isso é utilizar uma agenda comum, dessas de papel ou buscar por soluções tecnológicas, como o Trello, por exemplo, ou utilizando outra ferramenta para a criação de um cronograma online.

4. Desenvolva o hábito de leitura e saiba interpretar textos

A prática da leitura é um dos itens indispensáveis de como passar no ENEM. Isso se justifica, pois as questões costumam ter textos longos. Se você já está acostumado a ler bastante, conseguirá interpretá-las com mais agilidade e facilidade.

Além disso, algumas questões apresentam assuntos do cotidiano e a prova de redação sempre aborda um tema sobre a atualidade. Dessa maneira, é essencial ficar por dentro dos principais assuntos que acontecem no Brasil e no mundo. 

A dica, então, é ler jornais, revistas, acompanhar os noticiários e comparar diferentes pontos de vista sobre assuntos polêmicos. Sem dúvida alguma, isso ajudará você na hora de apresentar a sua tese na redação.

5. Estude com materiais disponíveis na internet

Já que usamos a internet quase o tempo todo acessando redes sociais, sites e outras plataformas, por que não usá-la da melhor forma possível, não é mesmo? Há uma variedade muito grande de materiais de estudo disponíveis na rede, inclusive perfis muito informativos. 

Tudo vai depender da sua necessidade e objetivo. Você pode encontrar apostilas sobre várias temáticas, e-books, infográficos, exercícios comentados, videoaulas em sites especializados e em canais do YouTube, simulados, além de fóruns e grupos para troca de informações e dicas sobre o Exame.

Baixe os materiais gratuitos do Projeto Redação e estude sem precisar sair de casa!

6. Não fique com nenhuma dúvida

Não adianta nada estudar diversas matérias, mas seguir os próximos tópicos mantendo algumas dúvidas. Essa prática, além de prejudicar os estudos futuros, faz com que você não retenha de forma correta as informações que estudou. 

Por isso, é importante que você procure sempre perguntar e tirar suas dúvidas com amigos, familiares, professores ou outras pessoas que entendam daquele assunto.

Então, quando estiver estudando e surgir alguma dúvida, busque esclarecê-la logo de imediato. Assim, você pode dar continuidade na sua linha de raciocínio. A internet pode ajudar bastante com isso, mas cuidado com as distrações e retorne logo aos estudos, ok?

7. Cuide da sua saúde

Essa dica de como passar no ENEM também é fundamental, pois focar apenas nos estudos e deixar de lado os momentos de lazer e exercícios físicos pode prejudicar seu desempenho e afetar sua saúde. 

Por isso, acrescente à rotina atividades voltadas para o relaxamento:

  • faça pausas;
  • alimente-se bem;
  • hidrate seu corpo;
  • pratique atividades físicas. 

Tente relaxar e renovar os ares, sobretudo, quando a data da prova estiver próxima, quando a tensão aumenta.

8. Estude com o Projeto Redação

Por fim, para fechar nossas dicas de como passar no ENEM é: estude com o Projeto Redação!

O Projeto Redação está entre as melhores plataformas online que proporcionam diversos benefícios para você que está estudando para o Exame.

Veja todas as vantagens que você vai obter ao estudar conosco:

  • mais de 300 temas de redação com textos motivadores para você treinar; 
  • corretores qualificados e especialistas no ENEM;
  • correções por competência, nos mesmos moldes do ENEM;
  • correções detalhadas, com destaque para os pontos fortes e fracos de cada aluno;
  • entregas rápidas, com prazo médio de 48 horas em dias úteis; 
  • reavaliação das correções pela equipe pedagógica da plataforma
  • monitoria ilimitada para resolver dúvidas sobre as correções.

Legal demais, não é? Com todos esses temas disponíveis, é possível treinar sua escrita sobre diferentes eixos temáticos. Assim, você aproveita para expandir seu repertório sociocultural, aspecto fundamental para escrever sobre os mais variados assuntos. 

Já as correções nos moldes do Enem ajudam você a entender melhor todas as 5 competências avaliativas da redação, de modo a aprimorar as habilidades exigidas em cada uma delas.

Além disso, os comentários dos corretores contribuem para você verificar quais pontos precisa melhorar na hora de escrever sua redação e mostram os acertos para estimular ainda mais o seu desenvolvimento! 

Agora que você conhece as melhores formas de como passar no ENEM, que tal estudar com o Projeto Redação? Escolha um dos nossos planos e comece a enviar seus textos agora mesmo!

QUER GARANTIR A NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM?

Utilize o cupom REDENEM e receba 15% DE DESCONTO nos planos do Projeto Redação!

Sabrina Andrade

Sabrina Andrade

Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infantis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000