Blog Projeto Redação

10 dicas de como controlar a ansiedade antes do Enem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

No período de reta final dos processos seletivos sempre existe uma aflição. Por isso, saber como controlar a ansiedade antes do Enem é um passo muito importante para seu sucesso no exame. 

Como sabemos que, além das demandas normais do Enem, este ano ainda temos diversas outras mudanças e questões relacionadas à pandemia do Covid-19, preparamos este artigo para ajudar você a acalmar o coraçãozinho para a hora da prova. Então, bora conferir essas dicas?

1. Faça exercícios físicos

A primeira dica é fazer exercícios físicos, pois é muito importante que você mantenha condicionamento e resistência para encarar o tempo de prova. Além disso, os exercícios físicos podem ajudar na produção de endorfina, que é um hormônio que auxilia na sensação de bem-estar. 

Portanto, é interessante que você comece, desde já, a praticar alguma atividade. Então, você deve pensar em coisas que você gosta de fazer, como corrida, caminhada, yoga, alongamentos ou andar de bicicleta. Mas lembre-se, nada de fazer coisas que gerem exaustão no momento da prova. 

2. Durma bem

Mais uma coisa relacionada ao rendimento físico e mental está relacionada ao sono. Isso é importante, pois o seu processo de aprendizado não é apenas durante os estudos. Por isso, descansar a mente ajuda a assimilar melhor o conteúdo. Isso pode ser comprovado pelo estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, no qual foi constatado que pessoas que não dormiam há mais de 19 horas apresentavam mais falta de atenção do que pessoas que ingeriram álcool. 

Para melhorar a qualidade do seu sono, temos algumas dicas: 

  • Desligue aparelhos eletrônicos;
  • Escolha um horário para se preparar para dormir todos os dias;
  • Acorde sempre no mesmo horário;
  • Faça exercícios físicos.

3. Cuide da alimentação 

Sobre uma boa alimentação, é muito relevante que haja a absorção de todos os nutrientes necessários. Isso fará com que você melhore sua qualidade de vida, raciocínio, memorização e concentração. Também não se esqueça de beber bastante água, pois é necessário manter uma boa hidratação. 

4. Relaxe antes da prova

Nos dias antes da prova, o mais recomendado é que você relaxe e descanse bastante. Embora muitos estudantes achem que devem estudar muito e rever todos os conteúdos, isso pode aumentar as angústias, devido `a grande quantidade de informações. 

Por isso, essa dica sobre como controlar a ansiedade antes do Enem é muito importante, pois você deve diminuir o ritmo e fazer atividades prazerosas, sem se desgastar fisicamente. 

5. Prepare o que vai levar com antecedência

Mais uma questão relevante sobre como controlar a ansiedade antes do Enem, é utilizar essa energia para planejar como será no dia da prova. Você pode montar um cronograma do que vai fazer no dia, o que vai comer e o que pretende levar. 

Além disso, você pode preparar tudo que irá levar para o dia do Exame, como lanches, canetas pretas e separar a garrafa de água e outras coisas que achar necessário. 

6. Faça atividades que você gosta 

Assim como descansar e relaxar antes da prova, na semana do exame, mais uma dica sobre como controlar a ansiedade antes do Enem, é fazer atividades que você gosta, como jogar, assistir séries, filmes, TV, ouvir música e outros. Isso pode fazer com que você se distraia um pouco e fique mais calmo. 

7. Respeite seus limites

Outra questão sobre como controlar a ansiedade antes do Enem é se conhecer melhor. Não adianta nada se comparar com colegas, influenciadores ou outros estudantes, você deve sempre respeitar seu tempo e seus limites. Pense sempre que você fez o seu melhor e se esforçou, sem colocar como base o desempenho de outros, ok? 

8. Revise os conteúdos

Contradizendo um pouco o que foi dito anteriormente, para algumas pessoas é necessário fazer uma revisão dos principais conteúdos. Isso pode funcionar de maneira a ser uma forma como controlar a ansiedade antes do Enem. Por isso, sempre faça resumos, fichas e mapas mentais, para facilitar esse processo pré-prova. 

Dessa forma, sempre faça uma relação do seu cronograma com seus métodos de estudo. Isso irá ajudar muito a se organizar melhor antes da prova. 

9. Faça meditação

A meditação é uma das principais técnicas indicadas para pessoas ansiosas, por isso, é muito utilizada por estudantes quando pensam em como controlar a ansiedade antes do Enem. Essa técnica pode trazer diversos benefícios à sua saúde, como a regulagem do metabolismo e, consequentemente, a diminuição da ansiedade. 

Isso pode ajudar até mesmo no momento da prova, pois com a meditação, você aprende a respirar melhor e a ter mais controle sobre os impulsos da sua mente, por exemplo. 

10. Converse sobre suas inseguranças

Por fim, é sempre importante dividir suas inseguranças e medos com pessoas de confiança. Assim, você não precisa saber como controlar a ansiedade antes do Enem sozinho, pois sempre pode pedir ajuda a seus familiares e amigos. Também é legal dividir experiências com pessoas que vão prestar o Exame ou já prestaram, pois elas entenderão melhor como você se sente. 

Lembre-se sempre que não é vergonha procurar ajuda, se você achar que não está bem, sempre pode contar com profissionais qualificados para te ajudar, como os psicólogos. Existem diversos serviços psicológicos gratuitos ou com preço social em várias cidades, o que pode ser uma boa opção. 

Pense sobre essas possibilidades, pois não é saudável se desgastar muito emocionalmente. Esperamos que você tenha um ótimo desempenho no exame! 


Bom, agora que você já sabe como controlar a ansiedade antes do Enem, bora conferir mais um post sobre exemplos de redação nota 1000? Com isso, você pode saber, cada vez mais, como arrasar na prova e conquistar seus sonhos. 

Confira o relatório de assuntos mais cobrados no Enem e entenda quais conteúdos você precisa estudar para garantir a sua vaga na universidade!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000