Blog Projeto Redação

Conheça 6 dicas para o Sisu e se prepare para o processo seletivo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é uma das principais formas de ingressar na Universidade atualmente, no Brasil. Portanto, além de fazer sua inscrição, é importante que você considere algumas dicas para o Sisu

Por isso, separamos 6 dicas, neste post, para ajudar você a se organizar e entender melhor todo o processo. 

O que é o Sisu? 

O Sistema de Seleção Unificada é um programa do Ministério da Educação, em que instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. Os candidatos com melhor classificação são selecionados de acordo com suas notas no Exame.

Datas importantes

Além das dicas para o Sisu, outra coisa que você deve estar atento é no cronograma do sistema, que é divulgado no site oficial do programa. Veja a seguir, quais são as datas previstas para a edição 2021:

Período de inscrições6 a 9 de abril 
Resultado da chamada regular13 de abril
Prazo para participar da lista de espera13 a 19 de abril 
Matrícula da chamada regular14 a 19 de abril 
Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituiçõesA partir de 23 de abril

Bom, agora que você entendeu um pouco melhor sobre o Sistema, bora para as dicas para o Sisu!

1. Confira a nota de corte dos últimos ano

A primeira entre as dicas para o Sisu é conferir as notas de corte dos anos anteriores. Apesar de haver mudanças entre cada edição do programa, a média de cada curso ou universidade costuma não ter uma variação muito grande de um ano para o outro. 

2. Defina qual curso você vai fazer

Escolher qual profissão seguir é uma questão bem complicada entre os jovens. Isso acontece pois, por mais que haja a possibilidade de transferência de curso superior, o vestibular é o momento em que você iniciará sua carreira profissional. 

Dessa forma, antes de colocar sua nota em alguma das opções de curso, você deve pensar muito bem no seu perfil e nas suas necessidades durante o período da graduação e, também, após sua formatura. 

3. Saiba quais faculdades você quer se inscrever

Mais uma das dicas para o Sisu é saber quais são as faculdades que você deve se inscrever. Além de pensar na nota de corte, este é o momento de refletir sobre suas possibilidades. 

Aqui, você deve pensar se precisará mudar de cidade para ir à universidade. Para isso, você pode pesquisar sobre ações afirmativas e possibilidades de bolsas de manutenção, que são disponibilizadas dentro das instituições públicas de ensino. 

Além disso, é muito importante que você faça uma análise, não só de gastos, mas sobre questões emocionais, levando em consideração a distância com seus familiares, por exemplo.  

4. Pesquise sobre as chamadas dos anos anteriores

Outra das dicas para o Sisu que também é muito importante é saber que, mesmo se sua nota não der para a primeira chamada, ainda existem muitas outras convocações por meio da lista de espera.

Dessa forma, você deve analisar todas as universidades que têm interesse e verificar o nível de desistência de cada uma delas, para, assim, ter mais chances de conseguir uma vaga remanescente. 

5. Pense bem em suas prioridades 

Além das dicas para o Sisu já citadas, você deve lembrar que na inscrição você poderá escolher duas opções de curso. Com isso, os candidatos que passarem em qualquer uma das opções de curso não podem ficar na lista de espera da outra opção.

Portanto, é fundamental que você analise muito bem as suas prioridades e defina as opções que você realmente quer e pode cursar. Pois, se você for classificado em uma opção de curso que não deseja tanto assim, não poderá optar por ficar na lista de espera e ser convocado nas próximas chamadas.

Pense sobre essa opção, às vezes é mais viável esperar para ficar na lista de espera do seu curso dos sonhos, se houver chances de ser convocado nas próximas chamadas, do que ir para um curso ou universidade que não se encaixa nos seus planos.

6. Acompanhe a classificação parcial diariamente

A última das dicas para o Sisu que vamos apresentar hoje é: acompanhar, diariamente, a classificação parcial. Isso deve ser feito, pois, todos os dias, a partir do segundo dia de inscrição, você poderá acompanhar a classificação parcial e saber qual a nota de corte de todos os cursos e universidades. Como essa informação é atualizada uma vez por dia, você deve ficar de olho. 

Por meio do acompanhamento das classificações parciais, você pode analisar, por meio das variações diárias, se vale a pena permanecer com determinada opção ou alterá-la.

Além disso, se optar por mudar as suas opções ao longo do período, você ainda consegue ver a sua classificação parcial e prever sua probabilidade de ser aprovado.

E aí, gostou das dicas para o Sisu? Que tal conhecer outras formas de utilizar o resultado do Enem lendo sobre as faculdades que aceitam a nota do Exame.

Baixe os materiais gratuitos do Projeto Redação e estude sem precisar sair de casa!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000