Blog Projeto Redação

Conheça os principais modelos de introdução para redações

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Como já sabemos, a maioria dos processos seletivos como Enem, vestibulares e concursos públicos possuem a redação como modo avaliativo. Logo, sabendo a importância desses textos para conquistar a vaga almejada, é necessário já ter um bom desempenho no início do texto. Então, quanto mais modelos de introdução você tiver opção de utilizar, poderá ser mais fácil fazer uma boa redação. 

A partir disso, preparamos este artigo com os mais diversos modelos de introdução, para que você possa começar a estudá-los e aplicá-los em seus textos. 

Como fazer uma introdução? 

Bom, como sabemos, a introdução é a primeira impressão que temos de um texto, por isso é tão relevante na criação de redações. No caso de texto para processos seletivos, na maioria das vezes há um número máximo de linhas que devem ser respeitadas. Por isso, essa parte deve conter, em média, cinco linhas

Para apresentar ao leitor o que será dito no texto que será escrito, você deve pensar muito em algumas ideias de coesão. O primeiro ponto a ser considerado é que a introdução deve conter uma relação direta com tudo que será desenvolvido durante as outras partes do texto. Então, uma dica interessante é fazer um esquema de escrita antes de iniciar. 

Além disso, o uso de conectivos introdutórios é uma ótima forma de iniciar a primeira frase do seu texto. Você poderá observar isso nos modelos de introdução que serão observados posteriormente. Sendo assim, observe e conheça alguns desses mecanismos de coesão na lista a seguir: 

  • em primeiro lugar;
  • primeiramente;
  • no contexto atual;
  • antes de mais nada;
  • antes de tudo;
  • para começar;
  • sobretudo;
  • principalmente;
  • primordialmente.

Modelos de introdução

Existem diversos tipos de modelos de introdução, portanto, você deve analisar qual deles se adequa mais ao que você pretende escrever e, também, ao gênero textual que será abordado. Conheça, então, esses exemplos: 

Alusão histórica

O primeiro dos modelos de redação que será apresentado é baseado em alusão histórica. Nele, você mostrará um fato histórico e depois fará uma relação entre esse contexto e a atualidade.

Nesse contexto, você deve utilizar acontecimentos históricos conhecidos, como guerras, revoluções, regimes ditatoriais e acontecimentos marcantes. Para exemplificar isso, temos o trecho introdutório da aluna Mariana Camelier Mascarenhas, no ano de 2017, com o tema: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”

“Na antiga Esparta , crianças com deficiência eram assassinadas, pois não poderiam ser guerreiras, profissão mais valorizada na época. Na contemporaneidade , tal barbárie não ocorre mais, porém há grandes dificuldades para garantir aos deficientes – em especial os surdos – o acesso à educação, devido ao preconceito ainda existente na sociedade e à falta de atenção do Estado à questão.“

Citação

Ter um bom repertório sociocultural é uma das principais formas de se sair bem na hora de escrever. Portanto, um dos principais modelos de introdução está relacionado a fazer citações relacionadas ao tema. 

Em exemplo temos o parágrafo de introdução da redação da aluna Giovanna Tami Soares Takahashi, do tema do Enem de 2016, com a temática “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”: 

“Segundo a atual Constituição Federal, o Brasil é um país de Estado laico, ou seja, a sociedade possui o direito de exercer qualquer religião, crença ou culto. Entretanto, essa liberdade religiosa encontra-se afetada, uma vez que é notório o crescimento da taxa de violência com relação à falta de tolerância às diferentes crenças. Assim, diversas medidas precisam ser tomadas para tentar combater esse problema , incitando uma maior atenção do Poder Público, juntamente com os setores socialmente engajados, e das instituições formadoras de opinião. “

Exemplificação

Mais um tipo dentre os modelos de redação é a exemplificação. A partir disso, você inicia seu texto com algum tipo de exemplo sobre o tema. Eles podem ser baseados em dados estatísticos, notícias, lei ou algum tipo de conhecimento de mundo relacionado à temática proposta. 

Veja um exemplo da redação da aluna Ursula Gramiscelli Hasparyk, do Enem do ano de 2017, com o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”

A plena formação acadêmica dos deficientes auditivos, uma parcela das chamadas Pessoas com Deficiência (PCD), é um direito assegurado no recém aprovado Estatuto da Pessoa com Deficiência, de 2015, também conhecido como Lei da Acessibilidade. Além de um direito legalmente garantido, a educação para esse grupo social é sociologicamente analisada como essencial para uma sociedade tolerante e inclusiva. Entretanto, observa-se o desrespeito a essa garantia devido ao preconceito, muitas vezes manifestado pela violência simbólica, e à insuficiência estrutural educacional brasileira.”

Comparação

A partir de métodos comparativos, você pode utilizar realidades distintas para fazer comparações no início do seu texto. Como exemplo dessas análises, pode-se ver na redação da aluna Marcela Sousa Araújo, do Enem 2016, com o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”:

“No limiar do século XXI, a intolerância religiosa é um dos principais problemas que o Brasil foi convidado a administrar, combater e resolver. Por um lado, o país é laico e defende a liberdade ao culto e à crença religiosa. Por outros, as minorias que se distanciam do convencional se afundam em abismos cada vez mais profundos, cavados diariamente por opressores intolerantes.” 

Definição

Para finalizar os modelos de introdução, temos a possibilidade de iniciar os textos com a definição de um termo, expressão ou assunto que tenha relação direta com o tema e será abordado na redação. Para exemplificar podemos visualizar a redação do estudante José Querino de Macêdo Neto, do ano de 2014, com o tema “Publicidade infantil em questão no Brasil”

“Se o conceito censitário de publicidade entende o uso de recursos estilísticos da linguagem, a exemplo da metáfora e das frases de efeito, como atrativo na vendagem de produtos, a manipulação de instrumentos a serviço da propaganda infantil produz efeitos que dão margem mais visível ao consumo desnecessário. Com base nisso, estabelecem-se propostas de debate social acerca do limite de conteúdos designados a comerciais televisivos que se dirigem a tal público.Faz-se preciso, no entanto, que se ressaltem as intenções das grandes empresas de comércio: o lucro é, sobretudo, ditador das regras morais e decisivo na escolha das técnicas publicitárias.”

E aí, gostou do nosso texto sobre modelos de introdução? Então veja mais sobre técnicas de escrita em nosso artigo sobre conectivos para redação, e consiga melhorar, cada vez mais, seus textos.  

[E-book Gratuito]

Quer garantir a sua vaga dos sonhos? Confira 15 dicas imperdíveis para escrever uma redação nota 1000!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000