Agora que as tensões da primeira parte do Exame passaram, está na hora dos preparativos para o segundo dia de prova Enem. Para essa data final, você deve considerar todas as coisas que não saíram tão bem no primeiro dia e reorganizá-las.
Para te ajudar nessa tarefa, vamos falar sobre todas as informações necessárias para prestar o Exame, principalmente no segundo dia.
Data
Provavelmente, você já anotou em seu calendário a data para aplicação das provas, mas não custa dar uma conferidinha, não é mesmo? Então, o segundo dia de prova Enem será 24 de janeiro de 2021, para versão impressa.
Já a versão digital será aplicada nos dias 31 de janeiro de 2021 e 07 de fevereiro de 2021. Essas datas são resultado dos processos de prevenção ao Covid-19.
Horário
Sobre o segundo dia de prova Enem, o horário de provas terá 5h de aplicação, seguindo as especificações a seguir, de acordo com o Horário de Brasília:
Abertura dos portões: 11h30 (diferente dos outros anos, para não ocorrer aglomerações).
Fechamento dos portões: 13h.
Início das provas: 13h30.
Horário de término das provas: 18h30.
Disciplinas do segundo dia de prova Enem
Além disso, é importante saber quais disciplinas são cobradas no segundo dia de prova Enem. Serão vistos os conteúdos de: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Essas matérias são divididas das seguintes formas:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Essa prova, que contém 45 questões de múltipla escolha, por se tratar de conteúdos referentes à biologia, à química e à física, requer as seguintes competências:
Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.
- Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos.
- Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.
- Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.
- Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.
Competência de área 2 – Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.
- Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.
- Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum.
- Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.
Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.
- Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.
- Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos.
- Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e(ou) destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.
- Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.
- Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.
Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.
- Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos.
- Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.
- Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos.
- Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos. Competência de
- Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.
- Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
- Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam.
- Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.
Competência de área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
- Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.
- Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo.
- Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em suas manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais.
- Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.
Competência de área 7 – Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
- Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas.
- Caracterizar materiais ou substâncias, identificando etapas, rendimentos ou implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção.
- Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou no consumo de recursos energéticos ou minerais, identificando transformações químicas ou de energia envolvidas nesses processos.
- Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios.
Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
- Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros.
- Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias primas ou produtos industriais.
- Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
Matemática e suas tecnologias
Sobre mais um conteúdo cobrado no primeiro dia de prova Enem, também com 45 questões de múltipla escolha, temos os seguintes tópicos:
Competência de área 1 – Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.
- Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais.
- Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.
- Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.
- Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas.
- Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.
Competência de área 2 – Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.
- Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional.
- Identificar características de figuras planas ou espaciais.
- Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma.
- Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano.
Competência de área 3 – Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
- Identificar relações entre grandezas e unidades de medida.
- Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano.
- Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas.
- Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente.
- Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos relacionados a grandezas e medidas.
Competência de área 4 – Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
- Identificar a relação de dependência entre grandezas.
- Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou inversamente proporcionais.
- Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção de argumentação.
- Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas.
Competência de área 5 – Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas.
- Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas.
- Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas.
- Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.
- Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação.
- Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos.
Competência de área 6 – Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.
- Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
- Resolver problemas com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
- Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.
Competência de área 7 – Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.
- Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados expressos em uma tabela de frequências de dados agrupados (não em classes) ou em gráficos.
- Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade.
- Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção de argumentação.
- Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos de estatística e probabilidade.
O que levar no segundo dia de prova Enem?
Agora é a hora pensar sobre o que levar para o segundo dia de prova Enem. Primeiramente, você deve separar os itens obrigatórios, assim como o primeiro dia de aplicação:
- Máscaras: que devem cobrir nariz e boca e serem utilizadas durante todo o exame.
- Caneta preta: fabricada em material transparente.
- Documentação necessária: documento original com foto. Você pode consultar a lista de documentação aceita em: o que levar para o Enem.
Bom, agora é hora de pensar nos itens optativos. Sobre eles, é interessante pensar como foi sua experiência com o primeiro dia de prova: se ficou com fome, com sede, precisou de máscara extra e coisas do tipo. Aqui estão algumas dicas sobre o que levar:
- Cartão de confirmação de inscrição: pode te ajudar a se localizar no dia da prova.
- Álcool em gel: apesar de uso obrigatório, será disponibilizado no local de prova, segundo o MEC. No entanto, para maior segurança, é interessante levar o seu.
- Água: a garrafa de água deve ser transparente e sem rótulo.
- Lanche: como o período de prova é muito longo, é relevante que você leve algum alimento, pois será permitido, apesar das medidas de prevenção à COVID-19. Opte por lanches menos gordurosos e com menos açúcares.
Como se preparar para o segundo dia de prova Enem?
Para finalizar, no segundo dia de prova Enem, você já tem uma noção maior sobre como vai reagir ao exame, pois já conhece o lugar de aplicação e já sabe, de certa forma, qual a estrutura do Exame. Por isso, reveja os melhores trajetos para chegar no local de prova e faça uma organização baseada nas suas experiências no primeiro dia.
Além disso, faça atividades que te ajudam a controlar a ansiedade. Tente relaxar, fazer meditação, exercícios físicos, assistir filmes e séries e conviver com quem te faz bem. Mas lembre-se, nada de se desgastar fisicamente, principalmente no dia anterior ao Exame.
Mais uma medida necessária, é tomar cuidado com a alimentação, não ingira alimentos indigestos ou coisas que não está acostumado nos dias antes da prova.
E aí, já se sente preparado para o segundo dia de prova Enem? Agora é só descansar, relaxar e ler nosso próximo artigo sobre como controlar a ansiedade antes do Enem.