Blog Projeto Redação

Aprenda os prós e contras de utilizar o título na redação Enem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Não é novidade para ninguém o quanto a redação é importante na nota final do Enem, o que faz com que você precise se dedicar bastante a essa parte da prova. Pensando nisso, é imprescindível que seu o texto apresente diferenciais em relação aos outros candidatos. Por isso, o título na redação Enem é algo tão discutido.

Sabendo que ainda há muitas dúvidas em relação a esse mecanismo, fizemos este artigo para te ajudar a não ter mais dúvidas sobre isso.

É necessário inserir um título na redação Enem?

Este mecanismo não é caracterizado como obrigatório e não é avaliado em nenhuma das competências do Enem. Dessa maneira, torna-se uma opção do autor colocar ou não um título no seu texto.

No entanto, apesar de ser uma forma de sintetizar para o leitor o que será dito e ser um ponto de surpresa, por não ser muito utilizado, você pode gastar muito tempo procurando ideias de títulos e acabar perdendo tempo que poderia ser gasto em partes que serão avaliadas.

Mais um ponto negativo é que você também perde uma linha, que poderia ser utilizada no seu texto. Logo, é bom pensar nisso e deixar o título para o momento em que você já tiver certeza da sua estruturação.

Mas lembre-se, isso se aplica apenas ao título na redação Enem, sobre outros vestibulares você deve conferir o edital, pois em alguns, ele é um quesito obrigatório.

Por que fazer um título na redação Enem?

Bom, por ser a primeira impressão que o leitor terá do seu texto, essa parte se torna um convite para a leitura da sua produção. Isso também pode ser um tipo de contextualização do que será abordado.

Como fazer um título na redação Enem?

Agora que você já analisou os prós e os contras de criar um título na redação Enem, vamos considerar a utilização desse mecanismo, e que agora você tem outras dúvidas.

Calma, vamos te ajudar a entender qual a estruturação dessa parte. É só seguir as seguintes dicas:

Siga algumas regras

Como todas as partes de um bom texto, o título na redação Enem deve seguir algumas regrinhas, como:

  • Use bastante a criatividade;
  • Não utilize letras maiúsculas em todas as palavras, apenas no início e nos nomes próprios;
  • Não salte uma linha depois;
  • Centralize o título na linha;
  • Não coloque ponto final.

Seguindo esses passos será muito simples dar uma boa titulação ao texto.

Entenda o que evitar

A primeira coisa que não deve ser feita é colocar a frase temática da prova como título, pois o exame cobra autoria nas redações. Por isso, quando você copia o tema, além de gastar uma linha sem necessidade, você pode correr o risco de perder em originalidade.

Mais uma questão é evitar frases de efeito e sensacionalistas, principalmente com mentiras. Além disso, frases irônicas ou sarcásticas podem, também, causar má impressão, então muito cuidado, ok?

Crie um título na redação Enem relacionado ao texto

Embora esse atributo não seja julgado dentro dos métodos de avaliação, ele também fara parte da sua construção textual, logo, ele também contará como texto.

Dentro do texto dissertativo-argumentativo, uma das principais características notadas é a forma de relação das informações presentes no texto. Assim, é necessário que você saiba muito bem fazer um título na redação Enem que seja condizente com o que será dito, pois a construção da expectativa de um assunto que não será tratado pode ser prejudicial.

Esperamos que tenha gostado das informações sobre como é tratado o título na redação Enem. No próximo artigo você vai aprender sobre estrutura da redação Enem. Bora conferir?

QUER GARANTIR A NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM?

Utilize o cupom REDENEM e receba 15% DE DESCONTO nos planos do Projeto Redação!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000