Blog Projeto Redação

Conheça 8 dicas sobre o que fazer um dia antes do Enem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando e uma das principais questões dos participantes é: o que fazer um dia antes do Enem? Para sanar essa dúvida é sempre importante analisar sua rotina e seus hábitos, para criar uma boa estratégia para o dia do Exame. 

Para isso, preparamos este artigo com 8 dicas sobre o que fazer um dia antes do Enem. Bora conferir? 

1. Saiba onde fica o local de prova

Como sabemos, o local de prova foi divulgado no dia 05 de janeiro de 2021. Portanto, a primeira dica é pesquisar onde será a aplicação do exame, procurar diferentes rotas e programar como chegar lá. Afinal, ninguém quer ser um atrasado do Enem, não é mesmo? 

Para facilitar, utilize aplicativos de mapas e GPS, calcule valores e tempo de Uber ou ônibus, veja quais são os trajetos a pé. Caso seja perto e, se for de carro, já pense em diferentes rotas, havendo congestionamentos. Não se esqueça de tomar muito cuidado com a Covid-19, ok? 

2. Organize os materiais que precisa levar

Mais uma dica importante sobre o que fazer um dia antes do Enem, é separar tudo que pretende levar para a prova. Lembre-se de tudo que é obrigatório: 

  • Documento de identificação: com foto; 
  • Máscaras: leve mais de uma, caso precise trocar. Elas devem cobrir boca e nariz e serem usadas durante todo o período;
  • Caneta preta: ela deve ser esferográfica e fabricada em material transparente. Leve alguma caneta extra. 

Além disso, existem alguns itens não obrigatórios: 

  • Cartão de confirmação: é interessante para que você consiga se localizar no dia da prova. 
  • Álcool em gel: apesar de ser disponibilizado no local de prova, é interessante possuir seu próprio higienizador.
  • Água: a garrafa de água deve ser transparente e sem lacre. 
  • Lanche: evite alimentos gordurosos, muito salgados ou com grande concentração de açúcares. 

3. Durma o suficiente

Outra questão muito importante a ser abordada quando pensamos em o que fazer um dia antes do Enem é dormir o suficiente. Como costumamos sentir muita ansiedade, devido à grande pressão de processos de seleção, costumamos desregular nosso sono. Mas, isso é muito prejudicial à saúde e também pode diminuir a concentração e atrapalhar a memória. 

Por isso, tente relaxar bastante no dia anterior, para conseguir dormir, ao menos, as 8 horas de sono recomendadas.

4. Alimente-se bem 

Mais um problema que pode ser causado pelo estresse antes da prova pode ser ligado às questões estomacais. Por isso, é de muita necessidade que, quando pensamos em o que fazer um dia antes do Enem, também considerarmos como será nossa alimentação. 

Logo, ingira alimentos mais leves, sem muita concentração de gordura e que não sejam indigestos. Uma feijoada, por exemplo, pode ser uma péssima ideia, pois possui muitos ingredientes gordurosos. 

5. Converse com amigos

Além das dicas anteriores de o que fazer um dia antes do Enem, conversar com pessoas com quem você se sente confortável também pode ser muito bom para diminuir o estresse. Por isso, sempre procure apoio de amigos e familiares e passe um tempo com eles, mesmo que de forma online. 

Também é interessante conversar com outros participantes do Exame, assim vocês podem dividir suas experiências e informações. Logo, não é necessário tratar outras pessoas como seus concorrentes, pois o processo do Sisu é bem abrangente. 

6. Faça exercícios físicos

Uma nova sugestão para o que fazer um dia antes do Enem é se exercitar. Apesar de parecer um pouco complicado, as atividades físicas são muito importantes para a diminuição do estresse, da ansiedade e aumento do bem-estar. 

No entanto, tome muito cuidado para não fazer nenhum exercício que não esteja acostumado, ou que exija muito do seu corpo. Isso pode gerar exaustão ou até mesmo dores, no dia do exame. 

7. Organize o dia

Bom, além disso, quando pensamos em o que fazer um dia antes do Enem, sempre precisamos falar sobre o planejamento. Não se esqueça de anotar tudo, coloque o horário de dormir, de acordar, almoçar e sair de casa. Planeje o caminho e outras coisas que podem ser variáveis no dia. Afinal, ninguém quer ter uma surpresa no dia da prova, não é mesmo? 

8. Faça atividades relaxantes

Por fim, faça atividades relaxantes para melhorar seu humor e te distrair um pouco da tensão da prova. Por isso, quando decidir o que fazer um dia antes do Enem, sempre coloque como prioridade as coisas que te deixam relaxado. Isso pode ser algum tipo de meditação, por exemplo. 

Mas, se você não curte muito meditar, pode fazer muitas outras atividades, como: assistir filmes e séries, ouvir músicas, dançar, tocar instrumentos, fazer trabalhos manuais ou se divertir com algum jogo.

E aí, gostou das dicas sobre o que fazer um dia antes do Enem? Para ler mais sobre o exame, veja nosso artigo sobre o local de prova Enem. Esperamos que você tenha um ótimo desempenho!

[E-book Gratuito]

Quer garantir a sua vaga dos sonhos? Confira 15 dicas imperdíveis para escrever uma redação nota 1000!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000