Blog Projeto Redação

Aprenda como estudar português para concurso com 10 dicas incríveis

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Não é novidade para ninguém que a prova de português dos processos para cargos públicos causa muita aflição nos participantes. Por isso, é muito importante aprender como estudar português para concurso, pois, mais que uma disciplina cobrada na prova, isso também pode ser considerado um diferencial em relação aos outros participantes.

Embora pareça uma tarefa muito difícil, neste artigo vamos te apresentar alguns métodos e dicas sobre como estudar português para concurso sem muita dificuldade. Vamos começar!

1. Conheça seu edital

Apesar dos materiais para concurso seguirem um padrão, é importante saber que pode haver variações de conteúdo de uma banca para outra. Então, para saber como estudar português para concurso, você precisa ler o edital com antecedência ao início dos estudos, para entender bem como as questões serão cobradas. 

2. Crie uma rotina de estudos 

Uma das questões imprescindíveis nos estudos é estipular uma rotina. Por meio do conhecimento do tempo que você pode destinar aos estudos, é mais fácil elaborar planos e divisões do conteúdo, sem se desgastar. 

Mas lembre-se, você deve ser honesto em relação aos seus limites de tempo e até emocionais. Não adianta ter um cronograma bem elaborado, mas incoerente com a sua realidade.

3. Faça simulados

Antes mesmo de iniciar os aprendizados teóricos, você deve analisar quais são seus pontos fracos e fortes. Para isso, você pode fazer simulados das bancas que você pretende prestar, ou até mesmo provas antigas. Isso auxiliará nas formas como estudar português para concurso.

Após alguns testes, você vai perceber que possui mais facilidade em algumas áreas e menos em outras. Isso vai auxiliar na divisão dos materiais e conteúdos.

4. Crie mapas mentais

Depois do planejamento de como estudar português para concurso e de saber quais são suas maiores dificuldades, está na hora de colocar tudo isso em prática. 

Por se tratar de muitos conteúdos diferentes, você deve desenvolver estratégias de memorização. Uma das maiores recomendações de estudos é a criação de mapas mentais, que podem ser feitos manualmente, ou por meio de aplicativos que facilitam o desenvolvimento de textos nesse formato. 

Com os mapas mentais é possível sintetizar melhor o conteúdo e fazer análises próprias de hierarquia das informações, respeitando seu próprio aprendizado.

5. Faça resumos

Mais uma prática muito utilizada para a melhor concepção de conteúdos é o resumo. Embora seja comum pensar na feitura de resumos para qualquer prática de aprendizado, ainda assim é uma ótima forma como estudar redação para concurso, pois é ótimo para fazer sínteses e, assim, diminuir a quantidade de matéria para lembrar.

Pensando nisso, é interessante conciliar os resumos e os mapas mentais de forma que ambos se completem e criem formas de te estimular de maneiras distinta. 

6. Leia bastante

Mais uma dica importante para o entendimento da língua e para aprender como estudar português para concurso é aprimorar o hábito de leitura. Com isso, você vai perceber como funciona a estrutura da língua e observar questões como ortografia e gramática, que são muito cobradas dentro da parte de português. 

7. Assista videoaulas

Mais um ponto significativo é o fato de que você não precisa aprender tudo sozinho. Por esse motivo, há alternativas que devem ser consideradas, como videoaulas, que podem ser gratuitas, encontradas em plataformas de vídeo, ou pagas, presentes em diversos cursos para concursos. 

8. Inicie de algum conteúdo específico

Apesar de os conteúdos serem bem amplos, é recomendado por diversos especialistas, que você inicie a disciplina de português para concursos por conteúdos mais amplos, como a parte de morfologia. 

Como esse estudo está ligado diretamente à formação de palavras, ele pode te ajudar a entender sobre a língua e também é uma ótima forma de saber como estudar português para concurso no início. 

9. Conheça os principais conteúdos

Para saber como estudar português para concurso, além de conhecer o edital do seu exame, você deve fazer uma pesquisa sobre os principais conteúdos que caem nesses tipos de provas. 

Mas calma, vamos te dar uma ajudinha agora, com uma relação aos principais temas cobrados. São eles:

  • colocação pronominal;
  • concordância verbal e nominal;
  • crase;
  • hífen
  • pontuação;
  • pronome oblíquo;
  • regência verbal e nominal.

10. Estude redação

Por fim, temos uma dica muito valiosa sobre com estudar português para concurso, que é: estude redação. Com a prática de escrita, você saberá como utilizar o que você aprendeu. Entender como funcionam as atualidades e os temas tratados nas redações vai aprimorar sua compreensão textual, o que auxiliará nas questões objetivas.


Agora que você entendeu como estudar português para concurso e percebeu como a escrita pode te auxiliar nesse processo, leia também sobre dicas de redação para concurso.

Pratique com 848 exercícios de interpretação de texto para mandar bem nos vestibulares e concursos!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000