Blog Projeto Redação

Conheça 4 técnicas para saber como treinar redação para concurso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Um dos erros mais comuns que a maioria dos(as) concurseiros(as) comete é planejar um cronograma de estudos para as matérias que serão cobradas, mas deixar de lado as técnicas de como treinar redação para concurso. 

Se você é essa pessoa, cuidado! Não adianta apenas bons resultados nas questões objetivas. Para garantir a sua aprovação, é preciso saber as técnicas para a escrita de um bom texto.

Dessa forma, para que você consiga ser nomeado(a) mais rapidamente, preparamos, para este artigo, um passo a passo de como treinar redação para concurso público com 4 dicas valiosas.

1. Saiba ler e interpretar a frase tema e os textos motivadores

Antes de pensarmos na produção do texto, vamos a uma das partes mais ignoradas pela maioria dos candidatos: a leitura crítica da proposta de redação.

Infelizmente, muitos acreditam que para fazer um bom texto basta escrever bem. Pois bem, cuidado com essa certeza.

Você pode escrever uma redação repleta de ideias críticas, mas não estar dentro do que foi proposto para discussão pela banca avaliadora. 

E então, o que fazer para não cometer um desvio assim? Simples, leia atentamente a frase temática e os textos da coletânea.

Uma vez que o material da prova de redação foi minuciosamente elaborado pela banca avaliadora, é essencial que você saiba ler estrategicamente tudo que ali está, a fim de se aproximar do que é esperado por quem vai te avaliar.

Portanto, pensando em fazer dos(as) seus(as) avaliadores(as) os(as) aliados(as) neste momento tão decisivo, vamos às técnicas de leitura crítica.

Saiba identificar os recortes temáticos

A primeira etapa desse passo a passo é saber identificar e interpretar os recortes temáticos. Você sabe o que são recortes temáticos?

Antes de passarmos para esta definição, é necessário que você saiba a diferença entre assunto e tema. Para compreender o que é assunto, tenha em mente algo mais amplo, que vai envolver diferentes conteúdos.  Já para a compreensão do que é tema, entenda-o como uma perspectiva do assunto, é quando há uma delimitação em relação ao assunto.

Diante disso, quando falamos sobre delimitações, estamos nos referindo aos recortes temáticos. Como assim? O tema, muitas vezes, é composto por mais de uma delimitação, ou seja, por mais de um recorte.

Caso você deixe algum, ou alguns, dos recortes temáticos de lado, há grandes chances de que sua redação tangencie o tema proposto pela banca.

A fim de que isso não aconteça com você no dia da prova, pegamos um exemplo da nossa plataforma para esclarecermos melhor o que você deverá dominar sobre os recortes temáticos.

Frase temática: As diversas formas de exclusão e seus impactos sobre a saúde do brasileiro

Assunto: saúde 

Recortes temáticos: 

  • diversas formas
  • exclusão 
  • impactos
  • brasileiros

De acordo com a separação que fizemos, você deve se atentar ao fato de que se você falar sobre saúde, mas não relacionar com a questão da exclusão, o seu texto pode até estar bem escrito, mas não será bem avaliado. 

O mesmo acontece quando você fala sobre saúde e as formas de exclusão, mas não aplica isso ao território brasileiro. 

Portanto, atenção para identificação do que está sendo cobrado para discussão. Ignorar os recortes temáticos é abrir mais portas para os erros!

Leia estrategicamente a frase temática

Agora que você já sabe como identificar os recortes temáticos, é hora de saber ler a frase tema de forma estratégica. 

Uma das nossas dicas para você dominar o que está sendo cobrado pela banca é trabalhar com sinônimos de todos os recortes temáticos a fim de que você compreenda, de fato, o que está sendo exigido. 

Isso porque, ao selecionar sinônimos de cada recorte, você estará trabalhando com os possíveis significados daquilo que foi proposto.

A partir disso, o domínio sobre as possíveis relações de sentido será garantido, o que fará com que sua redação esteja cada vez mais próxima do resultado esperado pela banca. Além disso, ao ter um acervo de sinônimos de cada recorte temático, você evitará repetições desnecessárias quando estiver escrevendo a sua redação.

Relacione os textos motivadores com a frase temática para saber como treinar redação para concurso

Outro ponto extremamente valioso, mas que muito(as) ignoram, é a leitura crítica dos textos motivadores.

Como falamos aqui anteriormente, todo esse material foi preparado por quem vai te avaliar, logo, tudo que está ali tem alguma função para a proposta de redação.

Ao deixar os textos motivadores de lado, você estará desprezando os caminhos de análise sobre o tema que a banca avaliadora já lançou.

Tendo isso em mente, tenha os textos da coletânea como um guia oferecido pelos(as) seus(as) avaliadores(as).

Como ler criticamente os textos da coletânea para treinar redação para concurso?

Como o nosso objetivo aqui é apresentar estratégias para execução de cada etapa do nosso passo a passo, vamos listar o que você deve fazer para ler criticamente os textos motivadores:

  1. Sublinhe o que é mais importante em cada texto motivador, deixando em destaque a ideia central;
  2. Escreva tópicos ou palavras-chave sobre o que você entendeu ao lado de cada texto motivador;
  3. Marque quais são as palavras ou frases dos textos que estão diretamente relacionadas à frase temática. Se possível, marque qual recorte temático específico está sendo trabalhado no texto em questão;
  4. Marque os textos motivadores que estão diretamente interligados. Caso seja possível, escreva palavras-chave que representem a ligação entre os texto. 

Tudo isso pode parecer demorado, mas tenha em mente que você fará isso ao longo de toda a sua jornada preparatória para que, no dia da prova, você esteja preparado(a) para realizar todo este processo mentalmente.

Tenha a certeza de que todo o esforço de agora para saber como treinar redação para concurso terá como resultado a sua nomeação no cargo dos seus sonhos!

2. Conheça as principais características da estrutura do texto

Como falamos aqui anteriormente, muitos(as) candidatos(as) estudam tudo para o concurso, menos redação. 

E quando isso acontece, um dos maiores problemas é ir fazer a prova sem saber quais são as principais características do texto que será cobrado na prova.

E aí de nada vai adiantar saber muita coisa sobre o tema, mas não dominar as técnicas de produção daquele tipo de texto.

Os principais tipos de redação cobrados em concurso público

a) Narração

Para este tipo de produção textual, você não precisará necessariamente ser fiel à realidade. O tema pode ser um tema de nosso cotidiano, mas você poderá trabalhá-lo de forma criativa, entrando no universo da ficção.

Para produção de uma narração, precisamos ter em mente os elementos da narrativa.

Enredo – é a sequência de eventos da história; sendo dividido em: apresentação, clímax e desfecho.

Personagens – são as pessoas, fictícias ou reais, que estão presentes na história; podem ser: principais (protagonista e antagonista) e secundários. 

Narrador – é quem conta a história, podendo fazer parte ou não da narrativa. O narrador personagem participa do enredo, portanto a história será narrada em primeira pessoa. O narrador observador não participa da história, sendo a narração feita em terceira pessoa.  

Tempo – é o período que determina o passar da história; há o tempo cronológico (horas, dias, semanas, meses e anos) e há o tempo psicológico (variação de período que vai de acordo com as vivências subjetivas das personagens).

Espaço – é o local em que o enredo acontece; pode ser físico (quarto, loja, praças, etc.) ou pode ser psicológico (não há espaço físico revelado, sendo uma narrativa guiada por fluxo de pensamentos e sentimentos). 

b) Dissertação 

Há dois tipos de texto que podem ser cobrados quando a banca exige uma dissertação: dissertativo-argumentativo ou dissertativo-expositivo

Dissertativo-argumentativo

É o tipo de texto em que você deverá apresentar e fundamentar um ponto de vista sobre o tema proposto pela banca avaliadora. A intenção do texto deverá ser persuadir o leitor. 

Dissertativo-expositivo

Este tipo de texto não tem o propósito de persuasão, diferente do tipo anterior. Aqui, você apenas apresentará fatos e dados sobre o tema com o intuito de informar bem o seu leitor. Para o bom desenvolvimento do texto expositivo, é indicado usar fontes confiáveis para os dados e fatos que serão utilizados.

As duas categorias terão como estrutura básica: introdução para contextualização temática, desenvolvimento das ideias apresentadas no parágrafo introdutório e conclusão para retomar o que foi desenvolvido.

Tendo em vista que há partes complexas a serem executadas, é extremamente importante que você faça um planejamento textual. 

Saiba mais sobre estratégias de projeto de texto neste artigo com 3 dicas sobre como começar uma redação argumentativa.

3. Saber como treinar redação para concurso é saber fazer do tempo o seu aliado

O terror na vida dos concurseiros é o tempo, já bem sabemos disso. Mas para que isso não seja um problema na hora da prova de redação, cronometre o tempo de cada produção feita.

Saber como treinar redação para concurso não é apenas dominar todas as técnicas, mas garantir que tudo será feito dentro do limite de tempo disponível.

Normalmente, o tempo indicado para produção de uma boa redação no dia da prova é de, no máximo, 1 hora e 10 minutos.

Porém, seguindo o nosso passo a passo semanalmente durante as suas produções, com certeza você fará um texto nota máxima em apenas 50 minutos no dia do exame, garantindo mais 20 minutos de prova.

Dito isso, caso você não tenha anotado tudo o que passamos anteriormente, volte, pegue um cadernos para as suas anotações e mãos à obra.

Ao colocar as nossas estratégias em prática, dedicando de 2 a 3 horas por semana para o treino de redação, não temos dúvida de que a sua nota de redação será sua maior aliada para aprovação!

4. Treine com provas anteriores

Agora que você já sabe todas as estratégias de como treinar redação para concurso, é hora de colocar tudo isso em prática. Como falamos anteriormente, é necessário dedicação semanal para se preparar com excelência para a prova de redação.

Mas como treinar? Uma das melhores formas de treinamento é fazer provas anteriores.  Ao fazer as provas que já foram aplicadas, você terá condições de conhecer melhor os estilo da banca responsável pelo seu concurso.

Consequentemente, você estará mais familiarizado(a) com os tipos de textos motivadores, com as formas e quantidades de recortes temáticos e quais os principais tipos de textos que são exigidos para produção.

E quando você já tiver feito todas as provas anteriores? E se você quiser treinar com os possíveis temas que podem cair na sua prova?

Nós também resolvemos este problema! Na plataforma do Projeto Redação você conta com temas atuais para praticar e uma grade de correção voltada para concursos públicos.

Além disso, você receberá o feedback completo sobre a sua redação para saber os seus pontos positivos e negativos, podendo desenvolver a sua escrita a cada produção. 

Gostou dessas dicas? Então comece a praticar redação para concurso agora mesmo! Confira os nossos planos e siga rumo à nota máxima. 

Quer melhorar a sua produção textual para concursos?

Utilize o cupom CONCURSEIRO e receba 15% de desconto nos planos do Projeto Redação!

Mariana Pacheco

Mariana Pacheco

Letrista da UFG. Educadora por aí. Mestra das redações. Fã das minhas cachorras e de texto bão!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000