Blog Projeto Redação

10 dicas sobre o que NÃO fazer em uma redação + [dica bônus]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Mesmo sabendo algumas informações essenciais sobre algum exame que você pretende prestar, existem algumas questões que vão permanecer, principalmente no momento de se preparar para a prova. 

Isso acontece em relação a vários conteúdos, mas costuma ter destaque quando pensamos sobre o que não fazer em uma redação, que pode ser uma das partes mais relevantes nos processos seletivos.

A partir disso, preparamos uma lista com 10 dicas sobre esse tema e, além disso, preparamos uma dica extra de redação. Bora conferir? 

1. Não fuja do tema proposto

A primeira dica sobre o que não fazer em uma redação está relacionada à interpretação de texto. Sempre que se participa de um processo seletivo, haverá comandos que você deve seguir rigorosamente. Na maioria das vezes esses comandos vêm em formato de enunciado e na parte de produção de textos não é diferente. 

Por isso, é importante que você preste muita atenção no tema proposto, pois a fuga ou má interpretação dele no seu texto pode ser revestida em penalizações na sua nota. Procure  ler e marcar todos os comandos que foram passados a você. 

2. Não utilize gírias

Mais um ponto importante sobre o que não fazer em uma redação, temos a questão do vocabulário informal. Como, na maioria das vezes, produzimos esses tipos de textos para processos seletivos, você tem que pensar essas demandas como formais. 

Dessa forma, utilizar gírias e expressões informais pode acabar descredibilizando seu texto ou fazendo você perder pontos, no caso, processos que tem como critério avaliativo a boa utilização da norma culta padrão do português.

3. Não escreva menos que 8 linhas

Como você já deve saber, todos os gêneros textuais possuem uma estrutura particular. Dessa forma, na maioria das vezes, você deve fazer uma introdução, desenvolvimento e conclusão.

Por isso, você precisará de uma quantidade de linhas que deixem você expressar bem tudo que é pedido pelo tipo textual. Além disso, seu processo seletivo pode cobrar uma quantidade de linhas mínimas. Portanto, escreva no mínimo 8 linhas para não ter seu texto desconsiderado. 

4. Não generalize

Mais uma questão sobre o que não fazer em uma redação é não generalizar. Isso acontece pois, no seu texto você precisa comprovar tudo que está dizendo. Então generalizar uma informação pode prejudicar a credibilidade dos seus argumentos. 

Para evitar isso, sempre coloque dados, citações e exemplos conhecidos que fundamentam suas informações. Assim, você pode focar em melhorar seu repertório sociocultural

5. Não faça abreviações

Além das gírias citadas anteriormente, a questão do vocabulário também necessita de bastante atenção. No contexto atual, de fácil acesso à internet, há um costume de fazer as coisas cada vez mais práticas e rápidas. Por isso, é cada vez mais comum a utilização de abreviações. 

No entanto, nunca utilize as formas abreviadas como “vc”, “pq”, “ctz” e outras, pois isso pode tirar pontos do seu texto. 

6. Não utilize ditados populares

Além das questões gramaticais e ortográficas da língua é importante saber que ditados populares, frases clichês e figuras de linguagem não são indicadas para sua redação. 

Lembrando que a utilização de comprovações científicas são necessárias dentro dos seus textos, pois, apesar do conhecimento popular ser importante, nem sempre há conhecimentos científicos que pautam essas falas. 

7. Não utilize primeira pessoa do singular

Outra dica  sobre o que não fazer em uma redação, é ter em mente o tipo textual que será cobrado no seu processo seletivo. Isso é necessário pois, na grande maioria dos casos, os textos propostos são do formato dissertativo, narrativo ou descritivo.

Dessa forma, na maioria das vezes, você não deve colocar a primeira pessoa do singular, pois esses gêneros não permitem. 

8. Não copie os textos motivadores

Na maioria das seleções há textos motivadores que ajudam os participantes a entender melhor o que está sendo cobrado deles. Isso é ótimo, mas apesar da sua consulta, não é bom fazer cópias de algumas partes deles. 

Para não cair nessa armadilha, busque sempre estudar sobre diversos eixos temáticos e saber conteúdos sobre diversos temas. 

9. Não mostre parcialidade

Apesar de temas argumentativos necessitarem da opinião do leitor, mostrar parcialidade também é uma coisa sobre o que não fazer no Enem. Sendo assim, o autor deve criar o texto baseado em conhecimentos e dados comprovados, não só no seu ponto de vista pessoal. 

10. Não deixe a redação por último

Mais uma questão importante sobre o que não fazer em uma redação é cronometrar o tempo de criação do texto. Em um processo seletivo, uma das partes mais importantes é começar conhecendo o tema da redação e, também, criando um esquema ou projeto de texto. 

Então, faça sua redação no início ou meio da prova, mas não deixe ela por último. 

Extra: Utilize plataformas digitais

Por fim, temos uma dica para ajudar você a  se preparar para uma redação. Utilize plataformas de correção, pois elas vão ajudar você a fazer uma análise do seu desempenho, para você entender melhor seus erros e acertos. 

A partir delas, você pode enviar seus textos e receber feedbacks completos e progredir muito até o processo seletivo que irá participar. 

Gostou de saber o que não fazer em uma redação? Então que tal começar a praticar e melhorar seus textos? Conheça os planos do Projeto Redação e consiga a nota máxima no Enem e concursos públicos. 

QUER GARANTIR A NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM?

Utilize o cupom REDENEM e receba 15% DE DESCONTO nos planos do Projeto Redação!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000