Blog Projeto Redação

Como iniciar o seu texto na prova do Enem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Como iniciar o seu texto na prova do Enem

Muitos estudantes relatam que a principal dificuldade na hora da prova de Redação do Enem é iniciar o texto.

Você já sabe que alguns passos são fundamentais antes de iniciar o processo de escrita, como a leitura atenta da proposta de redação e dos textos motivadores, além de destacar as palavras-chave do tema.

o que fazer para iniciar o texto na hora da prova do Enem?

Primeiramente, lembre-se da função do primeiro parágrafo de um texto dissertativo-argumentativo.

O primeiro parágrafo deve apresentar o assunto e estabelecer a tese. Então, comece por essa apresentação. Para isso, existem algumas estratégias que podem ser utilizadas. Vamos destacar, hoje, três.

Primeira estratégia: a alusão histórica

Para construir essa retomada histórica, o candidato menciona determinado momento histórico e relaciona-o ao tema, apresentando ou justificando um fato, estabelecendo um paralelo entre o que ocorria no passado e o que ocorre no presente.

Durante o século XIX, a vinda da Família Real ao Brasil trouxe consigo a modernização do país, com a construção das escolas e universidades. Também, na época, foi inaugurada a primeira escola voltada para a inclusão social de surdos. Não se vê, entretanto, na sociedade atual, tal valorização educacional relacionada à comunidade surda, posto que os embates que impedem sua evolução tornam-se cada vez mais evidentes. Desse modo, os entraves para a educação de deficientes auditivos denotam um país desestruturado e uma sociedade desinformada sobre sua composição bilíngue.

Candidata: Beatriz Albino Servilha (RJ)

Segunda estratégia: declaração inicial

Na declaração inicial que, como o próprio nome já diz, o autor do texto faz uma declaração, seja ela positiva ou negativa.

A formação educacional de surdos encontra, no Brasil, uma série de empecilhos. Essa tese pode ser comprovada por meio de dados divulgados pelo Inep, os quais apontam que o número de surdos matriculados em instituições de educação básica tem diminuído ao longo dos últimos anos. Nesse sentido, algo deve ser feito para alterar essa situação, uma vez que milhares de surdos de todo o país têm o seu direito à educação vilipendiado, confrontando, portanto, a Constituição Cidadã de 1988, que assegura a educação como um direito social de todo o cidadão brasileiro.

Candidata: Yasmin Lima Rocha (PI)

Terceira estratégia: menção a uma obra ou autor

Nesta estratégia, o candidato menciona uma obra ou um autor para conntextualizar/apresentar o assunto.

Na obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, o realista Machado de Assis expõe, por meio da repulsa do personagem principal em relação à deficiência física (ela era ‘coxa’), a maneira como a sociedade brasileira trata os deficientes. Atualmente, mesmo após avanços nos direitos desses cidadãos, a situação de exclusão e preconceito permanece e se reflete na precária condição da educação ofertada aos surdos no País, a qual é responsável pela dificuldade de inserção social desse grupo, especialmente no ramo laboral.

Candidata: Isabella Barros Castelo Branco (PI)

Existem, é claro, outras estratégias que podem ser utilizadas, mas é importante que você pratique e se familiarize com essas maneiras de se iniciar um texto, pois, dessa forma, você conseguirá perder o medo e não terá dificuldades no dia da prova.

OBS.: Todos esses exemplos de introdução foram retirados de textos que atingiram a nota mil no Enem de 2017.

Julio Sousa

Julio Sousa

Macapaense, empreendedor e programador. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Projeto Medicina e co-fundador do Projeto Redação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000