Título da redação:

Educação sucateada,presídios lotados.

Proposta: Soluções para a precariedade do sistema carcerário brasileiro

Redação enviada em 29/03/2017

“Eduquem as crianças e não precisarás punir os homens”. Esta frase de Pitágoras traduz a ideia de priorizar a educação a fim de formar indivíduos éticos e conscientes. O aumento da violência e a conseqüente superlotação dos presídios, infelizmente, divergem desse pensamento, alertando a sociedade sobre a resolução dessa temática. A priori, tem-se a precária infra-instrutora urbana, decorrente de uma urbanização tardia e acelerada como causas da criminalidade. Isso porque o processo de favelização e a conseqüente marginalização acentuam as discrepâncias sociais e excluem os indivíduos. Ademais, a falta de investimentos e incentivos educacionais, muitas vezes, somadas às dificuldades de ascensão social, geram o interesse e o ingresso do jovem na criminalidade. A posteriori,tem-se o aumento da violência e o sucateamento do sistema carcerário brasileiro.Esse fato lamentável reflete falhas legislativas,judiciais e,sobretudo,educacionais.As leis são brandas e muitas vezes incapazes de recuperar infratores.A justiça é falha e morosa,tornando os processos criminais demorados e prejudicando a aplicabilidade da lei.Além disso,a punição como forma de castigo e a negligencia na conscientização e projetos sociais,contribuem para o aumento da violência e reincidência criminal,lotando as celas nos presídios. Tais fatos podem ser analisados à luz de Thomas Hobbes, em seu livro “Leviatã”. Nele,o autor elucidou sobre o caráter humano e concluiu que o homem é naturalmente ruim e em determinadas situações caóticas libera esse instinto.Essa ideia pode explicar a relação entre a crise penitenciária e a acentuada criminalidade no Brasil.Sendo assim,ocorre atualmente um “Contrato Social” entre a sociedade e o Estado que visa eliminar a delinquência para garantir a segurança,independente do tipo de correção e seus impactos negativos. Nessa diretriz, pode-se compreender tais fatos a partir do “Princípio da Responsabilidade” de Hans Jonas.Segundo tal conceito,o indivíduo deve exercer a responsabilidade ética sobre seus atos.Nessa perspectiva,torna-se papel individual a prática de condutas éticas e honestas.Ademais,é papel da Escola orientar e conscientizar crianças e adolescentes sobre os perigos das drogas,a fim de afastá-las do crime.Por sua vez,analogamente,ao Estado caberá maiores investimentos em educação e reformulação de leis que visem a aplicabilidade de penas justas,almejando a recuperação social e o declínio de reincidentes nas prisões.Através dessas medidas,o país deixará de se preocupar tanto com a construção de mais presídios e punições,conforme a frase pitagórica.