Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: Preservação do Patrimônio histórico cultural brasileiro

Redação enviada em 17/03/2019

Segundo o dicionário Aurélio, preservar significa "resguardar, proteger do mal, defender de algum perigo." Em contraste a isso, o significado de preservação está sob uma ótica distante da preservação do patrimônio cultural brasileiro, os fatores são diversos, mas devido à falta de assistência do poder público é que se tem a deterioração desse meio. Deve-se pontuar, de início, o quão prejudicial é para uma nação a precariedade do patrimônio histórico, uma vez que servem como base para entender o presente por meio da história do tempo anterior. Por esse motivo, museus, teatros e tantas outras formas que elucidam a cultura têm o papel de conectar o passado com presente, de modo que as pessoas possam entender o espaço onde estão inseridas e, consequentemente saibam das suas raízes culturais. Desse modo, por falta de incentivo tanto das instituições de ensino como também dos pilares governamentais, o patrimônio histórico não recebe a atenção merecida, pois a população desconhece sua importância por falta de informação fator esse que gera um esvaziamento nos espaços culturais. Por conseguinte, embora o modernismo tenha tentado valorizar a identidade e cultural nacional rompendo com a arte europeia e com a Semana de Arte de 1922, o que se obtém hoje é forte decaimento da preservação patrimonial. Por causa da falta de baixos investimentos de verbas por parte dos governantes, vários museus estão em declínio, como, por exemplo, o Museu de Luiz Gonzaga que foi fechado por ausência de verbas, como também o museu Nacional da História que sofreu um incêndio em Rio de Janeiro ocasionando uma perda de 90% em bens materiais. Logo, as perdas são tanto físicas como culturais, se bem que na medida em que os patrimônios são extintos, a perda histórica também acontece. Dessa maneira, além de a sociedade ficar sem o conhecimento, a história país vai sendo apagada. Sendo assim, pode-se dizer, portanto, que para a palavra preservar não tenha significado apenas no papel, cabe ao Ministério da Cultura, em parcerias com escolas de rede pública e privada inserir matéria de arte e cultura brasileira nas salas de aulas como matéria obrigatória, ainda assim, disponibilizar materiais didáticos que possam ser servir para um maior aprendizado como livros de história e sociologia, com objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes com a preservação do patrimônio cultural. Ademais, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, deve divulgar em outdoor e redes sociais campanhas socioeducativas mostrando à necessidade de saber e conhecer os patrimônios históricos, pois só dessarte o Brasil terá sua identidade preservada.