Título da redação:

O passado precisa estar presente.

Tema de redação: Preservação do Patrimônio histórico cultural brasileiro

Redação enviada em 18/06/2019

“O passado precisa estar presente”, é de extrema importância o passado para o presente, seja esse passado bom ou ruim, é sempre bom relembra-lo, entendendo tais fatos foi criado em 1937 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que busca exatamente a preservação do passado, sendo esse material ou imaterial. Mas foi-se percebendo um verdadeiro descaso com esses patrimônios, por parte do governo e também por parte da população. O Brasil é um país que possui um riqueza inimaginável, uma riqueza territorial e cultural, foi palco de diversos movimentos históricos, com altos e baixos. Em termos culturais o brasil tem uma vasta abrangência cultural, indo de sua própria pintura até a forma de se comunicar. Mesmo sofrendo interferências europeias, na era da colonização, a cultura brasileira resistiu e vem resistindo até a atualidade. Mesmo possuindo um acervo cultural vasto os brasileiros, por sua vez, optam, na maioria dos casos, em valorizar mais o estrangeiro do que o de território nacional fazendo com que o governo não de a importância devida e esses patrimônios. Um exemplo recente de desinteresse governamental e populacional, foi o incêndio no Museu Nacional, do Rio de Janeiro, que segundo algumas hipóteses foi causado por um curto-circuito, segundo o site de notícias G1 foi registrado, em 2017, que o Museu do Louvre, na França, foi mais visitado por brasileiros do que o Museu Nacional, tais fatos acabam tirando a devida atenção do governo dos patrimônios históricos. Portanto, levando em consideração os fatos expostos, que dizem a respeito da preservação do patrimônio histórico e o desinteresse do governo e da população, é mister do IPHAN exigir do governo a priorização de recursos para a preservação de tais acervos, para que não volte acontecer danos irreparáveis como o do Museu nacional, juntamente com o Ministério da Cultura. o Ministério da Cultura aliado com o Ministério da Comunicação devem, por sua vez, produzir campanhas que incentivem a população a visitar tais acervos, com a finalidade de atrair mais o público gerando assim lucros contribuindo a sua preservação.