Título da redação:

Informar para vender

Proposta: Os transgênicos no Brasil e a problematização do acesso à informação

Redação enviada em 14/10/2015

Como dizia Steve Jobs, informação é poder. É nela em que nos baseamos para tomar nossas decisões, seja na hora de aceitar um emprego ou na hora das compras. Nesse caso é de fundamental importância que os fabricantes forneçam informações sobre o produto para que assim o consumidor possa avaliar e se for o caso leva-lo para casa. A falta de informação nos rótulos de alimentos transgênicos causa dúvida no consumidor, a respeito da composição, processamento e a forma de como é feito. Em muitos casos essa falta de informação leva o consumidor a não ficar com o produto em questão. Sobre constar na embalagem se o alimento é ou não transgênico é importante para que o consumidor saiba de fato o que esta consumindo, e é o que determina o Código de Defesa do Consumidor, além do que, se os produtos não acarretam danos à saúde dos consumidores não tem o que esconder. Sendo assim, se faz necessário que os interessados e os órgãos competentes cobrem o cumprimento do código de defesa do consumidor, fazendo com que conste na embalagem o selo de alimento transgênico e a sua composição. É importante também que as empresas responsáveis por esses alimentos criem campanhas informativas sobre essa nova técnica de produção, até porque informação é poder, quanto mais informado sobre determinado assunto melhor será a decisão de escolha, e se esses produtos forem os melhores terão grande aceitação. Isso serve também para incentivar os produtores a sempre estarem melhorando suas técnicas.