Título da redação:

Informação é liberdade de escolha

Tema de redação: Os transgênicos no Brasil e a problematização do acesso à informação

Redação enviada em 19/10/2015

Como produtos transgênicos têm efeitos ainda controversos à saúde e à natureza, sua comercialização deve ser feita de forma clara ao consumidor. As informações sobre o produto não devem restringir-se, contudo, ao "T" ("Transgênico") impresso em diversas embalagens hoje no mercado. Como essa é uma área de descobertas e pesquisas, o indivíduo deve ter acesso às novidades sobre os transgênicos e suas possíveis consequências sobre a saúde e a natureza, para realmente "saber sobre" o produto consumido. Primeiramente, é de suma importância a obrigatoriedade do selo "T", mesmo em produtos apenas com adição de transgênicos, para a manutenção do direito básico do cidadão da liberdade de consumo consciente. Isso pois, ao comprar algo, o indivíduo está realizando um ato político, com consequência para si e sua sociedade, assim, é natural que esse processo exija conhecimento dos fatores nele envolvidos. Para aprofundar o conhecimento, é preciso haver informações factuais e claras sobre as características dos produtos, os motivos causais e possíveis consequências dessas. Assim, a única forma de evitar possíveis julgamentos preconceituosos e extremos (como a negação de todos os transgênicos), é tornar acessível informações sobre os benefícios atuais dos transgênicos (como aumento da produtividade de alimentos e de zonas agricultáveis) e suas consequências controversas à saúde e à natureza. Dessa forma, em posse de dados científicos atualizados, disponibilizados de modo acessível, o consumidor crítico teria sua liberdade respeitada e as empresas não sofreriam tanto com a queda do consumo devido a possíveis preconceitos generalizados. Assim, após o governo tornar obrigatório o "selo T" em todos os produtos transgênicos (por expansão da lei do selo hoje não obrigatória e pressão popular em manifestações e passeatas), um site sobre novidades científicas sobre o tema e chamadas na rede aberta de televisão poderiam ser implementados. Esses, por iniciativa público-privada associada aos centros de pesquisa a área, ampliariam o conhecimento e a liberdade de escolha dos consumidores.