Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: Os relacionamentos abusivos em questão no Brasil e seus fatores impulsionadores

Redação enviada em 17/03/2019

O livro Você, escrito por Caroline Kepnes, narra a trajetória de um relacionamento extremamente abusivo, além de focar na temática da perseguição. A protagonista se apaixona por um homem invasivo e manipulador que tenta controlar sua vida, como consequência a moça é assassinada brutalmente no final da história. Na obra literária a situação foi romantizada, mesmo tendo como base os princípios autoritários e perigosos dessa maneira de relação, além do trágico encerramento, que se assemelha aos que acontecem na vida real. Humilhações, agressões tanto físicas quanto verbais e aprisionamento são do que essa forma de relacionamento é regada. A vítima ˗ que geralmente é uma mulher. ˗ sofre com os maus-tratos do seu parceiro constantemente, e nem sempre estes são explícitos; o controle das vestimentas ou uma ‘checada básica’ no celular já são fatores alarmantes. Existem diversas fases do relacionamento abusivo, por assim dizer, tendo início junto ou um pouco depois com o laço amoroso, o mártir perde gradativamente sua privacidade e direito de escolha, com o tempo pode-se surgir ameaças e a prática da violência, seu derradeiro e trágico estágio é o feminicídio. Uma mulher é morta pelo marido a cada quinze minutos e violentada a cinco graças aos pilares constituídos na sociedade de que o sexo feminino é biológica e intelectualmente inferior, além da mídia, que desde seus primórdios romantiza os abusadores e normalizam esse tipo de relacionamento e possessividade. Em virtude dos argumentos mencionados, os dogmas sociais em relação a mulher e ao relacionamento deveriam ser revistos e desconstruídos tanto no próprio meio familiar quanto escolar. Vale ressaltar também a ideia de educar as crianças com o pensamento de que podem alcançar a felicidade sozinhos e que o relacionamento não é um fator crucial para isso. Além de não promover a violência, submissão e invasão do espaço alheio, para que casos como o de Beck e Joe fiquem apenas na ficção.