Título da redação:

Abuso sem consciência

Proposta: Os relacionamentos abusivos em questão no Brasil e seus fatores impulsionadores

Redação enviada em 26/09/2018

O relacionamento abusivo é complicado porque é silencioso e persuasivo. A vítima muitas das vezes não percebe sua situação achando que o abuso ocorro apenas em casos de agressões físicas, porém estes relacionamentos se caracteriza pelas agressões psicológicas. A vítima, principalmente, são mulheres em casais heteroafetivo. No entanto tudo começa com como a mulher é empregada dentro da sociedade diante da cultura machista. A mulher vem conseguindo seu espaço - mesmo com dificuldades - dentro da sociedade. Na Grécia antiga, a mulher, diante de Aristóteles era desprovida da inteligência assim caracterizando-as como ser humano irracional, por isso não tinham direitos, não podiam participar dos debates na ágora, não considerando-as cidadãs. Diferente aos homens. A mulher é vista como posse e algo que pode ser manipulável, oque ocorre com muitas mulheres que se envolvem em tais relacionamentos e sentem-se com medo e confusas. A psicóloga Lenore Walker criou o "ciclo do abuso" onde ela explica como e o que ocorre dentro de um relacionamento abusivo em três fases: a fase de tensão, a fase de agressão e a fase de reconciliação. Ela explica que o companheiro tenta manipular a vítima de várias formas, chamada manipulação afetiva, forma de manipulação silenciosa traçada por comportamentos cotidianos das emoções e sentimentos sem que haja razões. A cada dia novos dados são publicados, alimentando a polêmica sobre agressões e violência contra mulheres. Mesmo com leis como a "Lei Orgânica de Medidas de Proteção Integral Contra a Violência de Gênero" e "Lei Maria da Penha" deem um pouco mais de direitos as mulheres ainda não é o suficiente. Espera-se ideias e providencias significativas de órgãos vigentes e não só leis judiciais e sim também a conscientização da sociedade perante tal assunto e como respeitar e proteger alguém independente do sexo, cor, etnia ou classe.