Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Os impedimentos da Inclusão digital na contemporaneidade brasileira

Redação enviada em 07/12/2017

A internet foi criada na segunda metade do século XX, nos Estados Unidos e, desde então, ela foi difundida por quase todo o planeta. O problema é que atualmente, no século XXI, O Brasil ainda é carente de acesso à internet em determinadas regiões e as escolas não possuem o aparato tecnológico para evitar isso. A população brasileira ainda não possui total acesso à internet, assim como pode ser visto nos dados divulgados pelo IBGE, que diz que em regiões como o nordeste, somente 37,2% da população possui acesso e, geralmente, são pessoas de classe média. Logo, fica evidente que muitas pessoas não possuem acesso à essa ferramenta, e isso as excluem do contato com o restante do mundo e priva essas pessoas de terem em mãos diversos tipos de conhecimentos que são de total importância para o cidadão, como conhecimentos políticos, noção da desigualdade, conhecimento sobre manifestações sociais, etc. Ademais, outro problema encontrado no Brasil é a baixa quantidade de equipamentos digitais nas escolas. Assim, essa situação pode ser constatada por meio dos dados levantados pela ONG Todos pela Educação, que mostrou que 48,1% das escolas públicas de ensino básico não possuem computador para uso individual dos alunos. Essa situação tem grande impacto social, já que os jovens estão perdendo a oportunidade de conectarem-se com outras pessoas e acabam sendo limitados somente ao conhecimento oferecido nas escolas. Em suma, a falta de acesso à internet no país mais o precário aparato tecnológico nas escolas ainda está presente no Brasil. Sendo assim, é necessário que o Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, juntamente com o Governo Federal, promovam incentivos fiscais que possam atrair empresas de internet para os locais onde ela é de difícil acesso . Dessa maneira, o país terá maior acesso à internet em diversos estados. Além disso, é fundamental que o Ministério da Educação e a Secretaria de Educação insistam na necessidade de digitalizar o ensino nas escolas para que maiores verbas sejam voltadas para a compra de equipamentos digitais nos sistemas de ensino público. Dessa forma, as escolas contarão com equipamentos que permitam incluir os alunos no mundo digital.