Título da redação:

Octógino escolar

Proposta: Os fatores motivadores da violência escolar

Redação enviada em 03/05/2016

A palavra violência é oriunda do morfema vis, o qual tem origem latina, e significa força . Era muito utilizada para expressar a amplitude de um evento, tal como a força da natureza. Porém, cada vez mais, este radical está ligado ao ambiente escolar. Pode-se dizer que ela está institucionalizada nas salas de aulas, visto que é considerada como algo natural e inevitável. Cabe, então, entender as causas para esses acontecimentos. Primeiramente, os colégios são uma das primeiras formas de socialização das crianças. Por isso, faltam a elas sapiência das normas sociais. Uma prova disso, é a dificuldade delas de aceitarem o que é diferente do que vivem. Os apelidos e as zoações surgem deste obstáculo, os quais são formas de agressão psicológica. Tal situação gera outro tipo de violência: a simbólica. Segundo Pierre Bourdieu, esta ocorre quando um grupo tenta impor a cultura própria em detrimento de outras. Desse modo, criando um vicioso dentro das escolas. Além disso, a irascibilidade vivida fora das instituições de estudos está intrinsecamente ligada com aquela que está dentro delas. As crianças são capazes de interiorizar informações. Em alguns ambientes, os pequenos ficam expostos às cenas de agressividade, por exemplo, as palmadas dadas aos filhos. Desse modo, eles associam que o conseguem algo com o uso da força. Eles não sabem que isso se chama sociabilidade violenta; sabem aplicar. Ademais, a espetaculização e a banalização da violência é um dos fatores para o crescimento das agressões nos meios acadêmicos. Bombardeado por notícias ruins, o jovem fica menos sensível. Dessa maneira, não entende a dimensão da violência que pratica na escola. Fica claro, que as motivações para a irascibilidade nas escolas é uma questão muito complexa. Para reverter essa situação, é preciso que os pais e escolas conscientizem as crianças, fazendo-a entender que isso não é certo. Além disso, a mídia e Estado tem de fazer um projeto que regulamentaria a quantidade de informações violentas de acordo com horário. Então, nos horários que têm mais criança assistindo televisão as notícias seriam mais brandas. Enquanto tais medidas não forem feitas , as escolas continuarão violentas.