Título da redação:

Formando cidadãos

Proposta: Os fatores motivadores da violência escolar

Redação enviada em 24/04/2016

É bastante comum em noticiários a violência nas escolas públicas brasileiras, infelizmente essas notícias não são aumentadas nem manipuladas pela mídia, mas sim, a realidade enfrentada por milhares de professores em seus ambientes de trabalho. Nessa perspectiva, é essencial analisar quais os fatores que motivam a violência nas escolas brasileiras. A incidência de violência nas escolas públicas é maior do que nas escolas privadas. A violência é um problema social que está presente em ações dentro das escolas, e atinge todos os envolvidos no processo educacional. Apesar da violência física estampar um maior número de casos, a violência moral é a que mais assusta alunos e professores. Segundo dados da Revista Professor, mais de 30% dos professores afirmaram que já ouviram ofensas e brincadeiras de mal gosto em sala de aula, proferidas por seus alunos. Um dos fatores que motivam a violência nas escolas está relacionado ao aumento da criminalidade na sociedade atual. A violência no país tem aumentado exponencialmente, principalmente em comunidades humildes ou sem grandes recursos financeiros, onde geralmente está o público alvo das escolas públicas brasileiras. Muitos alunos que praticam atos violentos, o fazem para mostrar que são mais fortes e que são autoridades dentro do espaço escolar. Segundo dados do setor de psicopedagogia da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, há uma inversão de valores entre os jovens agressores enorme, pois eles se sentem heróis ao cometer qualquer tipo de agressão que seja, tanto verbal quanto corporal. Fica claro portanto, que há vários motivos que influenciam o aumento da violência nas escolas. Esse quadro será revertido quando escolas, pais e comunidade, trabalharem em conjunto na construção da educação social do jovem. Aliado a isso, é de suma importância que a escola trabalhe com os alunos a questão de respeito ao próximo, as diferenças para que elucidem nele a máxima de que a escola é órgão responsável pela sua formação como cidadão. Pois como citou o educador Paulo Freire: “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.