Título da redação:

Equilíbrio de poder

Proposta: Os fatores motivadores da violência escolar

Redação enviada em 08/05/2016

Assustando cada vez mais a população geral e influenciando negativamente aos profissionais que poderiam escolher a área de educação, os números relacionados a violência escolar aumentam gradativamente ao passar dos anos. No sistema escolar antigo, observa-se que o respeito, o comprometimento, o nível de aprendizado e a colaboração dos pais para os educadores era o diferencial em relação a uma comparação entre as metodologias de ensino. Alguns profissionais podem argumentar que a política sistemática e sem limites da disciplina antiga que permitia punições físicas a alunos indisciplinados era cruel. Entretanto vendo a liberdade que hoje os alunos possuem em relação as suas ações vemos como o modo antigo era benéfica a longo prazo vendo que os alunos realmente aprendiam o conteúdo apesar do medo que poderiam sentir. Hoje, o poder da hierarquia escolar se encontra totalmente concentrada nos alunos que o utilizam para safar –se de medidas corretivas que ainda existem na didática. E mesmo com essas, verifica –se uma falta de medo em relação a sua aplicação tendo em vista a indiferença que faz em sua vida por se situar apenas em um pedaço de papel. As instituições escolares como o conselho tutelar e outras também ajudam a esta violência existente devido a falta de comprometimento em apresentar aos alunos as opções executadas no caso de agressividade contra professores, colegas e outros membros da escola, vandalismo na escola, bullying contra colegas entre outras ações criminosas. A política voltada para os direitos e deveres escolares é hoje voltada apenas para os direitos do aluno ensinando a este que ele esta protegido de todas as correções até que alcance a maioridade e vire um adulto passível de tudo. Até lá suas ações para com os outros não sofreram muitas da vezes nenhuma correção e caso algo seja feito será de rápida execução com uma mínima aprendizagem deste. Psicanalisado a situação apresentada nos textos bases para a formação de opinião bem como embasada no conhecimento de como se encontra o ensino colocamos que a política voltada para a escola deveria passar por uma minuciosa verificação onde novas punições deveriam vir a integrar colocando sendo aplicadas aos indisciplinados de modo possam sentir as conseqüências. Também o poder escolar deveria voltar à mão dos diretores para que possam tomar atitudes em relação aos casos sem que sejam punidos por uso/abuso indevido do poder, criando parâmetros para que pais protetores não possam entrar na justiça com um processo contra a punição aplicada. Os professores também deveriam ter a liberdade para colocar o aluno em seu lugar mostrando na sala que é ele quem manda e não o aluno. Essas ações restituirão o equilíbrio das relações na escola voltando portanto a ser um lugar para aprendizagem.